Como implantar uma governança climática integrada, participativa e eficaz, visando reverter o aquecimento global e acelerar uma nova economia inclusiva e regenerativa no Brasil, com a necessária adaptação das cidades e territórios às novas realidades impostas pelo atual contexto?
Como envolver a população na tomada de decisões e nas ações necessárias para evitar os piores cenários traçados por pesquisadores da área?
Para discutir estas questões, convidamos:
Fabiana Couto, que é bióloga e mestre em Ecologia e Conservação pela UFMG, doutora em Clima e Ambiente pelo INPA e pós-doutora em Economia dos Recursos Naturais pela UFV. É coordenadora-executiva adjunta regional Nordeste do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) e entusiasta das causas ambientais e climáticas, tem atuado como consultora para grandes organizações climáticas como Instituto Clima e Sociedade, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Climainfo e Centro Brasil no Clima, principalmente nas temáticas de mitigação e adaptação às mudanças do clima com enfoque em transição energética, sequestro de carbono, além de gestão, sustentabilidade e conservação ambiental.
Irene Carniatto é pós-doutora em Educação, coordenadora da Câmara Temática de Educação Ambiental Climática do FBMC, do Resilience Climate International Research Network (RIPERC). É professora de pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
Jarê Pinagé é biólogo, diretor executivo do Engajamundo (Relações Governamentais e Advocacy) e coordenador do Miriã Mahsã (Coletivo de Indígenas LGBTQIA+ do Amazonas). Coordena também a Câmara Juventude Pelo Clima do FBMC Linda Murasawa é graduada em Ciências da Computação pelo ITA, com especialização em Liderança em Sustentabilidade pela Universidade de Cambridge; Atua como consultora com foco no mercado financeiro e coordena a Câmara de Finanças Sustentáveis do FBMC.
Luciana Nunes é jornalista com MBA em Economia Circular.Comunicadora com compromisso socioambiental, cultura, arte e inovação. Atualmente coordena a comunicação do FBMC e a Câmara Temática da COP30; Sérgio Xavier é jornalista, ativista socioambiental, criador dos Labs de Economia Regenerativa e Inclusiva do Arquipélago de Fernando de Noronha e da Caatinga-Rio São Francisco. É coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima – FBMC e integrante do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima – CIM, estrutura do sistema de Governança Climática Nacional.
Sonia Dias é especialista global em resíduos da rede internacional Mulheres no Trabalho Informal Globalizando e Organizando, WIEGO (em inglês) é doutora em Ciências Políticas, especialista em resíduos sólidos. Trabalha entre outros temas com gênero e saúde da mulher, mudanças climáticas, economia circular e Transição Justa.
O âncora deste programa será Pedro Jacobi, membro da FADS, sociólogo, mestre em Planejamento Urbano, doutor em Sociologia e livre docente em Educação. Professor titular sênior do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental/Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (PROCAM/IEE/USP). É presidente do Conselho do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, América do Sul.
Anote aí – Fala FADS “Governança climática: oportunidades e desafios / FBMC” nesta quarta-feira, 31 de julho, a partir das 18 horas, na TV GGN.
Para saber mais sobre a FADS, acesse nossos perfis https://www.facebook.com/falafads e https://www.instagram.com/fads.br. Veja todos os debates Fala FADS que já produzimos por meio da playlist https://www.youtube.com/playlist?list=PLZUPpD2EGpfqa-G493yxOw2VVfQ1G5idO.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.