Leonardo DiCaprio e seus abismos, por Fábio de Oliveira Ribeiro

 

Em seu belo discurso na ONU em setembro deste ano, o ator norte-americano https://www.youtube.com/watch?v=vTyLSr_VCcg alerta o mundo para os efeitos da mudança climática. Segundo ele diversas catástrofes provam que o aquecimento global precisa ser combatido, caso contrário a humanidade pagará o preço.

Impossível não admirar o desempenho do cidadão preocupado Leonardo DiCaprio na ONU. O alerta que ele deu, porém, parece estar relacionado justamente ao modo de vida que ele leva. Há décadas DiCaprio cruza os ares, os continentes e os mares em aviões, barcos e carros que queima combustível fóssil. O glamour da vida que ele leva é ecologicamente destrutivo quer porque ele polui e consome produtos cuja fabricação causa poluição, quer porque ele é um paradigma, um modelo para centenas de milhões de norte-americanos, europeus, japoneses, chineses, russos, árabes e africanos que tem o mesmo padrão de renda que ele.

Se o clima está sendo modificado, se a humanidade corre realmente o risco de ficar atolada em pilhas de lixo tóxico, a responsabilidade maior não é dos ricos e sim dos pobres. Enquanto os atores milionários levam suas vidas antiecológicas e cheias de glamour, bilhões de seres humanos pobres consomem as imagens que produzidas e divulgadas pela mídia e discursos como o que Leonardo DiCaprio proferiu na ONU.

Há um evidente abismo entre os filmes e a realidade. Abismo semelhante existe entre os discursos engajados e as práticas cotidianas. O ideal representado por José Alberto Mujica Cordano, o presidente uruguaio pobre que governa honestamente em benefício dos pobres, não é a regra. Em geral a hipocrisia domina a cena artística e política. Quantos são os diplomatas da ONU que não aceitam presentes das multinacionais poluidoras, quantos deles gostam de meditar sobre ecologia enquanto são transportados por aviões que poluem a atmosfera?

O discurso do ator da ONU é semelhante ao argumento do filme Inception (2010). No filme, a função do protagonista representado por Leonardo DiCaprio é enfiar uma idéia na cabeça de um empresário. Para fazer isto ele precisa vencer várias barreiras e tem que correr vários riscos. A mensagem é simples, mas não foi criada pelo protagonista.  Dom Cobb não precisa acreditar na mensagem, basta que ele faça o destinatário da mesma recebê-la acreditando que foi seu criador.

A distância entre a vida cotidiana de DiCaprio e o discurso que ele proferiu é evidente. O desempenho dele no plenário da ONU sugere que ele pode ter adicionado uma nova cena à realidade como se esta tivesse um roteiro semelhante ao do filme Inception. Pouco antes do gran finale do filme há um conflito armado numa inóspita paisagem nevada, que poderia muito bem ficar na Rússia. Isto explica porque os EUA deslocaram centenas de tanques para a fronteira russa?  

No American way of life realidade e ficção são coisas semelhantes. Há quem diga que todo norte-americana se comporta como se estivesse dentro de um filme. A pose de Leonardo DiCaprio na ONU parece evidenciar esta confusão. Mas a confusão será bem maior do que em Inception se os norte-americanos ficarem acusando os outros de serem os responsáveis pela mudança climática ou se os EUA realmente confrontar os russos. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “…centenas de milhões de

    “…centenas de milhões de norte-americanos, europeus, japoneses, chineses, russos, árabes e africanos que tem o mesmo padrão de renda que ele.”

    Como você tem coragem de colocar africanos e chineses nessa lista? As emissões de CO2 PER CAPITA da China em 2009 eram 6 toneladas por ano. As dos países africanos eram da ordem de 0.1. As dos EUA eram 17. As emissões da China, da Índia e da África ainda vão aumentar muito e eles têm pleno direito a isso.

    A responsabilidade pela situação atual é principalmente dos EUA. Se eles não fizerem nada, não existe moral para exigir reduções da China.

     

    1. Me parece que você não

      Me parece que você não entendeu o que foi escrito. Eu me referi aos ricos dos diversos continentes que tem o mesmo padrão de renda de DiCaprio e o mesmo estilo de vida que ele.  

      1. Os ricos e seus iates não são

        Os ricos e seus iates não são importantes. O grosso da emissão de CO2 é geração de energia elétrica por usinas termelétricas a carvão mineral para uso na moradia e indústria de consumo para a população em geral.

        O mundo ainda não viu nada. Quando a Índia e a África começarem a crescer, as emissões vão dobrar, a não ser que os desenvolvidos EUA e Europa reduzam o seu consumo e convertam toda a produção de eletricidade para a matriz nuclear.

  2. Capri em carro de boi?

    Caro amigo:

    Nada em defender o Leonardo de Capri – mas muito infantil a crítica – como desejaria que se locomovesse? Carro de Boi? Lombo de Burro?cruzar continente de AZA DELTA?

    Infantil,muito infantil a sua opinião.

    Abraços e um pirulito

    Pedro Luiz

     

     

    1. Muito infantil o seu

      Muito infantil o seu comentário, Pedro Luiz. Por certo DiCaprio sabe bem melhor do que você que ele também é um agente da mudança climática que mencionou na ONU. Provavelmente ele também sabe que poderia fazer algo melhor do que discursar: parar de queimar combustíveis fósseis para se deslocar feito um biruta ao redor do planeta. O que está em questão aqui, meu ingênuo adversário, não é se ele usará carro de boi ou asa delta, mas se ele deixará ou não de ser tão HIPÓCRITA quanto você. Entendeu agora ou terei que ser mais didático?

  3. Caro Nassif :
    Por favor é

    Caro Nassif :

    Por favor é apenas para seu conhecimento e sei que o Setti é seu amigo.

    Caro Setti:É comum em suas respostas acusar as opiniões divergente de “Cegueira Ideológica.”Quarta Feira, dia 10/12/2014 – a Comissão Nacional da Verdade em Brasília sede da OAB,apresentará seu Relatório final – hoje a TV Globo no JN apresentou uma reportagem sobre a morte de Stuart Angel e o encontro de 2 estudantes desparecidos e encontrados – nenhum POST e nenhum comentário – será que também foi contagiado pela CEGUEIRA IDEOLÓGICA?Normalmente tenho sido censurado por você ou sua equipe,lamento, não é por aí que nasce o diálogo e consequentemente a sabedoria.Irei copiar minha opinião,o dia e a hora e enviá-la a outros blogues – caso você em negrito venha a me responder de “CALHORDA” ou outro adjetivos tão grosseiro quanto.Lamentável um jornalista educado como você partir para CENSURA e RESPOSTAS GROSSEIRAS.Divergências passadas não me fizeram e não me fazem inimigo e espero o mesmo de você.AbraçosPedro Luiz Moreira Lima 

    1. Pedro Luiz, acho que perde seu tempo,

      o tal Setti se não me engano trabalha na abril/veja: ele e seus colegas enlouqueceram faz tempo, e não tem mais retorno.

  4. Sim, realmente bobinha. Se

    Sim, realmente bobinha. Se assim for eu vou ter de deixar de comer carne, só porque o Brasil tem um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, cujas vacas e bois contibuem muito, com suas flatulencias, para o aumento do buraco na camada de ozonio, para poder protestar contra o corte de árvores na Amazonia??? Não faz sentido. Eu posso sim, ser podre de rico e ter uma posição politica qualquer ora. Charle Chaplin, podre de rico, era comunista…

  5. É pedir demais

    Meu caro Fabio. É pedir demais prá o coitado do Leonardo. A mudança de comportamento não é individual. Não é deixando de andar de carro ou de avião que vamos resolver este problema. Energia limpa, não poluente e outros tipos de solução dependem de politicas de incentivo, campanhas de conscientização, legislação rigorosa, etc, etc.Lamento, mas não há outro jeito de cruzar o Atlantico a não ser em aviões, para rico, pobrese remediados como eu …

    1. Minha cara Maria Silva. É

      Minha cara Maria Silva. É pedir demais para um pobre Fábio de Oliveira Ribeiro engolir calado a hipocrisia do rico Leonardo DiCaprio.  

      1. Ih! Temos um autor de post

        Ih! Temos um autor de post muito ciumentinho. Qualquer coisa que o contrarie, bate o pezinho e recita todo enfezado: eu sou a verdade.

  6. Vaca

    A vaca peidona já foi pro brejo. Segundo alguns cientistas renomados e munidos de dados incontestáveis, dentre os quais Guy MacPherson, o aquecimento global já ingressou em um processo de retroalimentação que é IRREVERSÍVEL, não importando o que se faça hoje ou no futuro próximo para tentar diminuir a liberação desses gases. O que estamos experimentando hoje a respeito de mudanças climáticas é relativo aos gases de efeito estufa liberados até o ano de 1974. Isto sem contar a bomba-relógio de metano no Ártico aonde a iminente liberação de apenas o correspondente a 1% de todo o gas metano amarzenado abaixo da camada de sedimentos chamada “permafrost”,  seria  40 vezes superior a toda quantidade de carbono liberada na atmosfera desde a revolução industrial ! Além disso, temos o metano que já está sendo liberado na atmosfera em grandes quantidades desde o ano de 2007 a partir do solo marinho do Ártico, e os chamados “arrotos do dragão”, que são os buracos gigantes que tem surgidos da noite para dia na Sibéria e que também tem tudo a ver com liberação de gas metano. Abaixo segue os links que tratam do assunto.

     

     

    Entrevista com Guy MacPherson:

    Parte 1:

    https://www.youtube.com/watch?v=_FEDasXNjpQ

     

    Parte 2:

    https://www.youtube.com/watch?v=ZkSJ9RxI0ZE&list=LL4DK1LiByK0SPSymAVl2T4w

     

    A Espiral da Morte do Ártico e a Bomba-Relógio de Metano:

     

    https://www.youtube.com/watch?v=Ha0kPwIVDRI

     

    1. Também tenho trabalhos sérios

      Também tenho trabalhos sérios que falam justamente ao contrário.  Hoje em dia virou moda esse clima – sem trocadilhos – catastrófico.  Hoje parece que todo mundo espera uma catastrófe a qualquer momento, só para gritar….eu não falei!!!  Não sou leviana ao ponto de dizer que o mundo é uma maravilha mas sempre que me deparo com trabalhos que anunciam o fim dos tempos, eu uso minha carteirinha de estudante e compro meia entrada, na história.   Hoje, o aquecimento global virou um caça níquel digno de Las Vegas. Especialistas estimam que o comércio de carbono bata na casa dos 10 trilhões de dólares…..então falar de aquecimento global, além de moda dá muitooooooo dinheiro. 

      Acesss o link abaixo e verás o que digo.

       

      http://api.ning.com/files/UoNKxEJUMxnl71WKQ*T5ZFUA0JbDfBgV1LnSb8CZHJKCbLWN9ViA3b6c8V4Sbqitsu1w-WRZnM4uja1lEM4ZieefyF0gMrRw/climate_money.pdf

      1. pois eu não tenho dúvidas,

        se continuar do jeito que está, vamos ver realizadas as profecias do fim do mundo em breve.

        não te enganes Dê, essa coisa de comércio de carbono e outro jeito de wallstreet ganhar dinheiro, enquanto nós vamos a bancarrota. não é isso que vai nos salvar!!

      2. Tudo já começou…

        Segundo Guy MacPherson, embora o mesmo apoie todas as iniciativas que buscam minimizar o problema, tais como geoengenharia e o comércio de carbono, deixa claro que o processo de retroalimentação positiva gerador de aquecimento global é IRREVERSÍVEL, não importando o que se faça. Logo, não se trata de um discurso que tem por objetivo defender aqueles que estão ganhando dinheiro com comércio de carbono.

    2. Em escala Geológica (centenas

      Em escala Geológica (centenas de milhares de anos) nenhum processo natural é IRREVERSÍVEL. A terra já congelou e degelou algumas vezes. A ecologia do planeta já foi naturalmente modificada diversas vezes. O problema, creio, é que há um abismo temporal entre a Geologia e a vida humana. Ha, ha, ha… nem o DiCaprio nem qualquer outro super-herói gringo será capaz de sobreviver ao colapso. A imigração em massa bem sucedida dos seres humanos para outro planeta é algo fora de cogitação – muito embora tenha rendido alguns filmes interessantes. Afundaremos todos. Alguns discursando, outros chorando, muitos mais inutilmente orando. Os irônicos afundarão rindo. Ha, ha, ha…

      1. Irreversível

        Concordo. O que os dados sugerem é que o processo é irreversível até que a terra se torne um lugar inabitável para mais de 90% de todos os seres vivos do planeta (plantas, animais mamíferos incluíndo o homem, plancton, etc.) . E é claro que o processo, após chegar a esse ápice, pode revertido naturalmente pelo planeta… 

  7. Leonardo DiCaprio nada mais é

    Leonardo DiCaprio nada mais é que um agene da CIA travestido em ídolo mundial imbuído de propósitos capitalistas para desqualificar as louváveis iniciativas de países dispostos a quebrar o monopólio das grandes petroleiras internacionais. Como todos se lembram, veio ao Brasil durante o período da Copa do Mundo supostamente para prestigiar a seleção de seu país, mas na verdade sua missão tinha objetivos bem menos nobres que ainda não vieram à tona. Fora, DiCaprio!

    1. Tadinho do Leo

      Quer dizer que ele tem de deixar de andar de carro e de avião? Quer dizer que ele veio à Copa do Brasil em missão para a CIA? Lembro de tê-lo visto assistindo aos jogos da Copa na África do Sul, vuvuzela em punho e tudo. Em missão também? Vcs piraram e pegaram o cara pra Cristo! Cada teoria da conspiração…

  8. Di Caprio

    Ele sugere que a estrela saia de bicicleta da California até Nova York, abandone Los Angeles e se junte ao teatro mamembe de Tijuana. O Chico Buarque não chegaria a tanto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador