O Brasil e os créditos de carbono

Do Grupo Temático Meio Ambiente

Brasil é 3º com mais projetos de crédito de CO2

Por Lilian Milena

O Brasil está entre as nações emergentes com maior potencial de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL). No relatório “Status atual das atividades de projeto no âmbito do MDL”, último compilado, realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do site da Convenção-Quatro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (CQNUMC), de 4 de março de 2010, o país ocupa o 3º lugar em números de atividades de projetos em MDL.

Criado durante encontros da CQNUMC, que originaram o Protocolo de Quioto, o MDL é um mecanismo que auxilia os países ricos na redução de gases de efeito-estufa (GEE), tendo como premissa investimentos em projetos desenvolvidos fora de seus territórios, ou seja, nas nações em desenvolvimento.

Segundo o MCT, um total de 5.897 projetos, feitos no mundo, estão em alguma fase do ciclo de projetos do MDL, sendo que menos da metade, 2.067, já foram registrados pelo Conselho Executivo do MDL. O registro no Conselho Executivo é a última fase de aprovação do projeto, quando chega o momento de verificação, certificação e entrega das Unidades de Redução de Emissão (URE).

Continua

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador