IPEA lança livro sobre Mudanças Climáticas

IPEA lança livro e análise sobre Mudanças Climáticas – É possível baixar e ler

http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=10188&catid=1&Itemid=7

http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_mudancadoclima.pdf

29/08/2011 12:50
Mudança climática é tema de livro que Ipea lançará

Apresentação da obra ocorre hoje, às 14h, em Brasília, e terá a presença do ministro Aloizio Mercadante.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança nesta segunda-feira, às 14h, o livro Mudança do clima no Brasil: aspectos econômicos, sociais e regulatórios. O evento, na sede do Instituto (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Ed. BNDES/Ipea, auditório do subsolo), contará com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e de representantes dos ministérios do Meio Ambiente e de Relações Exteriores. Também estarão na mesa de abertura os diretores do Ipea Francisco de Assis Costa e Carlos Fernandes da Silveira.

Em seguida, os capítulos do livro serão detalhados em três apresentações: Aspectos regulatórios e sociais das mudanças climáticas no Brasil, As mudanças climáticas nos diversos setores da economia brasileira, e O Brasil e as negociações internacionais sobre mudanças climáticas. Uma exposição geral sobre a obra será realizada pelos editores Ronaldo Seroa da Mota, Jorge Hargrave, Gustavo Luedemann e Maria Bernadete Sarmiento Gutierrez, todos técnicos de planejamento e pesquisa do Ipea.

Em 437 páginas, o livro traz um debate amplo e extremamente atual sobre as mudanças climáticas e as políticas públicas e ações brasileiras correspondentes a esse fenômeno. O lançamento terá transmissão ao vivo pelo Portal Ipea (www.ipea.gov.br). Após a apresentação, a obra ficará disponível no mesmo portal, na seção de Publicações/Livros.

Acesse a íntegra do livro Mudança do Clima no Brasil: aspectos econômicos, sociais e regulatórios

http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=10150&catid=1&Itemid=7

http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/110829_comunicadoipea109.pdf

25/08/2011 20:45
Comunicado analisa decisões de conferências climáticas

Estudo que será divulgado nesta segunda traz implicações do Acordo de Copenhague e do encontro de Cancun

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta segunda-feira (29), às 10h30, o Comunicado do Ipea nº 109 – O Acordo de Copenhague e as decisões de Cancun no contexto da convenção do clima. O estudo será apresentado na sede do Instituto, em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES/Ipea, subsolo) e terá transmissão on-line pelo sítio www.ipea.gov.br.

O Comunicado traz análise sobre os principais resultados das ultimas duas Conferências das Partes das Nações Unidas para Mudança do Clima, Copenhague e Cancun. A pesquisa trata, com especial atenção, das metas apresentadas no Acordo de Copenhague e confirmadas em Cancun, levantando um debate sobre suas implicações para as negociações futuras e sua contribuição para o compromisso de limitação do aumento da temperatura global entre 1,5°C e 2,0°C.

O estudo faz parte do livro Mudança do Clima no Brasil: aspectos econômicos, sociais e regulatórios, uma publicação do Ipea que será lançada no mesmo dia e local, em seminário que ocorrerá às 14h, com a participação de diversos dos autores.

Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 109

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador