Governo de Minas decreta situação de emergência na região do Rio Doce

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Da Agência Brasil

O governo de Minas Gerais decretou nesta terça (17) situação de emergência na região da Bacia do Rio Doce e nas cidades afetados pelo rompimento das barragens da Mineradora Samarco, em Mariana, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP Billinton.

A situação de emergência vai durar pelos próximos 180 dias. A medida envolve 202 cidades mineiras. Também fazem parte da bacia outros 26 municípios do Espírito Santo. Desde o dia 5, quando houve o rompimento da barragem, uma onda de lama percorre o Rio Doce, impedindo a captação de água e prejudicando o ecossistema da região.

E nota, o governo mineiro informou que uma das principais consequências do rompimento da barragem é o comprometimento da qualidade das águas da Bacia do Rio Doce. “De acordo com parecer apresentado pelo Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam), estima-se que a situação deve perdurar por aproximadamente 30 dias”, acrescentou a nota.

A situação de emergência, que ainda precisa ser reconhecida pelo governo federal, permite às cidades atingidas condições especiais, entre elas a realização de compras sem o processo de licitação. Também é por meio do decreto que os municípios podem ter acesso a recursos estaduais e federais.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. DIZEM QUE  BRASILEIRO SO

    DIZEM QUE  BRASILEIRO SO FECHA  AS PORTAS  DEPOIS DE  ROUBADO.  É  VERO  

    Olhem que  ja  foi denunciado que  existem   mais  29   represas  em piores condiçoes  do  que  a  de  Mariana, O que  fizeram para ir  fiscalizar  antes  que  novos  desastres  aconteçam? Quem  se movimentou  para  impedir  quais  os governos  que tem  essas   barragens que  ja tomaram  providencias  para  embargar  o quanto  antes  as  empresas  a  que   pertencem  essas barragens. PORQUE O MINISTERIO PUBLICO,  FEDERAL E ESTAUDAL. ASSIM COMO O  IBAMA   que  andou perseguindo o governo  nao tomaram  ja providencias. 

  2. O GOVERNO?!?!?!?!
    O

    O GOVERNO?!?!?!?!

    O “agenciabrasil” eh tao tucano que nao pode dizer que “O GOVERNO” de Minas eh o de um governador petista???

    Ou voces acham que um governador Aecio seria chamado de “O GOVERNO”????

    AgenciaBrasil, vai enfiar seu “governo de Minas” no olho do rabo, ok?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador