Tatiana Rocha levanta fundos para seu primeiro romance

Do Benfeitoria

BRIGADA DE OXALÁ

www.youtube.com/watch?v=zf_MCYbdkeo

Livro e cd que contam a história da Brigada de Oxalá

SOBRA A AUTORA

Oi, gente. Cá estou pedindo sua colaboração. Seria uma indelicadeza fazer isso sem me apresentar.

Eu me chamo Tatiana e eu nasci em Niterói, fui criada em Salvador e atualmente moro em Campinas, São Paulo. Tenho dois filhos, vivo com um homem que é louco pelo Flamengo, tenho três gatas pretas e três cachorros vira-latas.

Também me chamam de Tatiana Rocha, cantora e compositora, pesquisadora da cultura popular, guerrilheira da música independente com nove cd’s gravados, um dvd e um monte de trilhas para teatro. Vivo da música e para a música.

Mas também atendo a quem me chama de Mãe Tatiana de Yemanjá, dirigente espiritual do Terreiro de Umbanda Mãe de Deus, com sede aqui em Campinas e que tem como braço artístico o grupo de samba de roda Samba de Yayá, idealizado por mim e formado por todos os meus filhos de santo. Um adendo importante: Yayá é a forma carinhosa que eles me cumprimentam e significa mamãe. Bonito, né?

A mulher, a artista e a dirigente espiritual se fundiram, no grande barro da criação, e nasceu a escritora. Nasceu sem eu perceber, no meio das ervas que eu plantava, no bafo da panela no fogão, nas madrugadas solitárias e nos intervalos das visitas regadas à café, na mesa da cozida manchada pelo tempo e por tantos cotovelos. Escrever sempre foi libertação para mim.

 

Um dia, me deu vontade de contar uma história que explicasse o que se faz necessário para que uma pessoa se torne um líder espiritual, que falasse do tanto de gente que se prontifica a ajudar, tanto na terra como nos céus,  para a preparação de um soldado do bem e do amor, acima de tudo. Sendo umbandista, nada mais natural que contar essa história usando o universo mágico da Umbanda, suas lendas, seus cantos, seus orixás, seus caboclos, guardiões e pretos-velhos.  Assim nasceu o meu primeiro romance batizado de BRIGADA DE OXALÁ.

Isso, por si só, já seria uma alegria e uma grande vitória, mas o homem com quem eu vivo é compositor também e, no meio de uma conversa de casal, surgiu a ideia de fazermos a trilha sonora do livro, com canções que falassem de passagens e personagem da história, como se faz em filmes e séries de televisão. Alexandre Lemos, o marido-parceiro, escreveu a maioria das letras e eu fiz as melodias. Algumas canções nasceram só de mim, outras só dele e quando vimos, era um material muito rico e tão afinado com a história que ficamos loucos pra mostrar o trabalho pronto para todo mundo.

É por isso que estamos aqui. Precisamos de sua colaboração para viabilizar esse projeto tão desejado e que tem relevância em muitos lugares. Primeiro, é meu primeiro romance e isso já sensacional e eu fico feliz de poder dar voz e vida a esses personagens que eu aprendi a amar. Depois tem essa parceria musical de dois compositores independentes que se dispuseram a compor especialmente para a trilha do livro e esse encontro é de uma entrega linda que merece ser apreciada por todos. Finalmente, uma questão que acreditamos ser de importância primordial: o respeito pela tradição da cultura afro-brasileira e da liberdade religiosa. Os tempos andam estranhos e a arte sempre foi uma arma poderosa contra a intolerância. Artista também participa e estamos fazendo a nossa parte.

SOBRE O LIVRO

O menino Damião está pretestinado a ser um dirigente espiritual, no futuro. Para isso precisa ser orientado e protegido. O livro narra o esforço de várias pessoas para que a missão espiritual de Damião tenha sucesso. Todos os personagens estão ligados a ele de alguma forma: a velha yalorixá que o guia, o jovem ogam, a Madre, os guardiões que são convocados para a batalha, os Orixás, o preto-velho, todos unidos como uma imensa brigada de luz.

A história busca retratar de forma poética as lendas,  mitos, ritos, símbolos e fundamentos da Umbanda em sua missão pelo bem e pelo amor.

A ilustração da capa é de Rety Ragazzo.

Leia aqui um capítulo do livro!

SOBRE O DISCO

O disco é a trilha sonora do livro. Todas as composições são inéditas, compostas especialmente para o projeto, e são de autoria de Tatiana Rocha e Alexandre Lemos, que dividem a direção musical.

Alexandre  Lemos é compositor com mais de 150 canções gravadas, por inúmeros intérpretes e parceiros, entre eles Ney Matogrosso, Renato Teixeira, Sergio Reis, Marjorie Estiano, Ceumar, Celso Viáfora, MPB4, incluindo a própria Tatiana Rocha.

 
COMO APOIAR
 
Para apoiar este projeto é muito fácil, basta escolher um valor com o qual você deseja contribuir. Você ainda receberá uma ótima recompensa de acordo com cada valor, que está ali no canto direito da página!
 
SOBRE A BENFEITORIA
 
Esta é uma nova plataforma que possibilita a você, público, colaborar com os artistas e fazer os projetos culturais acontecerem!
Seja você colaborador do meu projeto!

PARA TIRAR DÚVIDAS

Você pode enviar email diretamente para nós no [email protected] ou através das nossas páginas no Facebook

Tatiana Rocha facebook
 
Alexandre Lemos facebook
 

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES

Esse financiamento será gasto em ilustração da capa, revisão de texto, diagramação, fabricação do livro, gravação, mixagem e masterização das canções, fabricação dos cd’s, custos de envio das recompensas e despesas inerentes à plataforma de financiamento coletivo.

O livro/cd narra uma história ficcional sem nenhum traço de conversão religiosa ou divulgação de nenhuma espécie.

SOBRE AS RECOMPENSAS

Pensamos em uma série de recompensas muito interessantes para quem apoiar o projeto.

A data limite para a entrega é até 30 de julho de 2016, mas faremos de tudo para entregarmos mais rápido possível. A maior demora se refere à fabricação dos livros e cd’s.

1. Música para degustação do cd Brigada de Oxalá 

Enviaremos no formato mp3 para o email do apoiador assim que a campanha finalizar.

2. Ingresso para o show de lançamento

Será em Campinas-SP. O nome do colaborador ficará em lista de convidados na portaria. Avisaremos com antecedência, via email, a hora data e local.

3. O Livro/cd Brigada de Oxalá 

O livro vem com o cd incluso e será enviado, pelo correio, sem custos de envio.

4. Coletânea em mp3 de Alexandre Lemos

Nesta coletânea, Alexandre mostra 30 canções de sua autoria gravadas por diversos intérpretes e parceiros.

Enviaremos a coletânea, via email, assim que terminar a campanha.

5.   Cd’s de Tatiana Rocha – para escolher entre as opções

O colaborador pode escolher o disco que quer e enviaremos sem custos de correio.

Se estiver em formato mp3, podemos mandar via email assim que a campanha terminar.

Veja aqui a discografia completa e as canções gravadas

Clicando no nome do disco, se chega a página onde tem release do álbum e áudios.

Um Passo Acima do Chão ( 1999)– formato mp3

CANTANÇAS- cantigas para adultos e crianças ( 2005) – cd físico e em formato mp3

Tatiana Rocha ao Vivo ( 2006)– cd físico e formato mp3

Dedo de Moça ( 2009) – formato mp3

Canto das Contas (2012) – cd físico e formato mp3

QUELÉ ( 2013) – cd físico e formato mp3

DEDINHO DE MOÇA ( 2013) – formato mp3

Samba de Yayá ( 2014) – formato mp3

DVD COISA RARA( 2006)

6. Show intimista

Tatiana Rocha e Alexandre Lemos apresentam as canções do cd Brigada de Oxalá, trilha sonora do livro do mesmo nome.

Caso o show seja fora da Região Metropolitana de Campinas, os custos de transporte, incluindo equipamentos, e hospedagem correm por conta do colaborador.

A sonorização é responsabilidade nossa.

Negociaremos, conjuntamente, o local e data da apresentação.

7. Show com banda

As mesmas condições do tópico 6, incluindo agora mais três músicos.

8. Oficina de Canto Popular

Ministrada por Tatiana Rocha, com duração de três horas, para até dez integrantes.

Local, hora e data a serem negociados conjuntamente.

9. Oficina de Criação Musical

Ministrada por Alexandre Lemos, com duração de três horas, para até dez integrantes.

Local, hora e data a serem negociados conjuntamente.

10. Composição de canção

Aqui o colaborador sugere o tema da canção e nós enviamos uma faixa em mp3 para seu email. Pode ser uma canção de aniversário, uma homenagem a alguém, para uma causa importante.

Temas relacionados à política, comércio de produtos, críticas religiosas, preconceitos, pornografias, apologia às drogas ou ilegalidades e malidicências em geral não serão aceitos.

Os direitos autorais da canção continuam com os autores e não é permitido vender, trocar ou usar a canção sem prévia autorização.

Para saber mais:

Tatiana Rocha

Site

Áudios

Blog

Facebook

 

Alexandre Lemos
Site

Áudio

Para colaborar, clique aqui

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Tatiana Rocha levanta fundos

    Tatiana Rocha levanta fundos para seu primeiro romance

    … precisa levantar fundos nenhum não! para seu primeiro romance a gente nunca esquece… é só levantar-se da frente da novela de tevê e ir à luta ir à campo ir à caça nos barzinhos música ao vivo, nos happy hour nos calçadões da fama, passear distraidamente tomando sorvete nos shopping e nas feiras gourmets da cidade, estar, aqui com óculos e cabelo preso, nos cafés das livrarias culturas nos finais de semana… 

  2. Tatiana Rocha é uma das melhores da noite de Campinas

    Tatiana Rocha tem uma longa e consolidada carreira na noite de Campinas, possui um público cativo e fiel, que a acompanha onde quer que se apresente. Uma das melhores da noite de Campinas, que possui músicos de primeiríssima qualidade graças ao Instituto de Música da Unicamp. Merece todo o apoio possível.

  3. Livros
    Primeiro, louvar a iniciativa da Tatiana. Qualquer produção literária deveria ser estimulada e protegida.
    Segundo, não me consta que o Blog permitiria uma divulgação desta natureza sem um critério para publicação.
    Terceiro, a temática vai ao encontro de louváveis e oportunos esforços na direção da dismistificação e esclarecimento sobre diferentes crenças, caminho mais saudável para suavizar preconceitos e sectarismo.
    Espírita que sou, simpatizante da Umbanda, universalista e (rs) batizada como a maioria, só posso desejar à Tatiana – que em nenhum momento me pareceu “deitada em berço esplêndido”, ao contrário – sucesso na empreitada!
    Deu vontade de ler e de ouvir!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador