Ministério Público alertou governo três dias antes de “dia do fogo”

Ibama também confirmou que sabia sobre o ataque, mas não destacou equipes porque temia pela "segurança" de funcionários devido a "ausência de apoio da Polícia Militar do Pará"

Jornal GGN – O governo Bolsonaro foi alertado sobre o “dia do fogo” planejado – e colocado em prática – por agricultores e grileiros para incendiar as margens da BR-163. A ação foi revelada pelo jornal Folha do Progresso, de Novo Progresso, no Pará.

O GGN prepara uma série de vídeos sobre a interferência dos EUA na Lava Jato e a indústria do compliance. Quer se aliar a nós? Acesse: www.catarse.me/LavaJatoLadoB

Neste domingo (25), a revista Globo Rural teve acesso a um ofício do Ministério Público (MPF) do Pará enviado ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ligado ao Ministério do Meio Ambiente, alertando sobre o esquema criminoso.

O incêndio foi provocado no dia 10 de agosto, e o órgão público tinha sido avisado três dias antes, em 7 de agosto. A Polícia Federal, que abriu investigação sobre o caso, afirma que ao menos 70 pessoas participaram de grupo de mensagens no WhatsApp para convocar o “dia do Fogo”. A rodovia BR-163 liga a região de Altamira e Novo Progresso, no Pará, aos portos fluviais do Rio tapajós e ao Estado de Mato Grosso.

O objetivo dos agricultores com a queimada era mostrar ao presidente Jair Bolsonaro que apoiavam suas ideias de “afrouxar” a fiscalização do Ibama. Eles ainda esperavam conseguir perdão das multas pelas infrações cometidas ao Meio Ambiente.

O ofício encaminhado ao Ibama três dias antes do atentado, o MPF cobrava um plano de contingenciamento ao órgão do Ministério do Meio Ambiente. “[…] a manifestação dos produtores rurais, caso levada a cabo, ensejará sérias infrações ambientais que poderá, até mesmo, fugir ao controle e impedir a identificação da autoria individual, haja vista a perpetração coletiva”, diz ainda o documento.

A revista Globo Rural conta que, dois dias após o “dia do Fogo”, em 12 de agosto, o Ibama respondeu que “a Coordenação de Operações de Fiscalização e o Núcleo de Inteligência da Superintendência do Pará havia sido comunicada sobre a iminência dos incidentes e ressalta que devido aos diversos ataques sofridos e à ausência de apoio da Polícia Militar do Pará” as ações de fiscalização não aconteceram por “envolverem riscos relacionados à segurança das equipes em campo”.

O Ibama disse ainda que foram “expedidos ofícios de solicitando o apoio da Força Nacional de Segurança”, mas que não obteve retorno sobre esse pedido.

O MPF do Pará confirmou que funcionários do Ibama vinham sofrendo ataques de madeireiros e grileiros, e não contavam com proteção policial.

Na tarde de domingo (25), logo após a repercussão das notícias sobre o “dia do Fogo”, o ministro da Justiça, Sergio Moro, disse que a Polícia Federal irá investigar o conluio entre os grileiros e agricultores.

“Sim, fui contatado hoje mesmo pelo PR @jairbolsonaro sobre o fato e solicitando apuração rigorosa. A Polícia Federal vai, com sua expertise, apurar o fato. Incêndios criminosos na Amazônia serão severamente punidos”, escreveu Moro.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O crime anunciado. Em 5 de agosto de 2019, o jornal Folha do Progresso estampava:

    “Dia do Fogo- Produtores planejam data para queimada na região” → http://www.folhadoprogresso.com.br/dia-do-fogo-produtores-planejam-data-para-queimada-na-regiao/
    Imagem →http://i2.wp.com/www.folhadoprogresso.com.br/wp-content/uploads/2019/08/IMG-20190803-WA0125.jpg?resize=800%2C445

    Desmatamento, limpeza de pasto já causam recorde de queimadas na região.(Foto:Jornal Folha do Progresso)
    Até o fim de 2019, número de focos de queimadas deve ser recorde no país, a maior parte deles na Amazônia. Ocorrências, já alertam para  o maior numero da história.
    Amparados pelas palavras do Presidente Bolsonaro, produtores e/ou criadores da região da BR 163 planejam a data de 10 de Agosto para acender fogos em limpeza de pastos e derrubadas.
    O Jornal Folha do Progresso conversou neste fim de semana,  com uma das lideranças, elas querem o dia 10 de Agosto para chamar atenção das autoridades que na região o avanço da produção acontece sem apoio do governo, precisamos mostrar para o Presidente que queremos trabalhar e único jeito e derrubando e para formar  e limpar nossas pastagens é com fogo,argumentou.
    O ano de 2019 deve entrar para a história como o período com maior número de queimadas já registradas no Brasil.
    Focos     
    Pesquisamos que em 2018 somente nos dois meses Agosto/Setembro daquele ano, foram 105 mil focos de queimadas, maior número registrado num mês desde o início do monitoramento pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em 1998. Numero que vai ser superado agora em 2019, alertam os ambientalistas.
    Os produtores e entidades ligadas ao setor primário articulam a data do dia 10 de Agosto para incendiar as áreas desmatadas e fazer a limpeza de pastos , alegam que os computadores que fazem as previsões (tempo), no entanto, ainda não são precisos. “Eles não conseguem prever bem como, onde e de que  vai chover”. Precisamos queimar antes da chuva que é normal a concorrência no mês de agosto,informou.
    Não temos dados precisos sobre o avanço das derrubadas , mas a expectativa que neste ano tenha se batido o recorde em desmatamento na região,concluiu.
    Por:JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

    Leia também:
    Em ‘dia do fogo’, sul do PA registra disparo no número de queimadas – 15 de agosto de 2019 → http://www.folhadoprogresso.com.br/em-dia-do-fogo-sul-do-pa-registra-disparo-no-numero-de-queimadas/
    Número de focos de incêndio em Novo Progresso marcou “Dia do Fogo”. – 22 de agosto de 2019 → http://www.folhadoprogresso.com.br/numero-de-focos-de-incendio-em-novo-progresso-marcou-dia-do-fogo/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador