Após maior incêndio da Chapada dos Veadeiros, TCU aponta amadorismo do governo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Voluntários providenciaram dinheiro para arcar com custos de combustível e mantimentos para ações contra o incêndio. TCU vê falha do governo federal
 
Alto Paraíso de Goiás (GO) - Fotos aéreas da queimada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Valter Campanato/Agência Brasil)
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
 
Jornal GGN – O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu apurar se o governo federal falhou em relação ao incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. O TCU também determinou um aumento da fiscalização das políticas do governo para o combate a desastres ambientais. 
 
O incêncio que teve início no dia 10 de outubro foi controlado, com um novo foco de queimada reaparecendo no dia 17. Devastou 68 mil hectares da reserva, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Foi a maior queimada já registrada na história da Chapada dos Veadeiros.
 
Foi destruído o equivalente a 28% da unidade de conservação. A suspeita é de que outros focos de incêncio que apareceram depois foram ocasionados por ação humana criminosa, mas as altas temperaturas também fizeram a queimada se prolongar.
 
Para o controle, atuaram o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e de Goiás e Grupo Ambientalista do Torto (GAT), além de 500 voluntários. A Força Área Brasileira (FAB), Polícia Militar do DF e a Polícia Rodoviária Federal também cederam aviões e helicópteros.
 
A unidade de conservação reabriu apenas hoje (1º), recebendo 51 visitantes. O momento é de análise de veterinários e voluntários, que irão verificar a presença de animais mortos e feridos. Peritos da PF também analisam as causas do incêndio.
 
Por outro lado, o TCU considerou que a tentativa do Estado de conter as queimadas foi “amadora” e que teria ocorrido “falta de planejamento e arranjo institucional”. De acordo com o ministro Aroldo Cedraz, é necessária uma apuração.
 
“Caráter amador de parte da iniciativa governamental no combate de um incêndio dessa proporção. Não houve nenhuma providência adequada nessas áreas. Isso demonstra a falta de planejamento central da atuação governamental. É necessário que haja um centro de prevenção para combate de incêndios”, analisou Cedraz.
 
Falhas como o uso da estrutura de voluntários para os trabalhos foram indicados pelo Tribunal. A residência de um deles, por exemplo, serviu de base de apoio para brigadistas, bombeiros e agentes do ICMBio. Os voluntários arrecadaram R$ 300 mil pela internet para pagar o combustível e mantimentos para as atuações.
 
“As pessoas terem que arrecadar dinheiro de maneira improvisada, de última hora, mostra que não há uma coordenação, que há desorganização. Cabe a nós orientar como agir com esta questão, pois também há o prejuízo econômico que teremos em termos de pousadas que não terão mais o que oferecer”, disse o ministro Augusto Nardes.
 
 
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prática de “terra arrasada” não surpreende.

    Quase completamente dependente da bancada do latifúndio (os “ruralistas”), alguém considera a possibilidade do governo golpista fazer algo em defesa da natureza no Brasil? É claro que não.

    Existem fortíssimas suspeitas de incêndio criminoso para que o velhíssimo recurso de invadir para depois “esquentar” os documentos de propriedade de terras públicas seja usado mais uma vez.

    Os golpistas e sua turma “ruralista” não se importam com o fato da Chapada dos Veadeiros ser local de várias nascentes importantes no Brasil.

    Repetem a velha prática predatória da elite brasileira. Uma elite muito inferior ao povo que deveria liderar.

     

  2. #

    Tem coisas acontecendo no nosso país que sequer tomamos conhecimento.

    O vídeo no link abaixo foi publicado num site de vídeos dos EUA. Aqui o nosso “jornalismo” não falou nada.

    Talvez tenha faltado tempo. São tantas coisas que eles têm que divulgar, como por exemplo, futebol, Neymar, novela, notícias políticas manipuladas, música de baixíssima qualidade, vulgaridades etc.

    Seca no Tocantins:

    https://www.liveleak.com/view?i=47a_1509436539

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador