O Parque Ecológico do Cocó, em Fortaleza, pede socorro

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O Parque Ecológico do Cocó pede socorro. Jóia rara em meio à cidade de Fortaleza, o parque sofre com a devastação “em nome do progresso”. Ativistas ambientais acamparam no parque, para tentar impedir a transformação de parte do parque em viaduto.

Luciano Hortencio, relata a glória do Parque e as tantas investidas do “progresso”.

Parque Ecológico do Cocó, em Fortaleza

JUNTO À MINHA RUA HAVIA UM BOSQUE

Luciano Hortencio

Tenho a felicidade de morar em frente ao Parque Ecológico do Cocó. Lindíssimo bosque, formado de árvores nativas e manguezais, banhado pelo rio cocó e ainda com aves e animais da nossa fauna. Apesar de ser criminosamente atacado por todos os lados, pela sanha dos senhores capitalistas, ainda é uma das nossas principais, senão a principal reserva ecológica existente em Fortaleza. Não sou bom fotógrafo, porém acho que as piores imagens valem mais do que as melhores palavras:

 

 

 

 

 

Pelas imagens, malgrado a má qualidade das fotos, vê-se claramente o quanto o Parque é lindo e merece ser preservado de todo e qualquer ataque. Infelizmente existe um grave problema de tráfego nessa região e a Municipalidade resolveu construir um viaduto para minorar esse problema. Adivinhem quem foi a primeira vítima? O Parque Ecológico do Cocó. Não quero e não vou discutir a necessidade ou não da construção do viaduto. Muito menos se a Municipalidade vai cumprir o prometido e replantar três árvores em lugar de cada uma arrancada. Torço para que isso aconteça.

Esse desabafo advém do susto que tomei, interrompendo minha sesta, ao ouvir gritos irados de ecologistas e populares. Ao olhar da minha janela, pensei estar tendo um pesadelo… 

 

Início do desmatamento no Parque Ecológico do Cocó, para construção de viaduto

 

Para não pecar por omissão, divido aqui o medo que tenho de chegar o dia em que eu tenha que cantar, ao falar do Parque Ecológico do Cocó, em Fortaleza:

 

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador