Um cômico pugilato, de Erico Verissimo para Lygia Fagundes Telles

Enviado por Gilberto Cruvinel

Do Correios IMS

Vibrando com o talento da amiga Lygia Fagundes Telles, Erico Verissimo, nesta carta, não esconde seu encantamento com a coletânea de contos O jardim selvagem, publicada em 1965. A autora enviara o exemplar para os Estados Unidos, onde o romancista gaúcho visitava a filha, o genro e os netos, que moravam em Alexandria, no Estado americano da Virginia.

Alexandria, 6 de fevereiro de 1966

Lygia, querida amiga,

“Não há nada melhor que uma carta de Lygia… nem igual” – disse eu à Mafalda, quando recebi sua carta. Mas, dias mais tarde, ao receber seu livro, fiz um acréscimo: “… só um livro da Lygia.” Aconteceu uma coisa engraçadíssima. O carteiro bateu na porta, a Mafalda desceu, recebeu o pacote com o seu O jardim selvagem, abriu-o ali mesmo na porta, anunciou-me o acontecimento, e ficou algum tempo parada, depois subiu a escada devagar e quando chegou ao lugar onde eu estava, a escrever, já tinha lido o primeiro conto e estava encantada com ele. À noite, tivemos um cômico pugilato, para ver quem é que ia ler o livro. Finalmente a Mafalda ganhou a partida, como era de esperar, mas no dia seguinte eu peguei o livro e só larguei depois de terminá-lo. É uma beleza!

Você está uma narradora de primeira ordem. Que riqueza de inventiva, de tipos, de linguagem, de histórias! Tornei a pensar o que sempre penso quando termino de ler um livro seu. Quem conhece a Lygia de perto, isto é, quem convive com ela não imagina que esse monstrinho escreva essas coisas… góticas – como se diz por aqui. Porque você é dos melhores papos que conheço, das presenças mais agradáveis e fáceis. Estar com você é muito bom e a gente não se sente com necessidade de usar nenhuma máscara, de escolher palavras ou ficar na defensiva. E como é que uma menina esportiva, extrovertida produz esse tipo de literatura dramática e densa? Não estou censurando, ao contrário, estou me admirando.

Há contos seus que ficam perseguindo a gente por muito tempo, como o daquela história do jazigo perpétuo e dos dois amantes. “O Espartilho” é uma novela. Se quisesse, você poderia fazer com aquela gente um romance de 500 páginas. (Uma pena que lhe tenham feito uma capa tão inexpressiva. Não está de acordo com o livro. E como efeito decorativo também me parece fraca. Mas isso não tem nada de ver com a literatura.) Lygia, minha amiga, você did it again! Um abração!

Fiquei muito contente, muito feliz mesmo com as coisas que você diz de O senhor embaixador.[1] Vai ser publicado aqui lá por outubro deste ano. ANoite[2] está com a opção para cinema vendida a E.G. Marshall, aquele ator que aparece em “Os Defensores”, na TV.

Como acho que lhe contei, eu tinha prometido ao Aguilar, que vai publicar minha Ficção completa, uma autobiografia. Comecei a escrever o “esboço” e quando “caí em si” estava fazendo uma coisa grande que me ocupou vários meses. Só agora estou chegando ao fim desse trabalho, que muito me preocupou por questões de tempo. Não cumpri a promessa de entregá-lo no prazo prometido. É uma autobiografia compacta, mas dá 200 páginas de livro. Para 60 anos não creio que seja demais. O Bertaso quer que eu amplie essa história e faça um livro de memórias. A compacta tem o título de O escritor diante do espelho. O livro de memórias, se sair, se chamará Solo de clarineta.[3]

Vou lhe contar agora a viagem que Mafalda e eu vamos fazer. Sairemos de Nova York dia 12 de março, com a Alitalia, e desceremos em Roma para uma visita à Sicília e algumas cidades como Florença e Veneza. Dia 2 de abril estaremos em Israel, a convite de seu governo, para passar lá todo o mês. Voltaremos a Roma em princípios de maio e, de ônibus, subiremos pela costa ligúrica até a França, parando rapidamente em Cannes, Marselha, Arles, Nîmes, Avignon, Toulouse (onde farei uma conferência na universidade) e depois entraremos na Espanha, onde tenho de falar em El Ateneo de Madrid[4] dia 18. Depois, um pulinho a Portugal. Passaremos todo o junho em Paris e voltaremos para Nova York em princípios de julho. Esperamos estar no Brasil em setembro próximo. Que lhe parece a excursão?

Tivemos uma nevasca dos diabos e ficamos ilhados em casa durante uma semana. Eu costumo todos os dias caminhar uma hora. O remédio foi andar dentro de casa, dum lado para outro. Os netos são os bichos mais turbulentos do mundo, mas muito engraçados.

Os programas de TV andam miseráveis. O gosto popular tem caído muito.

Essa guerra no Vietnã está tumultuando a opinião deste país. Acho que os americanos cometeram outro erro, talvez pior que o da Coreia.

No momento em que lhe escrevo, pela janela vejo as árvores nuas do quintal, a neve no chão e, brincando por entre os troncos pardos e brancos, os meus netos com mantas e camisetas vermelhas e azuis. Parece um quadro de Bruegel! – Sinto muita saudade do Brasil. Se estou aqui é por motivos puramente sentimentais. Não tenho mais curiosidades com relação aos States.

Faço votos para que vocês todos estejam muito felizes. Dê, por mim, um abraço no Paulo Emílio e outro no Gofredinho. Para você um abracíssimo deste seu velho amigo

Erico

Arquivo Lygia Fagundes Telles/ Acervo IMS.

***

Uma noite com Lygia: Erico e Drummond

…………………………………………………………………………….

[1] N.S.: Livro de Erico Verissimo publicado em 1965.

[2] N.S.: Novela de Erico Verissimo publicada em 1954. O filme Noite, dirigido por Gilberto Loureiro e baseado na novela homônima do escritor, seria lançado em 1985.
[3] N.S.: O primeiro volume de Solo de clarineta é de 1973. Abrange a infância de Erico até a década de 1950, quando o americano Dave Jaffe pede Clarissa, filha de Erico, em casamento. O segundo, que começa com as bodas de Clarissa, registra as andanças do escritor pelos Estados Unidos e pela Europa. Inacabada, essa segunda parte foi organizada postumamente por Flávio Loureiro Chaves e publicada em 1976.
[4] N.S.: Sociedade madrilenha que se define como instituição científica, literária e artística. Fica na capital espanhola.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. encontrei minhas raízes

    encontrei minhas raízes açorianas em o tempo e o vento,. de érico veríssimo….

    palavras que já tinha esqecido e que usava quando menino ressurgiram

    assim que lia a obra dele, a qual me comoveu muito….

    por isso, passei a admirá-lo profundamente….

     

     

     

  2. Dois queridos.
    Tive a honra

    Dois queridos.

    Tive a honra de conhecer e papear com a Lygia, nos anos 90, em um hotel em Águas de Lindoia onde ela costumava se hospedar. Na verdade, tinha um quarto privativo, com maquina de datilografia, onde escrevia seus livros.

    Ela, além de linda, é super simpática, amável, sem frescura, trata a todos bem, não tem nada de esnobe, é falante, deixa todos a vontade ao seu lado, e tem sempre uma palavra de carinho pra dar.

    Foi uma delicia conversar com ela, falar de literatura, cultura em geral. Aprendi muito naqueles três dias.

    Tentei, sem sucesso, comprar algum livro seu nas cidades da região para conseguir um autógrafo, para que não ficasse só na lembrança.

    Claro que fiquei super convencida de ter minha “beleza” elogiada por ela, assim sem mais nem menos “como você é bonita, menina , muito bonita mesmo, aliás, vocês formam um lindo casal”, disse pra mim e meu marido – respondi que vindo de uma pessoa de beleza tão estonteante, eu até poderia acreditar, rs.

    Toda a sorte do mundo nesta indicação para o Nobel !

    Erico Veríssimo, se não tivesse nos deixado sua excelente literatura, pelo menos teria deixado o Luis Fernando.

    1. Nilva, assino embaixo.

      Conversei com ela, rapidamente, num salão do livro em Paris ha alguns anos e foi simpaticissima. Muito agradavel, me fez perguntas sobre meus estudos, morar fora etc. Agora, ao contrario de você: ganhei uma dedicatoria muito bacana 🙂

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador