O problema do zoneamento agrícola em MT

Publico aqui texto do Blog Fragmentos Fractais, do jornalista Aluisio de Azevedo, de Cuiabá.

“Qual o tamanho do problema? [ZSEE-MT Zoneamento Socioconômico Ecológico …

No apagar das luzes de 2010, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou a contragosto da população, um projeto de Zoneamento Socio-econômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE) que não contempla a realidade social e ecológica do Estado, concentrando-se apenas em seu aspecto econômico.

Desmerecendo um cuidadoso trabalho técnico de quase 20 anos, realizado por técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e também excluindo toda a participação de movimentos sociais com suas demandas, os deputados estaduais aprovaram o substititutivo três do projeto.

Esta versão foi construída sem os devidos cuidados técnicos e permite um avanço enorme das áreas de plantio e criação de gado sobre as áreas de preservação permanente e áreas indígenas. É um retrocesso, pois exclui populações tradicionais e acaba com as nascentes de rios.

O vídeo abaixo foi produzido pelo Grupo de Trabalho de Mobilização Social (GTMS), que é composto por mais de 30 entidades, como UFMT, MST, Sintep, ICV, CIMI, coletivos jovens, movimentos ecologistas, indígenas, etc, e mostra o tamanho do estrago.

A luta é que se aprove ou o substitutivo 1, ou o 2, elaborado pelo então relator do Zoneamento na Assembléia, deputado estadual, Alexandre César (PT).

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador