Mineradoras terão de comprovar apresentação de plano de emergência para barragens

Da Agência Brasil

O Departamento Nacional de Produção Mineral, do Ministério de Minas e Energia, determinou que as empresas operadoras de barragens de mineração apresentem em 15 dias o comprovante de entrega do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração para as prefeituras e Defesa Civil de estados e municípios.

Se a regra não for observada, ou se a empresa não apresentar a Declaração de Condição de Estabilidade da Barragem, poderá ter interditadas as atividades de acumulação de água ou de disposição final ou temporária de rejeitos de mineração.
 
A desinterdição será feita se a empresa comprovar a entrega do plano de ação de emergência. A portaria, com a determinação, é assinada pelo diretor do departamento, Telton Eber Corrêa, e foi publicada hoje (18) no Diário Oficial da União.

Mariana
 
Após descumprir duas vezes o prazo de entrega dos planos de emergência das barragens de Santarém e do Germano, a Mineradora Samarco, responsável pelo rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, em Mariana (MG), entregou no último dia 13 os documentos à Justiça mineira.
 
As barragens, também localizadas na região de Mariana, sofreram danos na estrutura após o rompimento da Barragem de Fundão, em 5 de novembro do ano passado, que derramou 32 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de mineração no Rio Doce. O episódio causou a morte de 17 pessoas, destruiu municípios e continua causando impactos ambientais graves no rio e no oceano.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sera que vao fazer um plano

    Sera que vao fazer um plano meia boca somente pra comprovar que fizeram ou vao fazer um trabalho serio, partindo de uma simulacao numerica em 2D do rompimento da barragem, depois verificar caminho e velocidade da onda de cheia, o tempo da onda ate chegar na primeira aglomeracao urbana, casas diretamente afetadas, etc. A partir da identificacao da onda de cheia, ai sim fazer um plano de contingenciamento eficiente envolvendo principais grupos de interesse…

     

    Ja fiz simulacao numerica bidimensional de rompimentonde barragem. Resultado no link

    https://m.youtube.com/watch?v=iKsbT3pt2yA

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador