Em um ano, 11 mil km² de Floresta Amazônica foi desmatado

Jornal GGN – A Amazônia Legal teve, em 2019, 11.088 mil km² de área desmatada. Isso representa nove vezes a área do município do Rio. E este é o maior patamar de desmatamento desde 2008. Estes dados foram divulgados pelo Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, nesta segunda-feira, em informações coletadas pela ferramenta Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélite.

Este índice abarca exclusivamente o governo Jair Bolsonaro, já que foi feito entre agosto de 2019 e agosto de 2020.

O Pará concentrou quase metade (46,8%) do desmatamento observado pelo Prodes, seguido por Mato Grosso (15,9%), Amazonas (13,7%), Rondônia (11,4%), Acre (5,9%), Roraima (2,7%), Maranhão (2,6%), Amapá (0,7%) e Tocantins (0,2%).

De acordo com o Observatório do Clima, a taxa do Prodes mostra que o Brasil descumpriu a meta da Política Nacional sobre Mudança do Clima, que define que o país deveria reduzir o índice de desmatamento a um máximo de 3.925 km² em 2020.

São vários os fatores que mostram o desmonte na área ambiental patrocinada pelo governo Bolsonaro. Entre eles, a redução de assentos da sociedade civil no Conselho Nacional de Meio Ambiente, a tomada de autarquias do Ministério do Meio Ambiente por policiais militares, o congelamento do Fundo Amazônia e o apoio de medidas favoráveis à legalização da grilagem e do roubo de terras indígenas não homologadas.

Os dados do Prodes foram apresentados à imprensa pelo vice-presidente Hamilton Mourão, pelo ministro Marcos Pontes e pelo diretor do Inpe, Clézio Marcos de Nardin.

Com informações de O Globo.

Redação

Redação

View Comments

  • '...Conheceis a Verdade. E a Verdade Vos Libertará...' A Amazônia Brasileira (somente a Brasileira. 70% de toda Floresta Amazônica) tem 5.500.000 Km2. Mostra o quanto o Brasil e os Brasileiros são a Vanguarda, o Carro Chefe, os verdadeiros Ambientalistas, muito antes dos Modismos Mundiais. Somos cabeça e não rabo, como tentam nos enganar nestes 90 anos. Somos a Nação a ser seguida e guiar o Planeta, como fazíamos até 1930. Neste ritmo revelado pela própria Matéria, levaremos outros 500 ANOS para utilizar toda a Amazônia. Todos 5 séculos de História Brasileira até aqui. Como estarão as ÁRVORES plantadas e reflorestadas por todo o Brasil daqui há 500 anos? A Indústria do Catastrofismo, do Fatalismo, da Vitimização, da Lesa-Pátria, do Entreguismo, do ViraLatismo acabou. Não adianta mais pregar. Nem mesmo no deserto. 90 anos de farsa acabaram. Ou se mudaram para NY, Paris ou Cemitério da Consolação. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Recent Posts

Onde é mesmo que nós estamos?, por Izaías Almada

O Primeiro de Abril lembra logo o 31 de março... 31 de março de 1964...…

2 minutos ago

Meu poema muito simples para Vinícius Fávero, por Romério Rômulo

Vinícius foi o melhor rapaz que poderia existir. / E agora vai.

24 minutos ago

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica

Filho do ex-presidente e outros réus falsificaram receita de empresa para obter empréstimos; dinheiro foi…

10 horas ago

Carlos Bolsonaro visitou o pai na embaixada, revelam fontes ligadas ao clã

Visitante permaneceu na sede húngara por 38 minutos e chegou ao local no banco traseiro…

11 horas ago

Tesouro Direto registra vendas 16,7% menores em fevereiro

Investimentos no Tesouro Direto totalizam R$ 3,04 bilhões; título indexado à taxa Selic foi o…

12 horas ago

Possível prisão de Bolsonaro pode ser ‘desastre’ para pretensões eleitorais do PL

Para aliados, ministro Moraes trabalha para prender ex-presidente em julho – o que seria desastroso…

13 horas ago