Crise hídrica faz Petrobras aumentar o reuso

Jornal GGN – Em época de intensa crise hídrica em todo o território nacional, a Petrobras vem implementando uma série de medidas para promover o uso racional e eficiente de água em suas refinarias no Brasil. A estatal conseguiu aumentar em 3% o volume de reuso de água. Parece pouco? Para a Petrobras isso represente três bilhões de litros.

Em 2011, a Petrobras reusava 20,32 bilhões de litros de água. Em 2014 esse volume chegou a 23,31 bilhões. Considerando um consumo per capita de 110 litros por dia, esse montante é suficiente para abastecer por um ano uma cidade de 75 mil habitantes.

“As ações de reúso envolvem tanto projetos de investimento quanto ações de mudança em procedimentos operacionais visando maior recuperação de água. Além disso, foram adotadas ações que proporcionaram maior eficiência no uso de água e vapor nas operações das refinarias”, explicou em nota a estatal.

Com isso, a Petrobras conseguiu reduzir em 12,5% a relação entre a quantidade de água consumida e o volume de petróleo processado. “Em 2011, a Petrobras refinava 16,88 barris de petróleo com um litro de água. Em 2014, a companhia atingiu a marca de 19,31 barris de petróleo refinados para cada litro de água consumido”.

Projeto de reflorestamento

Ainda em meio ambiente, a Petrobras também tem um projeto de reflorestamento para recuperar mais de um milhão de metros quadrados de áreas degradas no Vale do Açu, do Rio Grande do Norte. A região vem sendo desmatada para extração de argila, lenha e exploração de minerais.

A estatal está cultivando aproximadamente 65 mil mudas, de espécies nativas como o cajueiro, umbuzeiro, juazeiro e cajarana. O plantio deve ser feito em fevereiro e março.  Além disso, 10 mil mudas de árvores frutíferas já foram plantadas.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador