Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Raduan Nassar e eu ninguém, por Rui Daher

Raduan Nassar e eu ninguém

por Rui Daher

Amigos que gostam de ler e alguns que escrevem sempre colocaram a mão no queixo, em gesto de dúvida, quando eu anunciava “Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar, como o melhor livro, em língua portuguesa, que eu havia lido.

Toda a razão. Trazem com eles um Brasil de grandes escritores. Difícil. Quem vem a este GGN, sabe. Machado, Lima Barreto, J.J Veiga, João do Rio, Rosa, Clarice; na poesia Drummond, Bandeira, Manoel de Barros, Thiago, Coralina. Tantos outros, vocês sabem, tantos outros.

Dos posteriores, sei pouco e ando lendo pouco. O projeto de me aposentar para apenas poder ler e escrever naufragou. O patrimônio formado com o trabalho assalariado foi pelo ralo em avais e fianças dados a bancos e multinacionais químicas para empresa da qual não tinha única ação, apenas o dever ético da ingenuidade e, inclusive, levaram a minha lavoura arcaica de café.

Daí, talvez, minha sagração ao livro de Raduan. Ele publicou sua obra seminal em 1975, quando estava com 40 anos. A minha edição é uma das primeiras, surrada, pois lida, pelo menos, cinco vezes, e emprestada outras tantas.

Em 1984, resolveu parar de escrever e se dedicar à Fazenda Lagoa do Sino, em Buri, interior de São Paulo, sua cidade natal, onde leva vida simples e altruística.

Digo isso, pois tenho relações negociais com uma das cadeias de lojas do Brasil da família Nassar, mas de que Raduan não participa.

O gênio, já afastado dos campos literários, em 2010, doou os 643 hectares da Lagoa do Sino para a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) para que ali se instalasse um campus voltado à agronomia.

Gratuita, no corpo discente destacam-se jovens ligados à agricultura familiar.

Raduan, como outros gênios da literatura e do cancioneiro brasileiro (Chico Buarque), não dá entrevistas, pouco fala, pouco se expõe.

Com duas dignas exceções: a primeira, ao se colocar frontalmente contra o golpe dado à presidente Dilma Rousseff; a segunda, em matéria para o programa Globo Rural, da TV Globo, apresentado em 07/01, pelo excelente repórter José Hamilton Ribeiro.

E mais não digo. Apenas vejam a matéria e pensem na dor que é ver nossas lavouras arcaicamente democráticas serem arrancadas por um bando de canalhas.

Nota: Para assistir à reportagem precisa entrar no site do Globo Rural TV 

https://globoplay.globo.com/v/5561968/

 

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Assisti, Antônio Francisco,

      mas embora o diretor, Luís Fernando Carvalho, tenha tentado ser o mais fiel possível ao texto, não me encantou tanto quanto o livro. Abraços.

  1. Quando veremos isso acontecer novamente?

    Esses golpistas que estão no poder só querem saber de poder… poder dilapidar o patrimônio dos brasileiros.

  2. Assisti o programa.
    Ressalto que Globo rural continua sendo o melhor programa dá TV. Foi o único a enaltecer o Mais Médicos em um programa.

  3. Rui estou enfeitiçado pelo

    Rui estou enfeitiçado pelo campo, assim como o Raduan Nassar e provavelmente você são ao longo de todas as suas vidas. Gostaria de conversar com você sobre isso, quem sabe com um fundo profissional. Abraço!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador