Governo quer entregar a Samarco os custos com o desastre em Minas Gerais

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O governo da presidente Dilma Rousseff (PT) pretende delegar à mineradora Samarco e suas controladoras os custos para recuperar as regiões afetadas pelo rompimento de barragens na região de Mariana, em Minas Gerais. Segundo informações da Folha, Dilma teria dito a aliados que não é “papel do governo federal assumir as despesas de uma tragédia causada por empresas privadas”.

“O ministro da Casa Civil vai organizar uma reunião, que deve acontecer ainda esta semana, com representantes da mineradora e da Defesa Civil, além do Ministério da Integração Nacional, para discutir, principalmente, os gastos com abastecimento de água nas cidades atingidas pela lama”, escreveu a Folha.

A ideia é que as prefeituras apresentem as faturas com gastos para abastecimento de água e a Samarco assuma as despesas. Auxiliares de Dilma teriam dito ao jornal que a mineradora não tem se recusado a prestar ajuda na região. 

Ainda nesta quarta (11), a ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, disse que o governo estava analisando aplicação de multa contra as empresas. “Se couber a aplicação de multa por parte do órgão federal, nós aplicaremos e seremos rígidos. Vai ter punição, tem de ter a penalização brasileira restaurar ambientalmente, terá de fazer, mas teremos de entender todo o processo e não tive as informações ainda do licenciamento ambiental”, afirmou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A santa ironia nossa de cada dia

    Do Facebook do jornalista João Franzin:

    MARINA ME COMOVE
    Sua atuação (com lama até o pescoço), ajudando os flagelados de Mariana, chega a me comover. Também aplaudo, com entusiasmo, sua corajosa tomada de posição contra a Samarco, cujo acidente matou gente, poluiu rios e devastou o meio ambiente. Rede – ainda acabo assinando a ficha, Marcos Perioto….

  2. Seria bom se acontecesse de verdade

    Seria bom se isto chegasse a alguma conclusão, entretanto, com o nosso Judiciário Protelatório até a Prescrição, creio que vai ser outra boate Kiss : Não vai dar em nada.

    Enquanto as protelações ocorrerem, a mineradora vai dar um sitiozinho para cada família afetada em uma área longe do vale, uma camiote, uns “dois conto” pra cada um, e um emprego para as famílias dos vitimados. Depois disso, ninguém vai querer processar a empresa.

    O MP por sua vez vai deixar disso, uma vez que logo logo a lama vai correr para o mar e os rios voltarão a ficar limpos e os políticos e juízes da irmandade vão pressionar pois o financiador está sob ameaça.

    E no fim da história, a mineradora vai continuar minerando, com um tanque de armazenamento novinho em folha.

  3. A Vale foi privadoada por uma

    A Vale foi privadoada por uma fração de seu valor, já deu lucro de montão para o beneficiários da privadoação e agora causou este desastre cujos prejuízos são gigantescos para o Brasil, não só na questão financeira, mas principalmente na ambiental. Devia é ser reestatizada sem que o estado pagasse nada por ela em função disso tudo.

  4. O governo tem a obrigaçao de

    O governo tem a obrigaçao de  fazer  a  SAMARCO  pagar  pelos  prejuizos  e  nao  esta  fazendo  favor  a  ninguem, E  olhe  que  o  governo estadual tambem  tem  obrigaçao  porque o crime  é  ambiental.  colorama  na  represa uma capacidade muito alem do que  ela  supórtaria  e deu no que  deu. Lembro tambem que  o  Espirito Santo tambem  atingido  deve  mover  açoes  de indenizaçao  contra a  samarco.  e os  governos atraves de  seus  orgaos de  preservaçao do meio  ambiente  multar a  Samarco  

  5. GGN  UMA  PERGUNTA  –  

    GGN  UMA  PERGUNTA  –    QUANDO FAÇO MEUS  COMENTARIOS E  NAO  VEJO  SE  ESTOU LOGADO NO  SITE,. EU  PERCO  O  QUE  ESCREVI?  ALGUEM PODE ME  RESPONDER,  porque  tenho  visto que o comentario desaparece  e  nao sei  como recupera-lo

    1. Nao.  Eh so apertar “back” do

      Nao.  Eh so apertar “back” do browser.  Dependendo do computador, a maioria salva os seus comentarios.  Em ipads e a maioria dos tablets nao funciona porque quando voce deixa um tab pra ir pro outro todo o conteudo (seu e do site) se perde.

      Nao disse que browser esta usando e que tipo de computador, tem que especificar pra alguem ter mais detalhes.  Acontece o tempo todo comigo:  todo mundo ve o video na tela deles exceto eu (Windows 8.1, Chrome)

  6. Reparações

    A empresa responsável deve arcar com todos – TODOS – os prejuizos causados Comecemos pensando em uma indenização digna para as famílias de mortos e desaparecidos.  Depois,uma ajuda mensal imediata para os que tiveram suas casas destruidas ou avariadas, muito superior ao ridículo salário-mínimo sugerido.  A seguir, indenização para os que tiveram suas terras cobertas pelos resíduos, e que não poderão cultivá-las nos próximos 4 ou 5 mil anos. As prefeituras afetadas, os Estados e a União também não podem cobrar dos contribuintes os gastos provocados pela  barragem. Creio que seria de bom alvitre bloquear uns 10 bilhões de reais da Samarco e criar uma comissão, integrada por representantes de todas as áreas envolvidas, inclusive da empresa, para gerenciar a aplicação do dinheiro. O que sobrasse, é claro, seria devolvido. Se faltasse… Uma ação desse tipo evitaria a ruptura de barragens por um bom tempo.

  7. Esse governo é uma piada de

    Esse governo é uma piada de mal gosto.

    A reportagem é feita com o que ela supostamente disse nos bastidores.

    Ela não tem coragem de dizer isso a público por qual motivo?

    Coração Valente ou Coração Covarde?

    Dar murro na mesa com subordinado é fácil. Quero ver com quem lhe paga as contas de campanha e tem imenso poder econômico.

    Dilma ganhará medalha de Funcionária do ano da Vale.

    Aliás, na campanha de 2014 ela soltou meme na internet dizendo que a produção de ferro foi recorde, com um simbolo da Vale. Por aí se vê, quando uma candidata-presidenta exalta recorde de produção de empresa privada, sabemos que o locus do poder e do governo realmente não está na política, mas na economia.

     

  8. E as mortes? Não há um

    E as mortes? Não há um processo criminal? Quando o petróleo foi derramado no mar morreram peixes, e agora quando a lama é despejada e morrem pessoas fica por isso mesmo? As multinacionais não têm rosto e nem responsabilidade? Pertencem aos “investidores estrangeiros”??? Parece que isso tudo é um maquineismo sem fim! Em nome de uma suposta democracia fazem golpes de estado pelo planeta inteiro e o estado, consequentemente o povo, perdem seus direitos; o mundo fica na mão de investidores estrangeiros sem cara e nem coração! 

  9. tragedia rio doce
    Minha timeline esta cada vez mais lotada com noticias e relatos sobre a tragedia da ruptura da barragem em Mariana e sobre a lama que vai se alastrando sobre o leito do Rio Doce. No entanto, ainda acho pequeno todo esse movimento por toda a seriedade da questao que eh complexa.  Primeiro e o mais serio de todos problemas sobre o desastre ambienal: morreram pelo menos 30 pessoas. Isso eh uma coisa que Não da pra voltar atras. Alem tem todo um lugarejo que foi destruido e pessoas que perderam casa e a referencia. Isso sao coisas que a gente dificilmente consegue estimar ou medir.  Mas queria abordar a outra situacao em mais detalhes: a lama que vai seguindo o Rio Doce. Geograficamente conteztualiando, o rio doce dah nome a uma regiao com topografia acidentada na regiao central e leste de minas e no Espírito Santo. O vale do rio doce deu nome inicial a segunda maior empresa brasileira, Vale do Rio Doce que hj se chama apenas Vale. ( Por ironia do destino, so pra constar a barragem que rompeu era da Samarco, controlada pela Vale).  O Rio Doce hj passa por aquilo que o povo chama da tempestaste perfeita: pouco agua pela diminuicao da vazao em toda a sua bacia e enorme concentracao de rejeitos de mineracao pela ruptura da barragem. Em suma, tem muita poluicao pra pouquissima agua. O Rio Doce ta tao seco quea sua agua não se encontra mais com o oceano, como deveria acontecer lah em Linhares-ES.   Algumas razoes existem para a reducao na vazao, e duas causas mais prejudiciais podem ser lembradas : o fenomeno El Niño que reduz a quantidade pluviometrica de chuvas ( que Talvez esteja sendo intesificada pelo aquecimento global) e a falta de manejo ambiental ao longo da bacia. Por manejo ambiental inadequado digo que mineradoras (localizadas no quadrilatero ferrifero, na cabeceira de varios afluentes do Rio Doce) e os produtores rurais distribuidos por toda a bacia não cuidam bem de sua terra do ponto de vista ambiental.  Pelo lado da agricultura, tem muito eucalipto na regiao que cria um processo de retencao de agua. Pelo lado da pecuaria, tem muito gado que faz a compactacao do solo e que não permite que a agua nao se infiltrem no solo. Alem do Mais, as nascetes dos rios da bacia do Rio Doce não sao presevadas, Não sei se eh por ganacia ou msm falta de conhecimento, mas o problema existe e eh grave. As Margens dos rios não tem as matas ciliares que protegem o assoareamento do rio. As encontas de morro Não tem vegetacao adequadas para evitar a erosao e vocorocas que levam a Mais assoreamento.  Como Vcs podem ver a questao eh seria e complexa. S’eria pq envolve a morte de pessoas, a destruicao de lares, e a Falta de agua potavel para cidades ( como Governador Valadares e Colatina).  Complexa pq envolve varios fatores que sao causadas por multiplos agentes. Dentre os agentes tem-se a mineradora que não cuidou direito da barragem ( assim como o governo que foi negligente). Ainda tem os produtores rurais que sao milhares. A solucao a longo prazo passa por muitas coisas que de bate pronto não consigo precisar agora. Mas por um lado tem a sociedade ( digo nos, as pessoas) que precisa mudar. Primeiro pq precisamos fiscalizar por nos mesmos tudo quanto possivel, e ao mesmot tb lembrando que a maioria dos produtores rurais sao pessoas simples, que trabalham arduamente pra sustentar, mas que ao mesmo tempo não tem toda a educacao e conhecimento adequado pra realizar o correto manejo ambiental da terra. Uma dica valiosa: Melhorar a educacao ajuda em muito a melhorar toda essa questao. Quanto mais as pessoas entederem, e claramente tomar juizo que sao elas os agentes da destruicao (nao de toda a destruicao, mas que a sua acao agrava o problema), espero que acoes sejam tomadas nesse sentido.  Existe por outro lado o governo que ateh agora não Deu as caras no leste mineiro . Por exemplo, alguem viu a dilma passar por lah pra mostrar pra todos os agentes publicos que ela assume a responsabilidade pela correcao dessa tragedia e ao mesmo tempo cobrar as providencias de todos os responsaveis? Se ela quer ser a lider, agora eh a melhor hora de mostrar a sua lideranca. Infelizmente, pode ser que a lama chegue ao mar, Mais rapido do que a dilma apareca por la. Algumas pessoas ainda podem achar que o caso do Rio Doce embora pode parecer limitado para todo o Brasil, mas ele tem uma importancia tremenda. Serve como exemplo para que outras tragedias no futuro em outras localidades possam ser evitadas.  

  10. Esclarecimentos

    Tudo bem, porém eh importante esclarecer apenas algumas dúvidas: a multa vai ser aplicada na ajuda e na solução dos problemas e nos impactos gerados? Senão onde o dinheiro será aplicado? Temos como acompanhar como e onde será aplicado o montante proveniente dessa multa?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador