Estudo a OMM revela que aquecimento global avança

Ano de 2016 será o mais quente da história desde revolução industrial, segundo Organização Meteorológica Mundial 
 
 
Jornal GGN – Um novo estudo divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) aponta que 2016 deverá ter as temperaturas mais quentes já registradas na história recente da humanidade, superando os recordes batidos em 2015. 
 
A entidade, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), afirma que este ano a temperatura global terá elevação de 1,2ºC acima dos níveis registrados antes da revolução industrial (que ocorreu entre 1820 e 1840). De acordo com a OMM, as temperaturas registradas entre janeiro e setembro desde ano foi 0,88ºC superior a média vista entre 1961 e 1990, que foi de apenas 14ºC.
 
O fenômeno El Niño, que provoca o aquecimento da temperatura das águas em alguns pontos do Oceano Pacífico, foi indicado como um fator responsável pelo pico de temperatura registrado logo no início de 2016. O aumento de calor no Pacífico ajudou no branqueamento dos recifes de coral, refletindo ainda mais a intensidade da radiação solar e, portanto, elevando o nível da temperatura acima do normal.
 
“Em áreas árticas da Rússia, as temperaturas ficaram 6°C a 7°C acima da média de longo prazo. Em muitas outras regiões árticas e subárticas na Rússia, no Alasca e no noroeste canadense a média foi ultrapassada em pelo menos 3°C”, disse por meio de nota o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.
 
A OMM também alerta que a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera contribuíram para o aumento do calor em 2016, lembrando que no ano passado a concentração média anual de dióxido de carbono em todo o planeta chegou pela primeira vez a 400 partes por milhão.
 
Taalas aponta que o aumento do nível de mar, alterações climáticas, e da frequência de enchentes e de ondas de calor está ligado ligado ao fenômeno do aquecimento planetário, apontando para a necessidade do Acordo de Paris entrar em vigor. Os pontos do Acordo foram debatidos na Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas (COP22), que está sendo realizada desde o dia 7, em Marrakesh, Marrocos.
 
*Com informações da Agência Brasil
 
 
 
Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. OMM,organização mundial da Mentira.

    O aumento de calor no Pacífico ajudou no branqueamento dos recifes de coral, refletindo ainda mais a intensidade da radiação solar e, portanto, elevando o nível da temperatura acima do normal.A entidade, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), afirma que este ano a temperatura global terá elevação de 1,2ºC acima dos níveis registrados antes da revolução industrial (que ocorreu entre 1820 e 1840). De acordo com a OMM, as temperaturas registradas entre janeiro e setembro desde ano foi 0,88ºC superior a média vista entre 1961 e 1990, que foi de apenas 14ºC.

     

    1. “Apenas ” 14°C

      A frase “Apenas ” 14°C mostra um desconhecimento completo do assunto . A média de 14°C é tirada levando-se em conta o equador e os pólos, onde faz com frequencia -50°C, -60°C. Ou seja, na linha do equador  este ” apenas ” 14°C de média mundial significam  42°C, 45°C dependendo da localidade. Um aumento de 0, 1°C ou  0,2 °C na média mundial, dependendo da localidade pode signicicar um aumento de 3°C nos trópicos ou 5°C nos pólos. 

      Em muitos lugares, nos pólos, 5°C a mais podem derreter imensas massas de gelo presas nas geleiras.

    1. Termômetro humano

      O termômetro humano não é confiável, pois poucos graus nem são sentidos para um ser humano, enquanto que para a Terra fazem uma diferença imensa.

      Na Antártica no pólo sul, fez uma média de -50°C ( cinquenta graus negativos ) neste inverno. Um dos invernos mais quentes da história, haja visto que há algumas décadas já foram registrados -88°C ( oitenta e oito graus negativos) e era frequente fazer -70°C ( setenta graus negativos ). Neste caso, seu corpo não notaria o aquecimento global, pois a partir de uma certa temperatura o corpo tem dificuldade entre distinguir um frio maior ou menor.

      Aqui em SP, no inverno fez 12°C em muitas das noites. Parece frio, mas há algumas décadas era comum fazer 0°C e até -3°C. Como isto mudou em décadas, a maioria nem se lembra mais. As mudanças são muito lentas para serem percebidas.

  2. Eco céticos

    Provavelmente os eco céticos de plantão irão negar o artigo, enfurecidos. Mesmo que o cabelo deles esteja pegando fogo, eles irão duvidar do incêndio. Este ano, tivemos ressacas históricas, com inundações em várias cidades do litoral brasileiro. Mas não, dirão, foi apenas uma combinação de maré alta com ressaca, com meteotsunami.

    Talvez venham a acreditar no aquecimento global, depois que cidades costeiras e litorâneas estiverem a uns 60 metros abaixo do nível do mar. Ou talvez nem assim.

    1. E se?

      Digamos que, sim, que o aquecimento global seja mentira, como alega a ultradireita dos EUA.

      Mesmo assim:

      – Ar puro é melhor que ar poluído.

      – Mar limpo é melhor que mar destruído pela poluição.

      – Rio com peixes é melhor do que esgoto a céu aberto.

      – Alimento sem veneno é melhor do que alimento envenenado.

      O ceticismo da direita serve de desculpa para a destruição do meio ambiente.

      Os governos do mundo agem como se não houvesse amanhã. Mas — Renato Russo que me desculpe — há, sim, o amanhã. E nós estaremos nele.

       

       

       

      1. Concordo

        O aumento de CO² é real e pode ser monitorado em vários sites e aplicativos. Até num aparelho que mede os gases do escapamento dos carros, usado por mecânicos para regulagem de motores,é possível ver que a cada ano aumenta 3 ppm ( parte por milhẽo ) de gás carbono na atmosfera, velocidade extremamente alta para algo que não aumentava há milhares de anos. Estamos com 410 ppm. Até a Revolução industrial, 250 anos atrás estávamos com 270 ppm. Até a década de 80 tinhamos 370 ppm. Cada vez aumenta mais rápido, e isto tem algo a ver com termos desmatado 70 % das florestas, e os oceanos estarem se tornando zonas mortas devido à poluição. Não é só o fato de poluirmos o ar com carros, termoeletricas e outras atividades, mas o de destruirmos a biosfera que reciclava este ar.

        A curto prazo, as calotas polares devem derreter, talvez em poucos séculos. Historicamente, sempre que o nível de carbono ultrapassou 500 ppm, as calotas começaram a derreter, e o nível do mar subiu 60 a 80  metros em média. Não vai ser do dia para a noite, mas está previsto para acontecer.

        A longo prazo, 5 ou 6 mil anos, o CO² chegará a 20 mil ppm, ou 30 mil ppm, e levará à extinção por asfixia da humanidade inteira.

        Infelizmente, como a ganância não liga a mínima para as futuras gerações, ninguém noticia um fato que só atingirá a humanidade em séculos.

  3. Aquecimento Global?

    O interessante é que toda reportagem aborda o aquecimento global com dados do hemifério norte nunca do hemisfério sul por que? Porque no hemisfério sul  há um resfriamento. Aqui no Brasil mesmo a temperatura foi a mais baixa de muitos anos, estamos no mês de novembro e em Campinas há previsão de temperatura minima de 13 ºC para o final de semana. Quem tiver mais dados favor postar. 

    1. aquecimento….,

      Caro Marcelo, aqui a discussão é proibida. Os argumentos em contrário não podem ser nem expostos. Em país onde ainda se defeca na água que se bebe, importamos o catastrofismo que interessa aos países industrializados. Importamos discussões que não nos pertence, enquanto aquelas que deveriam ser prioritárias, relegamos. É como as doenças tratáveis, curáveis, tropicais que matam cerca de 10 milhões de pessoas nos países subdesenvolvidos na Asia, Áfreica ou América. Brasil incluido.  Não interessa aos laboratórios de países industrializados o desenvolvimento de remérdios. Não daria o retorno econômico espetacular que almejam. E nem a discussão espetacular que doenças de país desenvolvido proporciona. Salvar a Humanidade. É o objetivo, dizem. Mas depende de qual “Humanidade” estamos falando?!  

  4. eu estive em minas geriais,

    eu estive em minas geriais, lá na rota de produção de malhas, em jacutinga. comprei peças mais leves.. e me arrependi muito. a região onde moro é muito fria no inverno e o verão é ameno. mas esse ano o inverno foi muito  mais rigoroso. e eu não podia apostar que fosse esfriar tanto…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador