MP pede que ministro do Meio Ambiente deixe a pasta

Ricardo Salles é acusado de fraudar o processo de manejo da várzea do Tietê, beneficiando uma mineradora
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jornal GGN – Dois promotores do Ministério Público de São Paulo enviaram uma apelação ao Tribunal de Justiça do estado pedindo a imediata perda da função pública do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Ele foi condenado em dezembro do ano passado, junto com a Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), em primeiro instância pela prática de improbidade administrativa quando Secretário do Meio Ambiente do Governo Geraldo Alckmin (PSDB), função que cumpriu de 2016 a 2017. Salles é acusado de fraudar o processo do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê, beneficiando uma mineradora.
Ainda, segundo o processo, o então secretário alterou o projeto original elaborado pela Universidade de São Paulo e promoveu perseguição de funcionários da Fundação Florestal.
Na decisão, o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital determinou a suspensão dos direitos políticos de Salles por três anos, além do pagamento de multa civil em valor equivalente a dez vezes a remuneração mensal recebida no cargo de secretário e proibição de contratar com o Poder Público. Os efeitos da condenação estão suspensos porque o atual ministro do Meio Ambiente recorreu à segunda instância.
O promotores Leandro Henrique Leme e Silvio Marques, que entregaram passada a apelação ao Tribunal de Justiça de São Paulo, pedindo a imediata perda de função pública de Salles, falam em “gravíssimas consequências” ambientais provocadas.
“Enfatizem-se, no presente caso, as gravíssimas consequências das alterações introduzidas no Plano de Manejo da APAVRT [Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê] e a extensão do dano pretendido, considerando o tamanho da unidade de conservação”, diz o documento.
“Relembre-se o caso da mineração, com as alterações introduzidas pelos requeridos, ora apelados, atividade de consequências muito deletérias ao meio ambiente, como salientado pelos eminentes professores da USP”, completam os promotores arrematando que, “mesmo conhecendo” os trâmites da regulação para um plano de manejo, as mudanças propostas por Salles “subverteram todo o procedimento administrativo para acolher pedidos empresariais que já haviam sido rechaçados no momento oportuno”.
Redação

Redação

View Comments

  • Politização Ambiental

    Enquanto houver cargos políticos no governo será assim! Cargos onde exijam conhecimento técnico, devem ser ocupados por pessoas competentes e que tenham experiência e formação na área. Chega de política em pastas que exigem capacidade técnica!

Recent Posts

Serviços caem 0,9% em janeiro mas crescem 1,1% em 12 meses, por Luís Nassif

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o setor caiu 0,9% no mês de…

6 horas ago

Conflito no Oriente Médio leva ministério a monitorar preços do petróleo

Portaria será publicada nos próximos dias; equipe contará com representantes do Ministério de Minas e…

6 horas ago

Inflação desacelera em todas as faixas de renda, segundo Ipea

Enquanto índice para famílias de renda muito baixa atingiu 0,22%, percentual para faixa de renda…

6 horas ago

Alexandre de Moraes vira alvo de lavajatistas, bolsonaristas e nazistas, por Márcio Chaer

Juntaram-se em uma corrente só lavajatistas, bolsonaristas, nazistas e piratas de alto coturno, em busca…

7 horas ago

Estratégia federal busca assentar famílias e ampliar acesso à terra

Projeto também busca ajudar na resolução de conflitos agrários; plano Terra da Gente pretende favorecer…

7 horas ago

Israel faz ataque aéreo contra o Hezbollah, no Líbano

A comunidade internacional está aflita com a possibilidade de escalada da guerra no Oriente Médio…

8 horas ago