A lama e a destruição em Bento Rodrigues

Envaido por Vânia

Do Estado de Minas

Cheiro podre e visão fantasmagórica tomam conta de Bento Rodrigues
 
Comunidade devastada pelos dejetos vazados das barragens não espelham mais a alegria de desvendar a história de Minas e a emoção de visitar monumentos dos tempos coloniais
 
Os caminhos que levam a Bento Rodrigues não espelham mais a alegria de desvendar a história de Minas, a emoção de visitar monumentos dos tempos coloniais e o prazer de saborear iguarias com os sabores da terra.
 
Tudo agora é passado – com o cheiro podre da lama, a visão fantasmagórica dos prédios destruídos e o lamento de quem conheceu a comunidade devastada pelos dejetos vazados das barragens do Fundão e Santarém, da Samarco.

 
O Estado de Minas percorreu as trilhas, encontrou moradores e gente que conheceu o lugar em outros tempos e hoje lastima o ocorrido na tarde da última quinta-feira. A estrada de terra unindo Camargos a Bento Rodrigues está interrompida pela lama, que desceu no sentido contrário ao Rio Gualaxo. A ponte desapareceu, ficou o vazio, um abismo colossal, que assusta muitos moradores da região.
 
No lugarejo de Cachoeira, há um contraste gritante, como se as forças da natureza, abatidas, ainda mostrassem o vigor de outros tempos. No meio do lamaçal, está a queda d’água e, de longe, pode -se ver dois homens se banhando nas águas cristalinas. Logo depois do refresco, eles calçam botas e voltam à labuta, retirando o que sobrou nos escombros da propriedade rural. Galinheiro arrebentado, pocilga em ruínas, caminhão atolado, enfim, desolação.
 
PIMENTA BIQUINHO Quanto mais se anda, mais se fica impressionado com o cenário de destruição. Há barrancos caídos, árvores arrancadas inteiras, raízes expostas. “A gente sai daqui, mas não abandona”, diz Maria Inez Jorge, a dona Nezinha, de 76 anos.
 
“Temos muitos amigos em Bento Rodrigues. É um lugarejo dos tempos do ciclo do ouro. Estou horrorizada com esta destruição”, diz ela, ao olhar o caos ambiental instalado na região. Além dos encantos naturais, ela faz questão de destacar a produção de pimenta-biquinho,  de geleia e conserva caseira, um charme a mais na culinária e chamariz para o paladar dos turistas.
 
Como o distrito de Camargos não tem escola, as crianças e jovens dali estudavam na Escola Municipal Bento Rodrigues. E é aí que o irmão de dona Nezinha, Ênio Jorge, entra nessa história. Todos os dias, antes das 16h, ele seguia para Bento Rodrigues, dirigindo sua kombi, a fim de buscar os alunos e trazê-los para casa.
 
Na quinta-feira, num determinado trecho, recebeu o alerta de um motoqueiro que vinha no sentido contrário. “Ele avisou que ocorrera o rompimento das barragens e não tinha mais estrada. Fui salvo pelo gongo, aliás, por São Bento, pois poderia sido atingido”, conta Ênio. Ele lembra, aliviado, que as crianças se salvaram.
Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Exército

    A BR-381 foi interditada no município de Periquito, localizado entre Ipatinga e GV.

    Existe outra rota alternativa passando pela BR-458, nos municípios de Dom Cavati, Engenheiro Caldas e Alpercata, até Valadares.

    Aproximadamente 130 soldados do Exército almoçaram em um dos restaurantes internos da Usiminas, para atuar na logística de abastecimento de água em Valadares, uitilizando caminhões tanques em comboio, que saíram de Ipatinga para GV na tarde de quinta-feira.

  2. Alguém terá que ter a coragem

    Alguém terá que ter a coragem de reestatizar a Vale na marra. Além do prejuízo representado pela entrega da empresa a preço inferior ao de banana (banana tá cara), foi causado um terrível desastre ambiental que se refletirá em prejuízos para as vidas de milhões de pessoas e que vai perdurar por muito tempo. Multa nenhuma, prisão nenhuma (se é que fosse ocorrer alguma) serão capazes de recuperar vidas, tanto de pessoas quanto da natureza. fhc deu o brinquedo, a criança não soube brincar. É melhor toma-lo de volta e tentar consertar. Sei lá, aquela conversa de “ditadura benigna” daquele texto de outro dia  cada vez mais fica martelando minhas ideias…

  3. VERMELHO

    VERMELHO 

    é sangue
    é sangue de árvore
    é sangue de ave
    é sangue- veia
    é sangue de ovas
    é sangue de flor
    é sangue torpor
    é sangue pavor
    é sangue grito- terror
    vermelho sangue
    doce rio vermelho exangue
    em sua dor
    em nossa dor.

    Odonir Oliveira

  4. BP pagou 20 bi de dólares ao

    BP pagou 20 bi de dólares ao gov.EEUU por vazamento de petróleo no golfo. aqui Samarco “ajuda” na “arca de noé” enquanto o tempo passa, o tempo voa, a mídia comercial desinforma, nosso judiciário contemporiza (e ninguém ousa abrir os sigilos fiscais dos magistrados e procuradores [a menos que saiam dirigindo um porsche…]), os atingidos se arrumam e fica constatado que estamos numa republiqueta de sexta categoria. desgraça!

    e a vida…quero dizer, a morte continua. desgraça!

  5. sr.nassif, este seu blogue

    sr.nassif, este seu blogue não comporta qualquer linha de material vindo do estado de minas (o jornal), golpista desde o início – basta lembrar que o herdeiro deste pequeno império saiu na avenida anti-dilma com cartaz dizendo “F…-SE A VENEZUELA”. é emblemático ou não? é isso uma imprensa? têm algum indício de ética? merece crédito? respeitam o país? respeitam o povo do país? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador