Amanhã, fórum discute logística dentro de uma visão integrada

Evento será nesta terça-feira (27) e contará com a participação de Bernardo Figueiredo, e de representantes das principais entidades do setor
 
https://www.youtube.com/watch?v=tLZOlEC-uRE width:700
 
 
Um dos componentes intrínsecos ao desenvolvimento de um país é a sua capacidade de interligação física a partir da implementação de linhas de transmissão de energia, ferrovia, portos, rodovias, aeroportos e redes de conexão à internet. E hoje, no Brasil, a precária infraestrutura prejudica os ganhos de capital em vários setores um desses exemplos é o agronegócio.
 
Estudos promovidos pela Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio (CTLOG) e apresentado pelo consultor de infraestrutura da CNA, Luiz Antonio Fayet, participante do último fórum Brasilianas.org, revela que o produtor de soja da cidade de Sinop, estado do Mato Grosso do Sul, paga de frete cerca de 25% do valor da saca para conseguir fazer o produto chegar até um porto. Se for para transportar milho, então, o custo salta para 60% do valor de venda da commodity agrícola. “O custo médio hoje, em termos de logística da porteira da fazenda até um porto de embarque no Brasil é 4 vezes maior do que nos Estados Unidos e na Argentina”, avaliou.
 
Assim, com o objetivo de analisar os desafios que o país enfrenta hoje para melhorar sua infraestrutura logística a Agência Dinheiro Vivo realizará amanhã, na próxima terça-feira, dia 27 de Outubro, em São Paulo, o 64º Fórum Brasilianas.org. E para discutir os investimentos públicos, o evento contará com a abertura do secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Ministério do Planejamento, Maurício de Carvalho.
 
Estudos divulgados em 2012 apontavam que se o governo tivesse conseguido por em andamento o ritmo planejado de concessões de obras de infraestruturas, impulsionados pelo PAC nos anos anteriores, o Produto Interno Bruto brasileiro cresceria até 4% ao ano, num horizonte de sete anos. Veja os palestrantes confirmados na programação à seguir e inscreva-se! 
 
64º Fórum de Debates Brasilianas – Logística e integração territorial do Brasil 
27/10/2015
Das 09h00 às 16h10
Local: Hotel Tryp Paulista
Endereço: Rua Haddock Lobo, 294 -Cerqueira Cesar – São Paulo
Incrições: 0800 169966 (ramal 23 e 24) ou [email protected]
 
09h00 – 09h30 – Welcome – Credenciamento
 
09h30 – 09h45 Apresentação – Luis Nassif, Presidente da Agência Dinheiro Vivo
 
09h45 – 11h05 – Abertura – Avanços e desafios da infraestrutura logística no Brasil
 
– Maurício Muniz Barretto de Carvalho, Secretário do Programa de Aceleração do Crescimento, do Ministério do Planejamento
 
– Roberto Ravagnani, Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em São Paulo 
 
10h45 – 11h05 – Momento de perguntas e participação da plateia
 
11h05 – 12h55 – Primeiro Painel – Um modelo institucional para a infraestrutura logística dentro de uma visão integrada
 
– Manoel Reis, Coordenador de estudos logísticos da FGV Projetos 
 
– Bernardo Figueiredo, Economista especialista em infraestrutura logística, idealizador e primeiro presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) 
 
– André Araújo, Ex-Presidente da EMPLASA – Empresa de Planejamento Metropolitano do Estado de São Paulo 
 
12h35 – 12h55 – Momento de perguntas e participação da plateia
 
Pausa para o Almoço – 12h55-14h00
 
14h00 – 14h45 – Segundo Painel – Balanço dos modais rodoviários e ferroviários no país
 
– Vicente Abate, Presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer)
 
14h30 – 14h45 – Momento de perguntas e participação da plateia
 
14h45 – 16h05 – Terceiro Painel – Balanço do modal aquaviário e a infraestrutura portuária no país
 
– Cleber Lucas, Presidente da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem/Abac
 
– Rui Carlos Botter, Pesquisador da Universidade de São Paulo. Ex-Presidente do Instituto Panamericano de Engenharia Naval 
 
15h45 – 16h05 – Momento de perguntas e participação da plateia
 
16h05 – Coffee de encerramento
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

2 comentários

  1. Momento interessante para este painel

    Ainda mais que a situação dos países emergentes está equalizando no quesito desenvolvimento com os desenvolvidos. As vantagens comparativas estão sumindo, logo é preciso encontrar novos diferenciais para que possamos sobrepujar a concorrência.

    As commoditties não devem apresentar uma recuperação na demanda nem no preço em um horizonte  próximo, logo a grande âncora econômica do Brasil está seriamente ameaçada, medidas urgentes para recompor nossas empresas são necessárias.

    Dez contra um que o Nassif via precisar levar uns lenços extras para a choradeira geral.

    Na verdade este painel deveria trazer um representante das indústrias, assim, agregando serviços aos primários conseguiriamos mais divísas, vão precisar puxar pela criatividade, se é que irão sair da crise.

  2. forum de logistica

    LUIS NASSIF – BOA TARDE

     

    SOU FÃ DO SEU LOG E SOU CONSULTOR DE LOGÍSTICA A 17 ANOS.

     

    ACHO QUE VALERIA ALGUM TEMPO PARA ALGUÉM FALAR SOBRE PEQUENOS PONTOS QUE AJUDAM A REDUZIR O CUSTO LOGÍSTICO E QUE HOJE NÃO SÃO ATENTADOS.

     

    DIGO ALGO COMO TERCEIRIZAÇÃO DE FRETE, USO DE AUTÔNOMOS NO SETOR DE TRANSPORTES, SÃO AÇÕES QUE MERECEM DESTAQUE E AJUDAM A DINAMIZAR A LOGÍSTICA E BAIXAR OS CUSTOS.

     

    ABRAÇOS

     

    LUIZ RENATO

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome