Giro GGN Queimadas: A situação do Brasil em dados do Inpe

O Brasil mostra um recuo importante no número de focos de incêndio: caiu de 2.176 para 569 focos, ou 74% menos.

Jornal GGN – Segundo dados do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais eis um panorama das queimadas pelo país. O Inpe fornece dados coletados por satélites e são disponibilizados diariamente. Veja as tabelas a seguir.

O Brasil mostra, na tabela abaixo, um recuo importante no número de focos de incêndio: caiu de 2.176 para 569 focos, ou 74% menos. Argentina apresentou o mesmo recuo. Vamos ver se esse recuo ajuda na solução total do problema que assola o continente. Bolívia também recuou fortemente, caindo de 1.825 focos para 17 e Chile apresentou um salto inverso, subindo 1.800%, mesmo apresentando poucos focos, de 1 para 19.

A comparação entre estados nos últimos cinco meses aponta para um volume muito grande de focos nos primeiros dias de outubro. A Bahia foi o estado que mais sofreu nesses 11 dias de outubro.

Um recuo importante é observado no dia 11 de outubro. A maioria dos estados apresentou recuo no número de focos. Pernambuco, por outro lado, entrou no radar, com aumento expressivo mesmo estando com 15 focos.

Situação dos municípios em comparações feitas nos últimos cinco meses. Corumbá é o que mais focos apresentou em outubro, mesmo sendo inferior ao observado em agosto. Cocos, na Bahia, teve um início de outubro muito tumultuado mas, como pode ser observado na tabela seguinte, recuo significativo no dia 11.

Nos últimos cinco dias, Cocos saiu do radar de excesso de focos de incêndio. Se o problema na região foi resolvido só saberemos nos dias seguintes.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador