O livro sobre a passagem de Sartre pelo Brasil

Por joca

Comentário ao post “A visita de Jean-Paul Sartre a Araraquara

Tem em livro, e disponível na net.

Neste link

http://books.google.com.br/books/about/Sartre_no_Brasil.html?id=ecFuiQ1O…

Sartre no Brasil: a conferência de Araraquara

Capa

Jean-Paul Sartre UNESP, 2005 – 116 páginas

1 Resenha

A passagem de Jean-Paul Sartre por Araraquara, em 1960, foi uma espécie de aferição simbólica do seu perfil intelectual. Quero dizer que ela permitiu verificar a sua posição filosófica de pensador que reexaminava o marxismo à luz do que se chamou o existencialismo, quando fez na Faculdade de Filosofia a conferência onde expôs o miolo da Question de Méthode. E permitiu também verificar a sua decisão de pôr o pensamento em contato com a prática, de agir politicamente, quando falou no Teatro Municipal e debateu com o público, tendo como pano de fundo, nas galerias, as faixas trazidas pelos posseiros rebeldes de Santa Fé do Sul. O momento era de grande esperança radical, com o populismo incoordenado e generoso do Governo João Goulart. Era de entusiasmo pela Revolução Cubana, que Sartre ainda apoiava totalmente e sobre a qual escrevera um ensaio que naqueles dias apareceu em português. Tudo isso faz dos encontros de Araraquara um episódio precioso de participação do intelectual na vida da sociedade e de confiança na força do saber consciente do seu papel.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vale tudo para vender

    Vale tudo para vender qualquer coisa

    Quando eu era estudante na USP nos anos 60 essa viagem que Sartre fez a uma faculdade da atual UNESP em Araraquara era contada nas conversas de botequim como uma curiosidade sem maior importância. Algum gaiato tinha conseguido essa agenda e a viagem foi feita. Um participante do grupo que foi junto disse que o Filosofo se aborreceu bastante e não prestou a minima atenção nem ao menos na paisagem da estrada.

    Agora alguem esperto ( ou seria expert) escreve um “profundo” livro sobre as implicações de visita tão badalada aos rinções de nosso pobre e insipido interior paulista

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador