Com grande cheia, Itaipu abre todas as comportas

Da Agência Brasil

Itaipu abre comportas e oferece espetáculo único neste domingo

As comportas da central hidrelétrica de Itaipu oferecem espetáculo único neste domingo (22): após mais de quatro anos, a hidrelétrica volta a ter todas as 14 comportas das três calhas abertas. Neste sábado (21), grande parte das comportas foi aberta, o que produziu um escoamento de 9.468 metros cúbicos de água por segundo. Segundo informações da empresa binacional, situada na fronteira entre Brasil e Paraguai, trata-se do maior vertimento de água já registrado este ano. 

De acordo com a empresa, normalmente só uma ou duas calhas são abertas para escoar o excedente de água. Em situações normais de operação da usina, a abertura simultânea de todas as comportas só ocorre em grandes cheias. Neste domingo, a ação destina-se a testes e vai durar cerca de duas horas, das 10h às 12h no horário brasileiro de verão.

A binacional informou que, por este motivo, disponibilizará ônibus extras para a visitação neste domingo. Moradores da cidade de Foz do Iguaçu e região não pagam para fazer a visita panorâmica. Mais informações podem ser conferidas no site da empresa.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. vermelha

    Acho que não respondeu a pergunta mais importante, esta produzindo uma maior quantidade de energia?

    Então acho que ta na hora do governo tirar a badeira vermelha que esta batendo no povo desde o inicio do ano.

    1. Calma, é apenas uma
      Calma, é apenas uma bacia.

      Agora é que vem a HORA VERDADE.
      Estamos pagando pelo risco OU o backup faz parte de nossa base geradora?
      Vc vai descobrir já já.

    2. É que Itaipu ano a ano vem

      É que Itaipu ano a ano vem perdendo em participação no mercado brasileiro, hoje é de 14 %.

      Só para ter uma ideia hoje a produção das eólicas já chega a +/- 50 % de Itaipu. Daí para perceber que a produção cresceu muito, mas a demanda também cresceu.

      E como a maior parte da nossa produção é de hidroelétricas e com a seca mais prolongada todos os reservatórios estão muito abaixo da capacidade, excluídos os do Sul aonde se encontra a Itaipu que estão cheios.

      Assim o  com as hidroelétricas produzindo menos, o sistema compra energia das outras fontes tanto eólicas, térmicas só que há um preço muito maior que das hidroelétricas. Pagamos um preço muito caro para termos energia mesmo com as usinas produzindo pouco, mas muito melhor do que não ter energia para ser ofertada.

      O preço só vai normalizar o volume dos reservatórios e também com as entradas em operação das grandes usinas do norte. 

       

  2. Stamos pagando o DOBRO do

    Stamos pagando o DOBRO do combinado para os paraguaios pela energia de Itaipu, dando a eles um belo presente, o Paraguai vai crescer este ano 8%, quando eles pediram nós nem discutimos, concordamos na hora, este é o Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador