Nova tragédia ambiental em Minas Gerais

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A Mineradora Anglo América, em Santo Antonio da Grama, em Minas Gerais, está despejando rejeitos de minério no rio. Um duto estourou e deslocou um pedaço da barragem, descendo muita lama de minério em direção a São José do Cerro, Rio Casca, Rio Ponte Nova, desaguando no Rio Doce. O Rio Casca estava com 4 metros acima da vazão normal.

As informações são da página Mar de rejeitos: diário de um pescador interditado, no Facebook.

Veja os dois vídeos postados na página.

Mar de rejeitos

#12/03/2018 – Estourou um duto da Mineradora Anglo América em Santo Antonio do Grama MG, onde a barragem deslocou um pedaço dela e vai descer muita lama de rejeitos de minerio, depois de São José do Cerro, Rio Casca, Rio Ponte Nova e deságua no Rio Doce, nesse momento o Rio Casca esta a 04 metros acima do normal. Informações passadas por ribeirinhos#.

Mar de rejeitos

# Crime de lama de rejeitos de minerio# Anglo America# Renova aqui em Santo Antonio do Grama, município de Rio Casca MG depois de São José do Cerro, Rio Casca, Ponte Nova e deságua no Rio Doce Rompeu a represa da Mineradora Anglo América, água contaminada de metais pesados impróprio para seres vivos, abastece de água o município Rio Casca, em cima tem uma represa rejeitos de lama de minerio da Mineradora#.

 

 

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não é rejeito

    Trata-se de concentrado de minério de ferro sendo bombeado desde Conceição de Mato Dentro até o porto.

    O concentrado de minério de ferro possui pouca lama e, ainda, trata-se de material que sedimenta nas máquinas de flotação, ou seja, ele possui pouco efeito de reagentes. A desgraça ocorrida é bem menos complexa que o acidente de samarco, que isso era rejeito mesmo. No caso do Minas Rio, em pouco tempo depois de concertado o cano a água do córrego vai limpar.

    1. Hummm..Vamos buscar estudos
      Hummm..Vamos buscar estudos antes de falar bobagem. Comecemos pela ESALQ, e depois fazemos levantamento nas Escolas de Saúde Pública.

      1. Pode fazer, talvez você precise…..

        Da minha parte, milito ha mais de 44 anos como engenheiro na área mineral.

        Bobagem? Não seja leviano Almeid

  2. nova….

    E a Norueguesa jogando Soda Caustica e rejeitos de bauxita em Barcarena / PA. Mas são Empresas Estrangeiras, então as ONG’s dos mesmos países não farão tanto espetáculo com a notícia. Não interessa, pois não tem a Agropecuária Brasileira para ser sabotada. Nem o Anão Diplomático usará de toda a máquina. Empresa Estrangeira? Anão Diplomático deve estar se borrando com o rabo entre as pernas. Eita Brasilzão. É de muito fácil explicação. 

  3. Aço Barato para o Mundo

    Todo o mundo quer aço barato…o minério é exportado. O País é fornecedor de matéria prima.

    O rejeito e o desastre ecológico ficam … Quem sofre? Quem paga? 

  4. Dias destes pensava na
    Dias destes pensava na Samarco,..Por onde anda aquele respondia no desastre? Buscando saber.. foi atuar no governo do ES. Tempos depois leio no twitter o Requião reclamando do tesouro nacional…fui saber, buscando novamente, quem é que dirige,. Tb do ES..ahi vendo fotos de casal em festa social…aparece o mesmo sobrenome do Samarco. É nome(sobrenome) comum, ou, não?

  5. Verifiquem..Deixo para
    Verifiquem..Deixo para levantarem. Outra que gostaria de saber é quantas empresas que enviam nossa matéria prima com carvão americano são.. nacionais. Nacionais ..10,12,29,36..por cento? Indústrias Brasileiras!

  6. Pois é, a privatização está

    Pois é, a privatização está sendo uma beleza: o Estado que arque com os bilhões de reais de prejuizos, nem multa pagarão, pois o presidente postiço até isentou licença ambiental para projetos desse naipe….

  7. Na Nigéria as estrangeiras

    Na Nigéria as estrangeiras abochanharam o petróleo, minérios e demais riquezas, como ocorre por aqui. Aos nigerianos só restaram a fome a poluição ambiental: a Nigéria é aqui…

  8. O que Requião trouxe dias
    O que Requião trouxe dias atrás era assunto que nada tinha a haver com a matéria do aqui postado.Chamou minha atenção pois não sabia quem chefiava a secretária do Tesouro.Ahi…fui atrás de saber quem é

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador