O manejo do lixo na Holanda

(Comentário ao post O fim das sacolas plásticas em SP)

Estou a 3 semanas agora morando na Holanda, e me impressiono com a rigidez da população em relação ao lixo. Moro em uma cidade do interior (Nijmegen) e a coleta é extremamente seletiva. O lixo comum deve ser colocado em uma sacola especial, comprada no supermercado, que possui um lacre.

O plástico deve ser colocado em outra sacola especial, e tem dia e horário para passar (quinta de manha). E o papel também deve ser separado, e é coletado uma vez por mês.

O que voce tiver de vidro, voce pode levar ao supermercado e trocar por dinheiro. Nao muito, mas é alguma coisa.

AspeAs pessoas tem por hábito levar sacolas retornaveis, mochilas, e coisas assim para o supermercado. E os que reclamam de andar ou algo assim, as pessoas aqui carregam todas as compras equilibradas em sua bicicleta. Se precisar, voce pode solicitar sacolas, mas não é comum, e voce nao tem o que fazer com as sacolas depois.

Imagino eu que hoje em dia é cada vez menos comum as grandes compras mensais, feitas em epoca de incerteza de preço. Então não vejo como problema a quantidade de compras. E sempre achei mais prático sacolas grandes retornaveis ou caixas de papelão, pois cabe muito mais coisas.

As pessoas no Brasil estão imersas em um comodismo. Ninguem quer pagar 3 reais em um pacote com 100 sacos de lixo reciclaveis, preferem ficar usando sacolas de supermercado. Ninguem quer ir com sacola no supermercado, pois alegam ser mais dificil, até mesmo feio.

Na minha opiniao, deve ser feita uma conscientizacao nacional da populacao. Assim como na Holanda, a populacao deve fazer parte ativamente do processo, nao esperar milagres das empresas,pois estas só querem o lucro!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desculpe, mas a sacolinha com
    Desculpe, mas a sacolinha com 100 sacos de lixos e não reciclável, no Brasil, custa entre 17 a 20 reais, amigo. O reciclável que eu costumo comprar, vem com 10 sacos de lixos e custa entre 15 e 16 reais, apenas 10 sacos, veja bem. É fácil julgar que brasileiro anda errado, pensando que não há apoio advindos da gestão pública e nem educação ambiental nas comunidades quanto ao lixo. Não há coleta seletiva em grande parte do país. Europa é Europa amigo. Realidades diferentes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador