Barragem rompe e afeta Rio Paraíba do Sul

Jornal GGN – Uma barragem de rejeitos de mineração no Rio Paraíba do Sul se rompeu na sexta (05) afetando o abastecimento de água em São José (SP).

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) emitiu alerta para as cidades de Taubaté e Pindamonhangaba. A barragem, da empresa e também mineradora Meia Lua 1, era utilizada pela mineradora Rolando Comércio de Areia. No momento do incidente, a empresa fazia extração em uma área próxima ao rio, em Jacareí (SP). O depósito de rejeitos estava sendo realizado de forma irregular, segundo informações do G1.

Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) as duas empresas têm licença ambiental de operação.

O Rio Paraíba do Sul abastece 75% da população de São José, ou cerca de 500 mil pessoas. A CETESB publicou ontem que o vazamento foi contido às 13h20 da tarde de sábado.

“Com o lançamento, houve não só alteração da qualidade da água da lagoa [de mineração], com aumento de turbidez, como também elevação do seu nível, o que acabou por provocar o rompimento do talude, instalado entre a lagoa e o rio”, registrou a companhia em nota à imprensa.

CETESB

CETESB acompanha acidente em Jacareí

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) acompanhou neste sábado (06.02) o trabalho de reparo do talude que se rompeu ontem em Jacareí, lançando resíduos de mineração de areia no rio Paraíba do Sul. O vazamento foi contido às 13h20.

Na manhã de sexta-feira o talude da lagoa da mineração Meia Lua 1, em Jacareí, se rompeu, ocasionando lançamento de águas residuárias de beneficiamento de areia para o rio Paraíba do Sul. A Agência Ambiental de São José dos Campos da CETESB foi acionada e enviou técnicos para o local.

Foi feita a coleta de água, enviada para análise no laboratório de Taubaté. Até o momento, não foi possível estimar a quantidade de resíduo vazada. O lançamento provocou a alteração da qualidade das águas do Paraíba do Sul, constatada visualmente, além da alteração dos parâmetros de turbidez. Também não se constatou mortandade de peixes.

Acidente

O acidente aconteceu numa cava de areia da mineradora Rolando Comércio de Areia Ltda.. A empresa encontrava-se com suas atividades de extração e beneficiamento de areia em operação, numa cava próxima ao rio Paraíba do Sul, no bairro Meia Lua, em Jacareí. Ela lançava as águas residuárias, provenientes do beneficiamento, na lagoa da mineração Meia Lua 1, que por sua vez encontrava-se com suas atividades paralisadas.

Com o lançamento, houve não só alteração da qualidade da água da lagoa, com aumento de turbidez, como também elevação do seu nível, o que acabou por provocar o rompimento do talude, instalado entre a lagoa e o rio.

Ambas as mineradoras têm licença ambiental de operação da CETESB. A Meia Lua 1 está em processo de renovação da licença e, por isso, está com suas atividades paralisadas. As empresas não têm autorização da CETESB para o lançamento das águas residuárias da Rolando Comércio de Areia Ltda. para a lagoa da Meia Lua 1, o que deve acarretar ações de penalização cabíveis por parte da CETESB, a ser definida a partir da próxima quarta-feira (10.02).

G1

Rompimento de barragem afeta abastecimento de água em São José

Barragem de lagoa de mineração rompeu e lançou resíduos no Paraíba.
Sabesp emite alerta a Taubaté e Pinda, que podem ser prejudicadas.

O rompimento da barragem em uma lagoa de mineração de areia, com lançamento de rejeitos no Rio Paraíba do Sul, afeta o abastecimento de até 75% da população em São José dos Campos neste sábado (6) – o equivalente a cerca de 150 mil ligações. O fornecimento começou a ser afetado nesta sexta-feira (5) por volta das 19h30 e gradualmente atingiu todas as regiões da cidade. A previsão é que o serviço seja normalizado no domingo (7).

Com o avanço da mancha de rejeitos no curso do rio, um alerta foi emitido pela Sabesp para as unidades de Taubaté e Pindamonhangaba, cuja população pode ser afetada pelo problema a partir desta tarde. Caçapava é abastecida exclusivamente por poços e não deve ser atingida pelo problema.

O lançamento de rejeitos aconteceu na manhã desta sexta-feira, quando a mineradora Rolando Comércio de Areia fazia as atividades de extração em uma cava de areia próxima ao rio, em Jacareí (SP). A empresa depositava, irregularmente, os rejeitos da extração na cava de uma outra mineradora, que está com as atividades paralisadas, em processo de renovação de licença.

O lançamento não autorizado elevou o nível de sedimentos na lagoa e causou o rompímento da estrutura, lançando os rejeitos no Paraíba – o manancial abastece cidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Abastecimento
Em São José, a água captada no rio abastece 75% da população, o equivalenbte a cerca de 500 mil pessoas. O restante é abastecida por meio de poços. A estação de tratamento fica na região central.

De acordo com a Sabesp, os moradores das regiões norte e sul foram os primeiros a serem afetados. “Depois, assim que os reservatórios eram esvaziados em cada localidade, íamos interrompendo o fornecimento para as demais regiões. Estamos monitorando de hora em hora a situação da água captada, mas ainda há turbidez, o que impossibilita a distribuição”, disse o engenheiro José Carlos Vilela, gerente do Departamento Distrital da companhia em São José dos Campos.

Ele contou que a captação no Paraíba é feita com uma turbidez de 20 UNT (escala que mede a turbidez da água) e que, nesta sexta, após o rompimento da barragem, o índice chegou a 1.080 UNT, considerado crítico. A água é considerada potável até 5 UNT.

No começo da tarde deste sábado, a Sabesp atualizou a informação e disse que vai iniciar a captação na estação de tratamento às 15h. O serviço deve voltar ao normal no domingo.

Cetesb
Técnicos da Cetesb monitoram desde esta sexta-feira a situação no local. Após análise da amostra da água lançada no Paraíba e, com base no que foi apurado no local, vai avaliar a penalização cabível à Rolando Comércio de Areia.

A amostra da água foi encaminhada para o laboratório de Taubaté, mas não há previsão de divulgação dos resultados. Eles não conseguiram mensurar a quantidade água com resíduos está saindo da lagoa. Até a publicação desta reportagem não foi constatada a mortandade de peixes.

A mineradora Rolando Comércio de Areia informou nesta sexta apenas que está trabalhando para conter o problema. Nenhum representante foi localizado neste sábado para comentar o assunto.

A Prefeitura de Jacareí informou que a empresa responsável pelo funcionamento da mineradora foi multada pela administração municipal em R$ 11.760. A empresa já havia sido multada anteriormente por descumprir a legislação municipal. Como é reincidente, foi multada pelo dobro do valor.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. MILAGRE !!! – RESÍDUOS PULAM CIDADES

    Quer dizer, então, que ENGANARAM A POPULAÇÃO DO VALE DO PARAÍBA dizendo que tudo tinha sido resolvido e era tudo mentira ?

    Porque a notícia no dia 06/02 era que o vazamento tinha sido contido e que o risco de afetar cidades próximas tinha sido minimizado – http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2016/02/vazamento-de-rejeito-de-mineracao-no-rio-paraiba-e-contido-em-jacarei-sp.html 

    Todo mundo tranquilo, eis que hoje, dia 09/02, interromperam o fornecimento de água em Pindamonhangaba por causa dos mesmos resíduos que tinham sido contidos –  http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2016/02/residuo-de-barragem-rompida-afeta-abastecimento-de-agua-em-pinda-sp.html

    SÓ QUE Interromperam hoje o fornecimento SOMENTE EM PINDAMONHANGABA – Taubaté continuou com fornecimento normal.

    Mas, vamos pensar juntos: Taubaté fica ANTES de Pinda, portanto, os resíduos vindos de Jacareí necessariamente teriam que passar por Taubaté ANTES de chegar em Pinda.

    Conclui-se, portanto, que a CETESB / SABESP / GOVERNO SP etc querem fazer crer agora que conseguiram o MILAGRE de fazer os resíduos PULAREM de Caçapava direto para Pinda SEM PASSAREM POR TAUBATÉ  – essa lavra é mesmo santificada, só pode.

    Por que que todo mundo é tão bonzinho com essa empresa mineradora ?

    Tem várias Ações Civis Públicas contra essa empresa, inclusive na Justiça Federal e essa mineradora é multada em reles 11 mil reais ? E por descumprimento de lei municipal ?

     Estamos no bico do corvo mesmo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador