Ministério Público alertou governo três dias antes de “dia do fogo”

Jornal GGN – O governo Bolsonaro foi alertado sobre o “dia do fogo” planejado – e colocado em prática – por agricultores e grileiros para incendiar as margens da BR-163. A ação foi revelada pelo jornal Folha do Progresso, de Novo Progresso, no Pará.

O GGN prepara uma série de vídeos sobre a interferência dos EUA na Lava Jato e a indústria do compliance. Quer se aliar a nós? Acesse: www.catarse.me/LavaJatoLadoB

Neste domingo (25), a revista Globo Rural teve acesso a um ofício do Ministério Público (MPF) do Pará enviado ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ligado ao Ministério do Meio Ambiente, alertando sobre o esquema criminoso.

O incêndio foi provocado no dia 10 de agosto, e o órgão público tinha sido avisado três dias antes, em 7 de agosto. A Polícia Federal, que abriu investigação sobre o caso, afirma que ao menos 70 pessoas participaram de grupo de mensagens no WhatsApp para convocar o “dia do Fogo”. A rodovia BR-163 liga a região de Altamira e Novo Progresso, no Pará, aos portos fluviais do Rio tapajós e ao Estado de Mato Grosso.

O objetivo dos agricultores com a queimada era mostrar ao presidente Jair Bolsonaro que apoiavam suas ideias de “afrouxar” a fiscalização do Ibama. Eles ainda esperavam conseguir perdão das multas pelas infrações cometidas ao Meio Ambiente.

O ofício encaminhado ao Ibama três dias antes do atentado, o MPF cobrava um plano de contingenciamento ao órgão do Ministério do Meio Ambiente. “[…] a manifestação dos produtores rurais, caso levada a cabo, ensejará sérias infrações ambientais que poderá, até mesmo, fugir ao controle e impedir a identificação da autoria individual, haja vista a perpetração coletiva”, diz ainda o documento.

A revista Globo Rural conta que, dois dias após o “dia do Fogo”, em 12 de agosto, o Ibama respondeu que “a Coordenação de Operações de Fiscalização e o Núcleo de Inteligência da Superintendência do Pará havia sido comunicada sobre a iminência dos incidentes e ressalta que devido aos diversos ataques sofridos e à ausência de apoio da Polícia Militar do Pará” as ações de fiscalização não aconteceram por “envolverem riscos relacionados à segurança das equipes em campo”.

O Ibama disse ainda que foram “expedidos ofícios de solicitando o apoio da Força Nacional de Segurança”, mas que não obteve retorno sobre esse pedido.

O MPF do Pará confirmou que funcionários do Ibama vinham sofrendo ataques de madeireiros e grileiros, e não contavam com proteção policial.

Na tarde de domingo (25), logo após a repercussão das notícias sobre o “dia do Fogo”, o ministro da Justiça, Sergio Moro, disse que a Polícia Federal irá investigar o conluio entre os grileiros e agricultores.

“Sim, fui contatado hoje mesmo pelo PR @jairbolsonaro sobre o fato e solicitando apuração rigorosa. A Polícia Federal vai, com sua expertise, apurar o fato. Incêndios criminosos na Amazônia serão severamente punidos”, escreveu Moro.

Redação

Redação

View Comments

  • O crime anunciado. Em 5 de agosto de 2019, o jornal Folha do Progresso estampava:

    “Dia do Fogo- Produtores planejam data para queimada na região” → http://www.folhadoprogresso.com.br/dia-do-fogo-produtores-planejam-data-para-queimada-na-regiao/
    Imagem →http://i2.wp.com/www.folhadoprogresso.com.br/wp-content/uploads/2019/08/IMG-20190803-WA0125.jpg?resize=800%2C445

    Desmatamento, limpeza de pasto já causam recorde de queimadas na região.(Foto:Jornal Folha do Progresso)
    Até o fim de 2019, número de focos de queimadas deve ser recorde no país, a maior parte deles na Amazônia. Ocorrências, já alertam para  o maior numero da história.
    Amparados pelas palavras do Presidente Bolsonaro, produtores e/ou criadores da região da BR 163 planejam a data de 10 de Agosto para acender fogos em limpeza de pastos e derrubadas.
    O Jornal Folha do Progresso conversou neste fim de semana,  com uma das lideranças, elas querem o dia 10 de Agosto para chamar atenção das autoridades que na região o avanço da produção acontece sem apoio do governo, precisamos mostrar para o Presidente que queremos trabalhar e único jeito e derrubando e para formar  e limpar nossas pastagens é com fogo,argumentou.
    O ano de 2019 deve entrar para a história como o período com maior número de queimadas já registradas no Brasil.
    Focos     
    Pesquisamos que em 2018 somente nos dois meses Agosto/Setembro daquele ano, foram 105 mil focos de queimadas, maior número registrado num mês desde o início do monitoramento pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em 1998. Numero que vai ser superado agora em 2019, alertam os ambientalistas.
    Os produtores e entidades ligadas ao setor primário articulam a data do dia 10 de Agosto para incendiar as áreas desmatadas e fazer a limpeza de pastos , alegam que os computadores que fazem as previsões (tempo), no entanto, ainda não são precisos. “Eles não conseguem prever bem como, onde e de que  vai chover”. Precisamos queimar antes da chuva que é normal a concorrência no mês de agosto,informou.
    Não temos dados precisos sobre o avanço das derrubadas , mas a expectativa que neste ano tenha se batido o recorde em desmatamento na região,concluiu.
    Por:JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

    Leia também:
    Em ‘dia do fogo’, sul do PA registra disparo no número de queimadas - 15 de agosto de 2019 → http://www.folhadoprogresso.com.br/em-dia-do-fogo-sul-do-pa-registra-disparo-no-numero-de-queimadas/
    Número de focos de incêndio em Novo Progresso marcou “Dia do Fogo”. - 22 de agosto de 2019 → http://www.folhadoprogresso.com.br/numero-de-focos-de-incendio-em-novo-progresso-marcou-dia-do-fogo/

Recent Posts

El Niño tende a acabar entre abril e junho, segundo ANA

Maioria dos modelos climáticos apurados pela agência indica enfraquecimento de fenômeno climático para condições neutras

8 horas ago

Milei usa chanceler para pedir encontro com Lula

Solicitação foi encaminhada por meio de carta entregue pela ministra dos Negócios Estrangeiros, em viagem…

9 horas ago

Este é Elon Musk, por Tarso Genro

Diferentes e distantes dos estados modernos, formados até agora, o Estado de Musk é o…

9 horas ago

Investigações devem abarcar além dos figurões da Lava Jato, mas tudo ligado à 13ª Vara

À luz da correição do CNJ julgada nesta terça com Hardt como um dos alvos,…

9 horas ago

Justiça torna réus 19 alvos da Operação Fim da Linha em SP

Os denunciados pelo MP são investigados por crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, extorsão…

10 horas ago

Irã vive tensão de escalada da guerra e tem grupo no WhatsApp para orientar brasileiros

À TVGGN, embaixador no Irã relata o clima do país após ataque a Israel e…

10 horas ago