O Horror Francês “Rubber”: Um Pneu Quer Se Vingar da Civilização

 

 

Surpresa em festivais de cinema fantástico pelo mundo, a comédia francesa de horror “Rubber” (2010) nos brinda com a bizarra estória de um pneu assassino com poderes telepáticos que rola pelas estradas e desertos em busca de vingança. Somente o olhar de um diretor francês para ter a ironia e o distanciamento necessários para criar uma alegoria sobre o centro espiritual da civilização americana: o automóvel e o deserto.


O que podemos esperar de uma comédia francesa de horror com essa sinopse: “em algum lugar do deserto californiano, um pneu com poderes telepáticos acorda subitamente para uma missão demoníaca, isto é, assassinar todos os seres que ver pela frente. Os habitantes da região assistem incrédulos aos crimes cometidos por esta espécie de serial killer das rodovias, que se sente misteriosamente atraído por uma bela jovem. Em paralelo, uma investigação é lançada”.


A comédia do diretor francês Quentin Dupieux é um híbrido de “Road Movie” com “Slasher Movie” (onde sempre um assassino aparece do nada para atacar um grupo com requintes de tortura e sadismo). O olhar estrangeiro de Dupieux tem o distanciamento suficiente para, através da ironia, renovar os clichês de gêneros norte-americanos por excelência. E, indo além, o diretor consegue ainda destilar os principais símbolos da cultura pop americana: o deserto e o automóvel.


Robert é um pneu usado que ganha vida em um aterro sanitário e descobre que possui poderes telepáticos e telecinéticos. Depois de treinar seus dons em objetos e animais pelo caminho no deserto (concentrando-se “mentalmente” ele simplesmente explode suas vítimas) ele decide seguir uma bela garota e espalhar uma trilha de sangue e cabeças explodidas em um vilarejo local.


Como não fosse ainda suficiente tal bizarrice, Dupieux ainda insere um metafilme na narrativa.


O filme começa com um contador (Jack Plotnick) caminhando no deserto com vários binóculos nas mãos. Um carro de polícia chega vagarosamente, para, e do porta-malas sai um xerife (seu nome é Chad – Stephen Spinella) que entrega seus óculos escuros para o motorista em troca de um copo d água. Em seguida, olha para a câmera e inicia um discurso metalinguístico: “Por que o E.T. de Spielberg é marrom?” Ele mesmo responde: “Não tem nenhuma razão” (“no reason”)”. E continua: “Por que em JFK, de Oliver Stone, JFK é assassinado?”E responde novamente: “Não tem nenhuma razão”. Faz mais umas cinco perguntas, até mesmo sobre a vida real (“Por que não enxergamos o ar que respiramos?”), respondendo a todas as perguntas com “no reason”. Termina seu discurso derramando o copo d’água no chão e a câmera se afasta para revelar que, na verdade, ele não estava falando conosco, mas sim com uma plateia de 10 a 12 pessoas a quem são finalmente entregues os binóculos que estavam no contador. O contador aponta na direção em que eles têm que assistir ao espetáculo e o filme “Rubber” finalmente começa.


Depois de uma recepção negativa na Semana da Crítica de Cannes, o filme teve boa recepção em vários festivais de cinema fantástico como o de Sitges (Catalunha) e o After Dark Festival em Toronto, tendo ainda boas críticas no Festival do Rio 2010.


Em diversas entrevistas Dupieux afirma que a sua principal inspiração foi o filme “Encurralado” de Spielberg. Por que em Spielberg um caminhão velho e sujo começa, do nada, a perseguir implacavelmente um pacato motorista numa estrada? “No reason!” Assim como em “Rubber”, qual o porquê de um pneu abandonado ganhar vida e se tornar um assassino psíquico?


É claro que a pegadinha metalinguística está na crítica aos roteiros que quebram o princípio da verossimilhança ao se utilizar o “deus ex-machina” (termo para designar soluções arbitrárias, sem nexo ou plausibilidade na narrativa, para solucionar becos sem saída encontrados em roteiros mal conduzidos). Mas percebe-se no filme que, consciente ou involuntariamente, Dupieux explora um plano arquetípico da civilização tecnológica: o pneu que se vinga de uma sociedade que não lhe deu o devido reconhecimento.

Pneu: a Alegoria do Automóvel


Se o automóvel é a metáfora da civilização contemporânea e se a alegoria é uma metáfora em movimento, então “Rubber” é uma alegoria da sociedade onde as suas principais indústrias do século XX (automobilística e bélica) foram consolidadas sobre borracha e o pneu.

>>>>>>>>>>> Leia Mais


Wilson Ferreira

Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.

Wilson Ferreira

Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.

Recent Posts

Duas fotos: um romance que atravessa os afetos durante a Lava Jato, por Rogerio Dultra

O texto, ao focar numa trama pessoal que se desenrola num quadro de mudança conjuntural…

44 minutos ago

Modelo de Segurança Pública foi principal aliado para ascensão do PCC, explica pesquisador

Autor do livro “A fé e o fuzil: Crime e religião no Brasil do século…

1 hora ago

A polêmica revisão das metas fiscais, por Paulo Nogueira Batista Jr.

O principal fator de “risco fiscal” é a taxa de juro. Pergunta insincera: por que…

2 horas ago

EUA não reconhecem Palestina como Estado no Conselho de Segurança da ONU

Para o vice-embaixador dos EUA na ONU, Robert Wook, cabe aos israelenses uma negociação com…

14 horas ago

Em agenda na Colômbia, Lula sugere a retomada da Unasul

Integração sul-americaana poderia gerar avanço além da esfera econômica; Brasil deixou a Unasul em 2019,…

15 horas ago

Justiça fecha escolha de jurados para julgamento de Trump

Seleção para suplentes será retomada em Nova York na sexta-feira; ex-presidente enfrenta 34 acusações criminais

16 horas ago