Focos de tensão por terras indígenas

Programa abordará principais conflitos pelo direito de posse em TIs no Brasil

Do Brasilianas.org

O programa Brasilianas.org de segunda-feira (10), às 20h, na TV Brasil, discutirá os recentes conflitos relacionados à ocupação de terras indígenas. No final de maio, o índio terena Oziel Gabriel foi morto em Sidrolândia (MS) durante ação de despejo na Fazenda Buriti, reconhecida como Terra Indígena pela Funai desde 1993.

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUAS PERGUNTAS, que poderão ser lidas ao vivo, durante o programa.

O aumento da tensão entre produtores e terenas obrigou o governo a enviar tropas da Força Nacional à região para evitar novos confrontos, no início de junho.

Concomitante a esse evento, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, realizava em Brasília reunião entre representantes do governo e 144 indígenas majoritariamente do povo Munduruku, por conta da ocupação do principal canteiro de obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, no estado do Pará.

E, no Paraná, índios da etnia Kaingang ocupavam a sede do Diretório Estadual do PT em Curitiba em manifestação contra a determinação da chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que retirou o poder da Fundação Nacional do Índio (Funai) de dar continuidade a 11 processos de delimitação de terras no estado. O grupo só deixou a sede do Partido dos Trabalhadores, após marcada audiência para dia 11 de junho, com a ministra Chefe da Casa Civil e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso.

Para discutir as possibilidades de diálogo entre produtores rurais e comunidades indígenas, afim de que os conflitos relatados acima sejam solucionados da melhor forma possível para ambas as partes convidamos para essa edição do Brasilianas.org, apresentado pelo jornalista Luis Nassif, são o deputado Nilson Leitão (PSDB-MS), Presidente da subcomissão de demarcação de terras indígenas da Câmara e Lucia Helena Rangel, Doutora em Antropologia pela PUC-SP e também assessora do Conselho Indigenista Missionário.

Foto Reprodução Facebook – Filho de Oziel Gabriel ao saber da morte do pai, durante operação de reintegração de posse da Fazenda Buriti/Sidrolândia (MS)

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador