Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia tem novo recorde do mês

Jornal GGN – O desmatamento da Amazônia tem novo recorde, chegando ao pior índice do mês em cinco anos. Uma área recorde de 877 km² da Amazônia Legal foi desmatado, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Trata-se de um aumento de 5% em comparação ao ano passado, quando também o recorde de desmatamento para o mês de outubro foi atingido na Amazônia Legal, com a devastação de 836 km². Em 2019, por exemplo, a área de desmatamento registrada foi de 555 km².

O monitoramento é feito pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) do INPE, que traz sinais de satélites diários sobre a alteração na cobertura florestal.

A Amazônia Legal contempla 9 estados brasileiros que rodeiam a bacia Amazônica, correspondendo a 61% do território brasileiro, também abrigando a maior parte da população indígena do país, com 24 dos 34 distritos indígenas.

“Mantivemos o mesmo patamar alto de desmatamento na Amazônia neste outubro, mesmo com mais chuvas do que era esperado por causa do fenômeno La Niña. Isso demonstra claramente que as ações atuais do governo não têm efeito prático no chão”, afirmou a diretora do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Ane Alencar.

Os dados hoje divulgados pelo INPE distoam, completamente, da imagem que o governo de Jair Bolsonaro tenta apresentar do Brasil na COP26, em Glasgow, na Escócia. Nos discursos, o governo omitiu os recordes de devastação da região amazônica e do pantanal brasileiro, e chegou a prometer o fim do desmatamento ilegal até 2028.

No governo Bolsonaro, contudo, os índices de desmatamento no país foram os maiores já registrados. E os dados do Deter, nesta sexta-feira, confirmam.

“Nas últimas duas semanas, vimos o governo brasileiro dizer na COP26 que tem o desmatamento sob controle. Mas o Brasil real é o que os satélites mostram. Para cumprir as promessas feitas na Conferência do Clima, o governo precisa fazer mais do que fala. É possível mudar o quadro, mas é preciso agir imediatamente”, completou a diretora.

“O dado do Deter é um lembrete de que o Brasil que circula pelos corredores e pelas salas da COP26, em Glasgow, é o mesmo onde grileiros, madeireiros ilegais e garimpeiros têm licença do governo para destruir a floresta”, afirmou o Observatório do Clima.

Ainda, a entidade lembrou que o governo ainda não divulgou os dados do Prodes anual de 2021, que é o projeto de monitoramento do desmatamento da floresta Amazônica brasileira por satélite, também medido pelo INPE.

Este relatório contempla agosto do ano anterior até julho do ano presente, sendo disponibilizado em novembro. Até o momento, entretanto, o documento não está disponível.

Redação

Redação

Recent Posts

Preços chineses são baixos demais para se preocupar com tarifas

Em feira comercial, visitantes se dizem otimistas com exportações e destacam vantagem competitiva em meio…

29 segundos ago

O desafio real do futuro do Brasil, por Ricardo Berzoini e Guilherme Lacerda

Uma questão que necessita de um olhar mais profundo é a correlação entre o crescimento…

2 horas ago

Câmara dos Deputados homenageia Acampamento Terra Livre

A pedido da deputada federal Célia Xakriabá, o maior evento de articulação indígena no país…

2 horas ago

Moro e Dallagnol deixaram EUA atropelar leis brasileiras em ação contra a Petrobras

Relatório da correição por na Lava Jato narra novos detalhes da ação dos americanos em…

2 horas ago

Manifestantes ‘sequestram’ espírito do cachorro de Milei

Estudante viraliza com vídeo em que diz ter como refém cachorro morto em 2017; político…

2 horas ago

O Direito à Cidade x O Direito ao Futebol, por João Marcus Pires Dias

A triste realidade é que as dinâmicas do neoliberalismo estão tomando conta do mundo do…

4 horas ago