Lama tem concentração de metais muito acima do normal

Jornal GGN – Amostras coletadas cerca de 300 quilômetros depois do distrito de Bento Rodrigues, local do rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, revelam concentrações muito acima do normal de metais como ferro, alumínio e manganês.

Segundo o Serviço de Água e Esgoto de Governador Valadares (MG), a água coletada tem um índice de ferro de 1.366.66% acima do tolerávle para tratamento. Entretanto, servidores da prefeitura dizem que não têm condições técnicas de verificar a ocorrência de materiais pesados, como arsênio, antimônio e chumbo, aguardam análises da Copasa e de dois laboratórios.

Para o infectologista da USP Anthony Wong, a concentração de manganês é a mais preocupante. “Pode provocar alterações nas contrações musculares, problemas ósseos, intestinais e agravar distúrbios cardíacos”. Ele acredita que a Samarco já deveria ter tornado públicas as análises de qualidade da água.

Enviado por Leo V

Do R7
 
Lama contaminada tem concentração de metais até 1.300.000%  acima do normal
 
Quantidade alta de manganês pode provocar danos graves à saúde, alerta infectologista da USP

O rompimento de duas barragens da Samarco em Mariana, na região central de Minas, começa a ganhar números que dão a dimensão da catástrofe ambiental. Amostras da enxurrada de lama que foram coletadas cerca de 300 km depois do distrito de Bento Rodrigues apontam concentrações absurdas de metais como ferro, manganês e alumínio.

A água coletada pelo SAAE (Serviço de Água e Esgoto) de Valadares aponta um índice de ferro 1.366.666% acima do tolerável para tratamento – um milhão e trezentos mil por cento além do recomendado, segundo relatório enviado à reportagem do R7. Os níveis de manganês, metal tóxico, superam o tolerável em 118.000%, enquanto o alumínio estava presente com concentração 645.000% maior do que o possível para tratamento e distribuição aos moradores. As alterações foram sentidas a partir de 8h, enquanto o pico de lama tóxica ocorreu às 14h no rio Doce. 

Servidores da prefeitura esclarecem que não têm condições técnicas de verificar a ocorrência de materiais pesados (como arsênio, antimônio e chumbo, normalmente presentes em rejeitos que contêm ferro), e por isso aguardam análises da Copasa e de dois laboratórios para detalhar a situação.

A quantidade de manganês presente na água em quantidade adequada para tratamento é – 0,1 mg, mas os técnicos encontraram 29,3 mg pela manhã e 118 mg (1.180 vezes acima) durante a cheia da tarde. O alumínio aparece com 0,1 mg, mas estava disponível em 13,7 mg e 64,5 mg, respectivamente (6.450 vezes superior). A concentração tolerada de ferro é 0,03 mg, mas as amostras continham 133 mg e 410 mg. O nível de turbidez regular é 1000 uT, mas chegou a 80 mil uT na passagem da enchente. 

Manganês traz riscos

Segundo o chefe do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da USP, Anthony Wong, a concentração mais preocupante é do manganês.

— É um metal tóxico que, por ser mais pesado, devia estar depositado no fundo. Pode provocar alterações nas contrações musculares, problemas ósseos, intestinais e agravar distúrbios cardíacos. O alumínio não traz riscos para a população em geral, mas nestas quantidades pode trazer riscos para diabéticos, pessoas com tumores ou problemas renais crônicos. O organismo mais ácido absorve mais alumínio. Já o ferro não é considerado tóxico.

O infectologista destaca que a Samarco já deveria ter tornado públicas as análises de qualidade da água, principalmente em relação aos metais pesados, que podem trazer consequências mais graves – já se passaram seis dias do desastre enquanto Vale e Samarco não apresentaram nenhum estudo das amostras coletadas.

— Dentro de 48 horas já deveriam ter divulgado, as equipes de socorro e sobreviventes tiveram contato [com essa água]. Metais pesados como chumbo, arsênio e antimônio costumam acompanhar o ferro, mais raramente o níquel.

A preocupação com os riscos de elementos pesados é compartilhada por Ricardo Valory, diretor geral do IBIO-AGB Doce (Instituto Bioatlântica).

— A dúvida é sobre a composição real da lama, se tem metal pesado. A Samarco afirma que não, mas de qualquer maneira temos que aguardar os laudos oficiais.

Samarco ainda não respondeu

A reportagem do R7 questionou a Samarco diversas vezes na segunda (9) e terça (10) sobre os estudos das amostras coletadas pela própria empresa e sobre os resultados do SAAE, mas ainda não obteve respostas. Em comunicados no site e em entrevistas de executivos desde o dia do rompimento, a mineradora, que é controlada pela Vale e pela BHP, reforçou que a enchente de lama não continha rejeitos tóxicos para seres humanos, apenas material inerte em compostos de areia. 

Por causa destes níveis de contaminação, o tratamento de água foi suspenso em Governador Valadares há três dias e a partir de hoje pode faltar água para 800 mil habitantes em nove cidades em Minas e no Espírito Santo. A prefeitura decretou situação de calamidade pública.

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para quem vai a conta?

    Samarco = Vale + BHP.

    É só ver o histórico das duas e cair na real: não poderia ser diferente, o desastre ambiental era iminente. Tudo muito bem camuflado debaixo da “miraculosa” certificação e de meia dúzia de “prêmios” recebidos.

    E a sociedade passa o recibo: somos uns otários!

  2. Ate parece que eu nao disse

    Ate parece que eu nao disse isso poucos dias atraz, nao eh?

    Nao eh so que eh toxico nao, se fosse tava otimo.  Eh que a fiscalizacao inexiste tambem, e vai acontecer de novo e de novo.

  3. Os números são bons para alguns esclarecimentos

    Se me permitem repetir comentário.

    Como não peguei autorização de quem fez as contas para citá-lo, seguem apenas elas:

    O Brasil tem quase 50 milhões de automóveis registrados. Se o peso médio de um veículo for 1200 kg, a frota de automóveis brasileira deve pesar algo como 60 milhões de toneladas.

    Bem, a Samarco informou que vazaram 62 milhões de metros cúbicos de lama. Considerando que esta lama deve pesar cerca de 1050 kg/m³, o peso do que vazou deve ser da ordem de 65 milhões de toneladas, ou seja, um pouco mais que o peso de TODA a frota nacional de automóveis.

    Agora parem para pensar: este foi o peso que a Samarco fez passar por cima de Bento Rodrigues. Foi como se todos os automóveis do Brasil passassem sobre o povoado em algumas poucas horas. Vejam bem, não é pelo povoado. É sobre o povoado. Sobre as casas, sobre as pessoas, sobre os animais, sobre 300 anos de história.

    1. Eh dificil acreditar que vai

      Eh dificil acreditar que vai chegar a algum lugar aceitavel.  Ate agora, as “indenizacoes” se reduziram a UM salario MINIMO por mes pros sobreviventes, que eh um punhadinho de gente.  So que centenas de cidades rio abaixo estao com a agua envenenada por decadas.

      Nao eh bom sinal.

    2. Leia  o factóide com

      Leia  o factóide com atenção.

      O papagaio do vizinho disse pro jornalista que ela disse…

      O fato é: a presidente da república não veio a público cobrar as empresas, nem colocou a AGU para aciona-las na Justiça.

      Dilma é boa funcionária.

  4. Tudo o que foi despejado deve

    Tudo o que foi despejado deve ser retirado com tratores e caminhões e colocado nas portas das matrizes das empresas criminosas e da Vale. Se não couber, o restante deve ser colocado nos quintais (jardins) dos donos das empresas e de todos os acionistas. Se, mesmo assim, ainda sobrar lama, deve ser depositada nos apartamentos e nas fazendas de FHC. O MP deve ser instado a providenciar a medida judicial contendo a ordem com esse teor.

    1. Porque são advogados!
      O MP trabalha para que as indenizações sejam mínimas, sempre.

      Porque eles concordam com a tese do enriquecimento indevido.
      Porque são advogados!

  5. Que curioso….
    O engraçado é que divulgaram apenas os metais não tóxicos.

    Não vou falar mais sobre este assunto. Vou deixar para os ambientalistas.
    Eles é que entendem do assunto, pelo menos é o que dizem.

  6. A TRAGÉDIA PODE SER MAIOR

    TERCEIRA BARREIRA DE MARIANA ESTÁ TRINCADA

    ituiutabanews | 11/11/2015

    Péssima notícia. A terceira barragem de Mariana teve barreira de sustentação trincada. O volume de lama lá é infinitamente maior do que o que desceu até agora. se romper, Minas Gerais está ferrada. Rezemos muito! Buscas foram suspensas agora em Mariana, pessoal sendo retirado de lá sob risco de novo acidente.

    http://ituiutabanews.com.br/renne/casa-e-decoracao/receitas/minas-gerais/a-tragedia-pode-ser-maior-terceira-barreira-de-mariana-esta-trincada/

  7. Piada ecológica.

    Piada ecológica.

    O IBAMA pretende multar a SAMARCO em R$ 100 milhões.

    É incrível como o IBAMA, em poucos dias, foi capaz de avaliar o prejuízo ambiental e fechar a conta nessa merreca.

    A merreca é menos da metade daquelas que a Mega-sena da Virada tem pago nos últimos anos.

    O IBAMA, às vésperas de 2016, resolveu premiar a SAMARCO?

    Se bem entendi, pela Lei 12.334/2010 – regulamentadora da Política Nacional de Segurança de Barragens –, o IBAMA é um dos órgãos responsáveis pela fiscalização de barragens.

    [http://www.ibram.org.br/sites/1300/1382/00005314.pdf]

    [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12334.htm]

    Ou será que entendi mal?

     

    1. porque da merreca

      È devido a uma lei federal que sempre bloqueiam sua revisão na camara dos deputados que recebe mesada de mineiradoras, contrutoras, exploradoras de petroleo etc e tal que extipula que a multa máxima para crimes ambientais é 50 milhões de reais.

  8. evoluçao …

    .. tudo na vida evolui ainda mais em duas empresas que perseguem o LUCRO com lupa.

     

    o que falta para criar um agregado desse material para reuso como materia prima  ??  

    falta de pesquisadores,

    falta de mercado,

    preguiça,

    desinteresse,

    simplificaçao de processo,

    reduçao de custos,

    ordens superiores   ….. ??

  9. Por gentileza, esses dados

    Por gentileza, esses dados com relação aos níveis toleráveis de metal pesado e as taxas,  foram retirados da onde?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador