Urariano Mota
Escritor, jornalista. Autor de "A mais longa duração da juventude", "O filho renegado de Deus" e "Soledad no Recife". Também publicou o "Dicionário Amoroso do Recife".
[email protected]

O romance da ditadura brasileira, por Urariano Mota

Celso Marconi Lins, o maior e melhor crítico de cinema do Recife, ídolo da geração que viveu no Recife sob a ditadura, escreve sobre “A mais longa duração da juventude”

O romance da ditadura brasileira

por Urariano Mota

Celso Marconi Lins, o maior e melhor crítico de cinema do Recife, ídolo da geração que viveu no Recife sob a ditadura, escreve sobre “A mais longa duração da juventude”. Celso Marconi vai para a altura de seus 89 anos. Ele é uma prova viva da longa duração da juventude narrada no romance. Intelectual lúcido, inquieto, leitor voraz, em permanente luta e interrogação do mundo. Quem duvidar, olhe o que escreve o mais jovem crítico de cinema do Recife.

Os brasileiros te saúdam, Celso Marconi. Viva a tua vida livre!

A MAIS LONGA DURAÇÃO DA JUVENTUDE

Celso Marconi Lins

Terminei minha tarefa de carnaval agora às 23 horas da segunda-feira e estou encantado. Li todo, li as 318 páginas do livro de Urariano Mota, “A mais longa duração da juventude”. A primeira coisa que quero dizer é que Abdias Moura tem que ampliar o seu livro sobre livros que falam do Recife e deverá fazer um novo capítulo inclusive porque – quero dizer – eu que já não gostava mais do Recife voltei a admirá-lo intensamente.

Eu fiquei sabendo com profundidade que durante os anos da ditadura havia organizações bem junto d’agente lutando contra a ditadura. Eu então pensava numa esquerda muito menos ativa e mais burocrática. E mesmo quando aconteceu a traição de Cabo Anselmo e a morte de Soledad Barrett e outros companheiros, mesmo assim senti como se fosse algo no interior.

Urariano não nos contou simplesmente uma estória, mas montou um grande painel – e jogou com duas épocas indo dos anos 1970 até 2016 – que mostrou toda a força de um Recife revolucionário. Embora tudo aconteça de maneira bem alegre. Inclusive naquela época a gente que fazia parte do Tropicalismo tínhamos a ideia de que éramos considerados alienados e com a discussão que está no livro vemos como um dos participantes – Vargas – comenta de forma corretíssima a música e poesia de Caetano.

Esse painel que temos – concordo totalmente – daria um grande filme num estilo como o do italiano Luchino Visconti e no Recife tem vários cineastas que poderiam fazê-lo, mas eu sugeria a Camilo Cavalcante e sugiro a ele que procure Urariano e busque adquirir os direitos autorais, antes de outros.

Embora não conte uma estória, conta várias estórias e várias sequências fortíssimas como a de Vargas desesperado quando sabe da traição de Daniel e a de Joana indo a pé do bar Pérola até um espaço na Imbiribeira com o base e lá se juntarem amasiarem. Pra mim foi uma leitura de certa forma muito íntima, pois minha vida profissional é praticamente toda nesse espaço central e lugares do Recife. Certamente eu convivi com essas pessoas mesmo anonimamente e até tive uma vez na casa do Daniel \ Cabo Anselmo. Eu trabalhava na Guararapes no INPS de manhã e de tarde no Jornal do Commércio e ia muito no bairro do Recife marcar filmes para o Teatro do Parque e ia a bares como a Portuguesa, embora raramente ficava em bar até de manhã.

“A mais longa duração da juventude” além de tudo não é só um romance político, mas um romance muito bem realizado tecnicamente e uma leitura fundamental mesmo para quem gosta de literatura com profundidade.

Olinda 4. 3. 2019

Urariano Mota

Escritor, jornalista. Autor de "A mais longa duração da juventude", "O filho renegado de Deus" e "Soledad no Recife". Também publicou o "Dicionário Amoroso do Recife".

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Espero ler o livro e, como aponta Celso Marconi Lins, essa historia daria um grande filme. Além de Visconti e O Leopardo, pensando também na saga de Bertolucci, “1900”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador