O que mais tem no oceano? Pesquisadores debatem na TV GGN

Programa “Fala, FADS” desta quarta fala sobre o território marinho e a negligência de políticas públicas

Uma ilha de plástico flutua feito um barco à deriva pelo oceano: realidade cada vez mais comum. Foto: BEATRIZ DIAS COELHO / Ilha de Plástico / Jornal N

Jornal GGN – O que mais tem no oceano? Peixes, algas, corais… Ou lixo? É com essa pergunta que o programa semanal “Fala, FADS”, da Frente Ampla Democrática Socioambiental (FADS), em parceria com a TV GGN, discute a importância do oceano, a biodiversidade marinha e sua sustentabilidade, no episódio que vai ao ar nesta quarta (07), às 18h30.

O programa “Fala, FADS”, produzido por um grupo de cerca de 300 pesquisadores que defendem o meio ambiente com a TV GGN, aborda, semanalmente, questões relacionadas à área socioambiental. Esta semana, traz para a mesa o tema “peixes, algas, corais ou lixo – o que mais tem no oceano?”.

O oceano é um regulador fundamental da vida e da bioquímica do planeta. Por isso, no mar as mudanças que já estão em curso tendem a ser mais silenciosas e dramáticas. Cientistas dão como certo que o oceano vem esquentando muito e já absorveu mais de 90% do excesso de calor no sistema climático e, por isso, apontam o aceleramento em um ponto sem retorno, onde o mundo enfrentará cada vez mais eventos extremos (cheias, inundações, secas, tempestades, deslizamentos, entre outros), em que as populações mais vulneráveis serão as primeiras a sentir e sofrer tais mudanças. Para além disso, dependemos do oceano para respirar, comer, ter qualidade de vida e lazer.

O Brasil possui um enorme território marinho, representando mais da metade do território continental, e detêm a maior faixa contínua de manguezais do mundo e os únicos ecossistemas recifais do Atlântico Sul, o que confere ao país uma grande responsabilidade na conservação desses ambientes, por vezes esquecidos e negligenciados por políticas públicas desintegradas, desvalorização das comunidades tradicionais e o incentivo a atividades e empreendimentos impactantes que só degradam mais nossa zona costeira e marinha.

Com a moderação da Dra. Ana Paula Prates, especialista em biodiversidade marinha e Conselheira da Liga das Mulheres pelo Oceano, recebendo o Dr. Alexander Turra, Prof. do IO/USP e Coordenador da Cátedra UNESCO para sustentabilidade do Oceano; o deputado federal Rodrigo Agostinho, da Frente Parlamentar Ambientalista; Zezé Pacheco, Secretária Executiva do Conselho Pastoral dos Pescadores – Regional SE/BA e Natalia Grilli, Bióloga e Secretária Executiva da Liga das Mulheres pelo Oceano.

Assista pelo link abaixo:

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador