No Espírito Santo, prefeito bloqueia ferrovia da Vale

Prefeito Neto Barros (PCdoB), da cidade de Baixo Guandu (ES). (Reprodução/YouTube)

Enviado por Gilberto Cruvinel

Do Site Barra

Prefeito de cidade do ES bloqueia ferrovia da Vale: ‘Até o presidente se reunir conosco’

Em tempos em que faltam referências de lideranças políticas no Brasil, um prefeito de uma pequena cidade do Espírito Santo não teve medo de levantar a bandeira contra a falta de informações e ações por parte das empresas mineradoras responsáveis pelo acidente ambiental que atingiu a cidade de Mariana (MG). O incidente destruiu o distrito de Bento Rodrigues, e irá refletir em toda a Bacia do Rio Doce e arredores.

A chegada da lama às cidades não tão próximas de Mariana assustou os moradores locais. Enquanto alguns especialistas afirmam que o Rio Doce morreu, o prefeito de Baixo Guandu, Neto Barros (PCdoB), tomou uma atitude e decidiu bloquear a estrada de ferro Vitória a Minas, usada pela Vale, acionista da Samarco.

“A Vale e a BHP [acionistas] precisam se mostrar realmente interessadas em resolver o problema. É o maior desastre ambiental da história do Brasil”, afirmou Barros em entrevista coletiva na qual convocou toda a população da região do Vale do Rio Doce para o ato, na noite da última quinta (12). Às 18 horas do mesmo dia, ele cumpriu a promessa e alocou quatro tratores sobre a ferrovia.

“A dimensão é muito maior do que as pessoas pensam. Elementos como manganês, arsênio, alumínio [estão na água]… e isso vai adoecer as pessoas, vai dar câncer nas pessoas daqui para frente”, continuou, antes de exigir explicações por parte da iniciativa privada.

 

Inundação causada pelo transbordamento do Rio Doce, em Vitória (ES). (AFP)

Inundação causada pelo transbordamento do Rio Doce, em Vitória (ES). (AFP)

“Quem liberou um empreendimento deste tamanho? Como liberou e porque liberou? Quem operacionalizava as atividades da empresa? Era uma tragédia anunciada e não se tinha nem um plano de prevenção de desastre”, cobrou o prefeito capixaba. “Não tem nem um especialista em grandes catástrofes como essa no Brasil. Ficam muitas interrogações. Já estamos assustados e o impacto será muito maior.”

Perguntado sobre quanto tempo as máquinas ficarão bloqueando a via, ele foi categórico: “A não ser que o presidente da Vale venha se reunir conosco e venha apresentar soluções. Porque dizer que não tem nada com isso e que a culpa é da Samarco já cansou”, retrucou.

Ambientalistas estimam que a recuperação da região levará décadas – mas o dano ambiental talvez jamais será 100% revertido. “Há muita preocupação porque há peixes morrendo antes de Baixo Guandu. A primeira preocupação é salvaguardar a saúde da população. A situação [falta de água] é preocupante, mas a prefeitura está procurando outros mananciais para garantir o abastecimento e não deixar que coisas piores aconteçam”, encerrou o prefeito.

No fim da quinta (12), alguns jornais locais informavam que a atitude do prefeito era inconstitucional de acordo com a Polícia Militar. No entanto, uma parte significativa da população da região compareceu ao local e apoiou a medida da prefeitura de Baixo Guandu. Abaixo, você vê como foi:

Redação

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. eh isso mesmo.

    ninguem tem nada a ver com isso?

    eh uma senvergonhice sem tamanho: no pasquim local de santos, hoje, capa e 3 paginas sobre a tragedia em paris, e 1/4 de pagina sobre um desastre ambiental que matou um rio que esta entre as 10 maiores bacias hidrograficas do pais e dezenas de pessoas mortas e desaparecidas.

     e ninguem tem nada a haver com isso.

    1. Aonde desvia mais o foco e aonde dá mais dinheiro ?

      É que o atentado em Paris, se não for um “false flag”, vai gerar milhões de dólares em segurança interna da França e toda Europa; vai justificar bloquear imigrações para a França, vai justificar políticas de expulsão de estrangeiros de toda a Europa, vai justificar umas “guerrinha” onde vão vender mísseis, aviões, tropas, tanques, refeições, uniformes, vai aquecer toda a economia da Europa, vai justificar a invasão de países com petróleo, m a s   p r i n c i p a l m e n t e, vai fazer os Brasileiros tirarem Vistos e tirarem os sapatos no Aeroporto ( Fantástico !!! vão se sentir o FHC indo para os EUA, é o máximo !!! )

      Na tragédia da Vale, se seguir o Dinheiro, nas corrupções ativa, passiva, alterações de documentos, isso vai dar nos partidos amigos do Aéreo. Xi, não pode, são ininputáveis……..

      Agora, parabéns ao Prefeito. Ele vai fazer a Japonesada dar pulos de raiva, ou, desembolsar mais dólares pelos “pellets” de outros países.

      Sei não, esta tragédia tem mais cara de especulação para aumentar o preço internacional do minério de ferro, e o prefeito pode estar sendo um inocente útil, que provavelmente vai levar uma multa, para compensar os prejuízos da Samarco. A Samarco não paga multa, mas o prefeito é capaz de perder seu patrimônio pessoal, afinal ele não é do pecédebe…….

      O Meio Ambiente e o Brasil : não vem ao caso.

  2. juiz

    Um obscuro juiz de primeira instância tem “caneta” para parar o Brasil inteiro por mais de um ano.

    Porque um prefeito não poderia “em legítima defesa da população” parar uma estrada de ferro?

    1. No primeiro caso…

      Emerson, no primeiro caso, o conhecido, parcial e arrogante, juiz de 1º Grau “estupra” a Constituição Federal, naquilo que se conhece por ser o seu núcleo duro, ou conforme também se denomina, “Cláusulas Pétreas”, contidas no art. 60, § 4º, IV, que, sequer, poderão ser modificadas, quando se tratar de restringir/abolir Direitos e Garantias Individuais, com a leniência da Instituição que deveria ser a sua Guardiã-mor, qual seja: o STF e seus Ministros.

      já no segundo caso, por mais que seja lamentável e, possivelmente, evitável, a tragédia ocorrida e tendo por responsáveis maiores a Vale e uma suas subsidiárias é forçoso reconhecer que o senhor Prefeito, por mais que esteja bem-intencionado, não tem competência para intervir no transporte ferroviário, por força do que estabelece, também, a própria Constituição Federal que assim estabelece:

      Art. 21.Compete à União; 

      XII – explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:  

      d) os serviços de transporte ferroviário e aquaviário entre portos brasileiros e fronteiras nacionais, ou que transponham os limites de Estados ou Territórios.

      Ademais, o Art. 22, estabelece que compete privativamente á União legislar sobre:

      XI – trânsito e transporte.

      Ora, se não pode explorar, autorizar, conceder, ou permitir os serviços de transporte ferroviário nas estritas situações previstas, constitucionalmente, além de não poder legislar sobre transporte, o Executivo Municipal não poderá, também, discricionariamente, interromper qualquer atividade dessa natureza.

      Resta-lhe, tão somente, socorrer-se da própria Constituição Federal no seu Art. 5º, §, XXXV, que assegura: a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.

      E, ainda, com base na legislação infraconstitucional, mais propriamente no Código Civil, acionar judicialmente os responsáveis, conforme previsto no art. 186. “Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”.

      Se não agir em conformidade com a lei, o chefe do executivo municipal supracitado, estará praticando uma espécie de autotutela, e essa mesmo que utilizada na defesa dos interesses de uma coletividade é algo vedado no nosso ordenamento jurídico.

      Não há legitimidade em quaisquer atitudes, independente de quem as pratique, se as mesmas não se coadunarem com a lei.

      1. “Não há legitimidade em quaisquer atitudes,”

        Sr. Lima

        Com um pouco de ironia o meu comentário traça um paralelo entre os dois casos igualmente fora da competência das autoridades envolvidas. Sendo que no caso do prefeito existe a “legítima defesa” que é uma atenuante mas não justifica.

         

  3. O Prefeito de Baxo Guandu

    O Prefeito de Baxo Guandu poderia ter

    convidado a direção regional do PCdoB

    para que lhe desse apoio politico nessa ação.

    Principalmente o atual presidente da

    Câmara em Vitória, outrora tão combativo

    e hoje – pragmátco – fortalece às  demandas do executivo

    municipal do PPS capixaba.É a lama.

  4. Ação Insensata

    Envolver política e eleições neste episódio é lamentável. Não acho que seja por aí a forma de ganhar notoriedade perante a opinião pública. Acho até covardia, um chute em cachorro morto. Devemos também considerar que naquele trem está sendo gerada diariamente a riqueza que bancou muitos municípios; que deu emprego a muitas pessoas. A Samarco (e os seus donos) está sendo claramente responsabilizada pelo poder público, e deverá investir muito em recuperar o rio. Isso está claro, Samarco assume a sua responsabilidade, o resto é linchamento. Samarco e VALE precisam agora trabalhar para gerar os recursos necessários.

    O Rio Doce sempre foi um dos rios mais poluídos do Brasil. Mais de 3 milhões de pessoas, na sua bacia, jogam 90% do seu esgoto, sem nenhum tratamento. O município de Baixo Guandu não deve ser uma exceção. Para “sorte” do rio, este grave crime ambiental foi como o tiro de misericórdia num rio agonizante, que acaba sepultando a dor dos graves crimes cometidos historicamente por milhões de pessoas sem identificação, por garimpeiros, por desmatamento, por esgoto a céu aberto. Embora o tiro de misericórdia tenha sido o equivalente a uma bomba atômica, por fim aparece uma empresa rica, com nome e CPF, para se tornar responsável de tudo. Agora sim, agora é que o assunto tem IBOPE, discurso para políticos e muito trabalho para advogados.

    Foi uma grande desgraça; um enorme desastre; e a mineradora, como vítima e também como responsável, deverá pagar por isso. A opinião pública age em forma um pouco emocional, mas às vezes é turbinada por ações insensatas, como a deste Prefeito. 

      1. Posso complementar

        A mineradora foi uma das mais competentes do setor, durante mais de 30 anos. Ela deu emprego, pagou royalties e trouxe riqueza para a região e para o Brasil.

        A Samarco é, além de responsável por esta tragedia, como toda instituição “idem” assume nestes casos, também vitima, tanto em vidas perdidas dentre os seus funcionários, como pela perda abrupta de sua atividade (e, ainda, sem considerar as enormes despesas que terá que bancar na reparação dos danos causados)..

        1. Posso contribuir com a discussão…
          A samarco ganha sempre muitos prêmios, mas ambientalmente é um desastre. Tira água dos mananciais de minas e joga no mar pelo seu mineroduto, e no processo de secagem espalha por quilômetros uma fuligem de minério que polui o ar da região. Tem que limpar as casas duas vezes por dia. Mas sabe ajudar os prefeitos da região a se elegerem para suas cidades e populacoes sempre paupérrimas. Desprezam o poder público, que se não fosse dependente das ajudinhas da empresa e fizesse o seu trabalho, certamente seria bem mais difícil de acontecer este tipo de coisa.

      2. nem perca tempo,

        eles tem muitas hipóteses, terremoto, queda de um 747, meteorito, os etês. mas em nenhuma a empresa é culpada.

        ninguém vai assumir que foi C.O., eles são apenas vítimas de um processo inevitável.

      3. Eh que uma terceira barragem

        Eh que uma terceira barragem vitimou a empresa com trincadas tambem:

        noticias.r7.com/minas-gerais/pm-avisa-moradores-que-terceira-barragem-esta-trincada-veja-video-11112015

    1. Comentário lastimável, Alexis

      Comentário lastimável, Alexis

      Quê bom que foi uma empresa rica que fez a merda,não?

      Um acionista da empresa não faria comentário ‘melhor’. Não sei se é o seu caso, mas ‘inocente útil’ você também não é, pelo seu histórico de comentários.

      Tenha dó.

      1. Opinião

        Se tem alguma opinião própria coloque aqui e defenda.

        Samarco é culpada e pagará pelos fatos. Botar lenha na fogueira é de gente pequena e oportunista, como aquele prefeito do Post.

    2. Vira lata

      Enquanto no país tivermos pessoas com esse pensamento e comportamento de vira lata, sempre estaremos sujeito a esse tipo de desgraça.

      Desgraça econômica, política, de auto crítica, custo/benefício (…) “naquele trem está sendo gerada diariamente a riqueza que bancou muitos municípios; que deu emprego a muitas pessoas”.

      Até quando aceitaremos viver das migalhas das empresas transnacionais instaladas no Brasil e destruindo o meio ambiente.

      Torno a repetir o que eu já perguntei:

      Cadê a Marina tartaruga? As ONG’s bicho grilo? O Green Peace?

      1. Sem exageros

        Aquelas empresas são brasileiras sim.

        Ainda, elas não impedem a você, ou gente como você, fazer a sua parte pelo desenvolvimento do Brasil. Não precisaria, por tanto, viver de migalhas, não é?

  5. Infelizmente quando se

    Infelizmente quando se abandona o estado do povo e prioriza o capital, acaba-se com o estado do povo e constroem-se empresas cada vez mais capitalizadas e insensibilizadas para com o povo e seu estado. Estava analisando recentemente o caso da Sabesp. A Sabesp sabia que no ritmo de consumo que estava, o volume de água seria cada vez menor durante os anos e como resultado haveria o secamento dos mananciais, mas nada fez para mudar, muito pelo contrário… fornecia desconto para as empresas que mais da água utilizassem e nada fez para que se preservasse os mananciais, provavelmente depois de ser privatizada deixaram de lado a preocupação com os mananciais e os fizeram secar a um ponto que já não seria mais possível sua recuperação e como contrapartida como uma empresa capitalista que é, aumentariam o valor da água para tornar a empresa mais lucrativa para os seus acionistas, que não possuem rosto e nem coração. Acontece que a água não pertence a Sabesp, ela só é uma distribuidora e deve receber somente pela distribuição, a água pertence ao estado do povo que como sempre… deixou de atuar visando o benefício do povo eo seu estado para beneficiar o capital da empresa e de alguns políticos. A água é um bem da população e foi abandonada pelo estado do povo visando o capital empresarial e de alguns políticos que não estão do lado do povo e do seu estado, mas do lado do capital que por sua vez, tomou conta da água. Se o estado do povo não recuperar sua força, o povo e seu estado serão cada vez mais aprisionados pelo capital e sua barbárie.

  6. O prefeito está certo. Mesmo

    O prefeito está certo. Mesmo que essa medida seja apenas para chamar a atenção do povo, da mídia e das demais autoridades. Essa é uma ação política justa. FHC entregou 500 anos de exploração da Terra Brasileira (literalmente) para poderosas empresas privadas, que adoram socializar os prejuízos. Devem prestar contas de suas ações e pagar pelos danos que causam.

  7. Até que enfim

    Parabéns ao prefeito. Eh essa a reação que deveriam ter todos os prefeitos e vereadores da região. O povo tem que chamar a Vale, PHB e Samarco às suas responsabilidades, assim como também os governos de Minas e Federal, a parte que lhes toca. 

  8. multa

    Acredito que a empresa NÃO deveria ser multada.

    Ela deveria sim ser obrigada a reparar todo o mal que causou.

    Devolver as vidas tiradas, despoluir tudo e entregar exatamente como estava antes.

    Não é possivel? Paciência. Então vamos discutir caso a caso.

    Fica muito fácil estipular (do nada!) um (único) valor de multa, aparentemente alto mas, ridículo.

    Pariu o desastre? Pois agora embale! Até a maioridade. 

    Provalvelmente é o que aconteceria nos paises desenvolvidos.

    1. Ora essa!

      A empresa não deveria ser multada?

      “Acho que a multa é alta”?

      Um Zé Mané que caça um pássaro da nossa fauna é multado em cerca de $20 mil reais, além de ser preso, e você vem dizer que esse crime ambiental jamais visto no país não deve ser punido?

      Aliás o valor da multa imposta de $ 250 milhões é ridícula.

      O estado brasileiro deveria corrigir o erro e a má fé da Privataria e aproveitar a oportunidade e estatizar a Vale que um dia já foi do país.

      Imponha condições duríssimas para a empresa tentar corrigir o estrago, mais multa bilionária e você vai ver o que acontece.

      Pé na bunda desses vagabundos.

      Vá poluir o seu pais, Austrália.

  9. O maior desastre ecológico do pía.

    Diante da inercia dos poderes publicos Federais, estaduais e minicipais com exeção deste prefeito, que demostra ser um defensor dos seu municipes, nada estão fazendo. Um cassador que apreede ou mata um tatú vai para a cadeia sem direito a fiânca. Os perecidentes da Vale, PGB e da Samarco já deveriam estar presos por crime inafiansável, e lá ficando atá que os danos fossem reparados por completos. Quanta vidas foram ceifadas emtre mortos e desaparecidos? Multas não resolve, o que resolve é obrigar os reponsáveis pelo desastre, recuperar os danos causado ao meio ambiente e indenisas as vitimas. O pior disto tudo é a contaminação de populações que estão situadas na bacia do rio Doce. Cadeia pera estes criminosos.

    1. crítica

      Aceito a crítica.

      Infelizmente não compreendi porque fui reprovado na frase que trata dos paises desenvolvidos.

      Ainda que em todo mundo o poder financeiro impere, me parece que em outros paises ainda resta um resquício de justiça.

  10. Enquanto esses bandidos da

    Enquanto esses bandidos da Rede Roubo, vai a Paris….., o PSDB comete Terrorismo interno contra o povo brasileiro??? Cidade de Mariana e Caos da Educação em Sao Paulo??? Isto sim, é terrorismo, onde o inimigo é conhecido e comprou o PODRE JUDICIARIO BRASILEIRO??? O POVO BRASILEIRO tem que acordar estamos vivendo momentos de uma guerra oculta, onde o Brasil esta sendo entregue com o seu pobre povo humilde de graça, pela segunda vez, para o EUA e Inglaterra…ou vc acham que os procuradores, marinhos, juizes bandidos de toga fora fazer o que no EUA, recentemente, acordar, o GOLPE BRANCO DO JUDICIARIO esta cada vez mais claro….tem que ir pra RUAS e se arma se for necessarios, pois, o nosso PAÍS esta sendo tomado de dentro para fora, esta tudo organizado e orquestrado??? ACORDA POVO BRASILEIRO……, Os prefeitos das cidades com maiores tragedias no Brasil, sao do PSDB, DEM PPS e PMDB……estranho, né???
    Eles da superquadrilha da PF, MPF, MPE, PSDB, DEM, PPS e REDE GLOBO, estao escondendo algo muito suspeito, pois em 2013, foram avisados da possivel tragedia, fora que os cofres publicos de MARIANA estao sendo violentemente roubados???
    TRAGEDIA DE MARIANA OU INCOMPETENCIA DO ADMINISTRADOR SR LADRAO???
    Tem que haver uma investigaçao internacional, pois os institutos publicos estaduais e federais estao todos nos bolsos do PSDB, totalmente corrompidos, nao escapa ninguem? Essa calamidade misturada com genocidio praticado pelo FHC, Serra, Alckmin, Aecio, Anastazia, prefeitos de Mariana e AL/MG na epoca das autorizaçoes sao todos culpados, ONDE TEM PSDB, NADA MAIS IRÁ CRESCER:Prefeito de Mariana, que foi destituido em junho/2015, Celso Cota do PSDB por roubo….ficou no seu lugar Duarte Junior do PPS, entao nao mudou nada, roubalheira continua a todo vapor, entao esta tragedia tem culpados, SIM…, PSDB, PPS, DEM??? e o MPE que come file de salmao, file mignon no lanchinho da tarde, e depois vao aspirar uma farinha royal do AECIO, vai investigar e engavetar???, ou a PFcoxinhas do Tucanos Mineiros vai descobrir que foram os filhos de Lula os culpados!!! Pobre povo mineiro, ONDE TEM PSDB, NADA MAIS IRÁ CRESCER!!!! onde tem PSDB, nada mais irá CRESCER……Onde tem PSDB, nada mais irá CRESCER…..

    Podridão do PSDB!!!

    Eles os corruptos e corruptores do Brasil, que estão Camara e Senado Federal, Judiciario esta aprovando leis que atenta com a liberdade e a democracia do POVO BRASILEIRO. Temos que criar uma FORÇA POPULAR, com MST, CUT, e todos os trabalhadores, estudantes, intelectuais e pessoas idôneas e famílias do bem, reagir, ir para ruas e se necessarios extipar, extinguir, degolar este cancer que esta matando o Brasil, o PODRE JUDICIARIO, que presta serviço ao PSDB, DEM, PPS, Rede GLOBO e etcs? Um tempo passado, vi no mural, “juiz bom é juiz morto”, creio que estamos voltando a este tempo??? Pois, é impossivel nenhum JUIZ DE VERDADE nao vê o que esta acontecendo neste Brasil, as pessoas idoneas e honesta sendo atacadas e presas, sem provas, sem crimes, sem culpas. Eles da imunda direita tem criadouros de cachorrinhos bandidos de toga nas sua propriedade, por isso são protegidos 24 horas por todos os dias, por isso eles continuam a roubar os cofres públicos a cada segundo, e levar o dinheiro para paraísos fiscais, como vimos na CPMI DO BANESTADO, CPMI DO CACHOEIRA, SATIAGRAHA, CASTELO DE AREIA, SANGUESSUGAS, MENSALAO TUCANO MG, TRENSALAO TUCANO SP, ROUBOANEL, LISTA DE FURNAS que envolve todo o PSDB, de cabo a rabo, mas nao anda, pois os B.T., travaram???, Venda doativa do BANESPA para o SANTANDER do cunhado do Serra, falência da NOSSACAIXA feita pelo Serra, Cunha, familia que eles estao tentando livrar, Aecio e sua irma que foram denunciado para o tudo Mundo ver e eles, estao blindando-os?, o helipóptero da cocaina dos Perrelas e AL/MG que sumiu nos poroes imundo do podre judiciário, Serra e familia, Daniel Dantas e Irma, Alckmin e familia, Beto Richa e família, Cedraz e família, Nardes e família, mais recente a Operaçao ZELOTES(167 bilhoes) que eles(PF, PGR, MPF, STF) estao contaminando e desconstruindo com atos ilegais, ……tudo para defender os Marinhos, Frias, Mesquitas, RBS, Nardes,CEDRAZ, Globo, Bradesco, Bank Boston, Gerdau, Santander, PSDB, DEM, PPS e etcs…..tudo bem organizado pela CIA, FBI e NSA……é para pensar!!!! e pensar muito, temos que agir, o POVO tem que ser acordado………
    http://www.redebrasilatual.com.br/…/cidades-suspendem…

    http://cartamaior.com.br/

    http://www.redebrasilatual.com.br/…/o-papel-da-samarco…

    http://www.revistaforum.com.br/…/frias-da-folha-saad…/

    http://o-espinhoso.blogspot.com.br/…/o-negociador-das…
    http://www.jesocarneiro.com.br/…/por-prescricao-justica…

    https://jornalggn.com.br/…/a-implosao-sistematica-de…

    http://br29.com.br/executivos-da-andrade-gutierrez-citam…/

    http://www.conversaafiada.com.br/…/nunca-se-roubou…
    https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g
    https://www.youtube.com/watch?v=pet_sdhEtP8
    http://www.diarioliberdade.org/…/content/article.html
    https://br.noticias.yahoo.com/…/exclusivo-jornalista-e…
    http://br29.com.br/jornalista-global-solta-os-cachorros…/#
    http://www.conversaafiada.com.br/…/obama-esta-na-lava-jato

  11. Comentário.

    O pessoal da Vale deve estar muito contente pelo fato de as notícias da tragédia em Paris acobertarem a tragédia ambiental de sua autoria.

  12. No Espírito Santo, prefeito bloqueia ferrovia da Vale

    A POLICIA MILITAR do ES não PODERIA AGIR DIFERENTE, a final de contas ela é COMANDADA por um GOVERNO que o VICE-GOVERNADOR César Colnago é do PSDB, partido esse que tem se colocado CONTRA aos INTERESSES do POVO BRASILEIRO e do BRASIL.

  13. Licenças ambientais

    Estranho o critério de concessão de licenças a estes empreendimentos associados ao tucanos, que são rapidamente liberadas. As licenças para a duplicação da BR 101 no RJ, licitada pelo governo federal, ainda estão pendentes em vários trechos. O mesmo ocorre nas hidroelétricas que que têm que construir contrapartidas caríssimas, habitações para moradores, infraestrutura e garantia de espaço para índios. Pelo noticiários temos mais  de 700 destes depósitos, só em MG. Será que todos tem licença ambiental e há controle dos efeitos da poluição sobre a população das proximidades?

    Apoio total ao prefeito.

     

  14. Cantar a Marselhesa ou criar vergonha na cara?
    Nassif, uma semana depois do rompimento das barragens da Samarco em Minas Gerais, não vem ao caso malhar em ferro frio, mas cumpre observar que a multa de R$ 250 milhões aplicada pelo Ibama é ridícula para quem faturou R$ 7,6 bilhões no ano passado, sem ter de pagar entre 18 a 25% desse montante em ICMS – como ocorre com os demais negócios nacionais. Isenta de impostos, a empresa da Vale certamente ficará igualmente impune por estar praticando ocultação de crime, uma vez que enquanto seus responsáveis afirmaram e assinaram embaixo que o conteúdo da lama não era tóxico, tinha apenas sílica ou areia, o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Governador Valadares constatou que essa mesma lama, 300 quilômetros depois de haver deixado Mariana, está altamente tóxica, com excesso de 1.366.666% de ferro, 118.000% de manganês e 645.000% de alumínio acima dos limites passíveis de tratamento. A prefeitura suspendeu a captação da lama e a distribuição para 280.000 habitantes, recorrendo a ajuda dos municípios com mananciais limpos, sendo obrigada a rejeitar 300.000 litros enviados pela Vale: estavam contaminados por querosene. Essa análise da lama foi a única divulgada neste período e corrobora o pessimismo do biólogo André Ruschi, que na última quarta-feira em “O tamanho do impacto ambiental da lama da Vale”, aqui no teu blog, traçou um diagnóstico lúcido sobre a situação, muito contestado por todos que crêem que o rejeito da Vale seja apenas areia. No mesmo dia, em carta ao Wall Street Journal, a Vale diz que não é responsável pelo acidente da Samarco, que é “apenas uma acionista sem qualquer interferência operacional na administração da empresa, seja de forma direta ou indireta, de perto ou de longe”. O fato de ser, juntamente com a anglo-australiana BHP Billington, a co-proprietária da Samarco não altera sua decisão de terceirizar os ônus do munus sem abrir mão da primazia no recebimento dos bônus, talvez inspirada na monarquia anglo-saxã, que impera mas não manda nos súditos que a sustentam. Ou no presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que imputa ao “trust” que criou e comanda a responsabilidade pelo enriquecimento criminoso de que é vítima. Ou na Máfia italiana, a quem os mafiosos atribuíam a responsabilidade por seus assassinatos. No caso da Vale, se insistirem muito, seu dono brasileiro acabará exigindo indenização baseado no fato de ter sido compelido a adquirir a empresa, uma vez que a mineradora valia mais de R$ 100 bilhões e ele desembolsou apenas R$ 3,3 bilhões por ela – o que configura constrangimento dadivoso, benefício coercitivo ou recebimento de prêmio sem pleito, disputa ou aposta. Essa entronização da hipocrisia à condição de virtude ou sublimação da mentira como apanágio da verdade mercadológica resume bem a situação a que chegamos: isentamos o crime de colarinho branco de qualquer penalidade digna desse nome, toleramos a sonegação dos grandes montantes mas somos implacáveis com a criminalidade dos mal nascidos, com os erros na declaração de impostos de assalariados descontados na fonte pagadora, sobretudo se forem de pretos, pobres e sobreviventes do sexo, os famosos três ou quatro pês, uma vez que o pê de petista é o único que é condenado sem a necessidade de provas; basta a literatura, como já consagrou ministra do STF ao mandar prender um réu que não possuía nada que o incriminasse. No caso da poluição da Vale, sobrevoada pela presidente, é necessário recorrer aos documentos da antiga proprietária do “Complexo de Alegria”(nome original da área da Samarco), a Samitri, do grupo Arbed, sediado em Luxemburgo, para ter uma idéia da quantidade de metais pesados acumulados ao longo do tempo, décadas antes do general Geisel ter inaugurado a Samarco, em 1977. Nada muito diferente do que está sendo acumulado nas barragens de rejeito da Vale na Amazônia ou do acúmulo ancestral de escória de minério de ferro no País, iniciado há 466 anos em São Paulo, aonde surgiu em 1549 uma pequena usina de ferro a beira do Jurubatuba, rio que formava com o Guarapiranga o antigo rio Pinheiros e hoje forma o reservatório Billings. O mesmo padre Anchieta que dá nome ao município capixaba de onde a Samarco exporta pelotas de ferro já havia anos antes escrito ao rei de Portugal exaltando as minas de ferro brasileiras, segundo o historiador von Eschwege, antes de apoiar essa primeira usina. Quase meio milênio depois, convenhamos que os acionistas estrangeiros da Vale subestimam um pouco os nativos ao nos mentir de forma tão acintosa, sem nenhuma contestação oficial. Pelo contrário, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir Rôse, declarou que a fiscalização dessas minas deveria ser também privatizada, talvez reconhecendo que o licenciamento estadual nada cobra dos empreendedores, principalmente se forem contribuintes de campanhas eleitorais, como foi o caso da renovação da licença da Samarco pelo ex-governador Aécio Neves. Concluindo, diante das manifestações públicas desse domingo em solidariedade às 132 mortes do atentado terrorista em Paris, e do semi-esquecimento da tragédia de Mariana, provocado pelo despejo recorde de detritos em tempos de dólar em alta e o preço de minérios em baixa – associados ao saturamento da capacidade dos reservatórios de rejeitos do Complexo de Alegria da Vale – não há como ignorar a absoluta falta de informações sobre os metais pesados liberados no rio Doce e na faixa litorânea. Se a população soubesse que esses metais pesados, incorporados aos alimentos e às águas que a alimentam e dessedentam são altamente carcinogênicos, talvez as manifestações desse domingo fossem contra o fato dessa poluição difusa estar provocando o surgimento de 576.000 novos casos de câncer por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Segunda maior causa de mortes, depois das doenças cárdio-vasculares, o câncer provocado por esses metais pesados presentes nos rejeitos industriais e de mineração (além dos agrotóxicos usados em massa na agricultura, principalmente dos produtos transgênicos) provoca entre 185.000 e 200.000 óbitos por ano no Brasil, ou seja, uma verdadeira guerra de extermínio contra um povo indefeso, sem que ninguém proteste ou saia às ruas cantando a Marselhesa, criando um pouco de vergonha na cara da Nação tão conformada com esse terrorismo extrativista econômico-financeiro que nos vitima duplamente, à medida em que os minérios exportados não são renováveis e seus resíduos são altamente venenosos e indestrutíveis.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador