O relatório sobre o vazamento da Chevron

Do O Globo

Relatório final sobre vazamento da Chevron será divulgado amanhã

ANP identificou 25 infrações a normas de segurança cometidas pela empresa americana

RIO – A Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgará, nesta quinta-feira relatório final sobre o vazamento de petróleo da Chevron ocorrido em novembro do ano passado no campo de Frade Na Bacia de Campos. A agência identificou cerca de 25 infrações em relação a normas operacionais de segurança durante a perfuração de um poço que resultou no vazamento de cerca de três mil barris de petróleo.

Apesar de o vazamento ter sido controlado quatro dias depois de identificado, segundo a Chevron, o petróleo que foi para as rochas ficou vazando em pequenas borbulhas durante vários meses.

A multa que será aplicada pela ANP não deverá ultrapassar os R$ 50 milhões, segundo indicou a diretora-geral do órgão, Magda Chambriard, na última segunda-feira. A ANP já encaminhou proposta ao Ministério de Minas e Energia, para alterar as punições previstas para a indústria do petróleo na Lei de penalidades. O Ministério está ainda avaliando a proposta para encaminhar ao Congresso Nacional. Pela legislação em vigor, as multas para cada penalidade podem chegar, no máximo, a R$ 2 milhões.

A ANP também deve autorizar a Chevron a voltar a produzir petróleo no campo de Frade, que está suspensa desde março último quando surgiu novo vazamento de petróleo em outra região do campo. Como o pedido de suspensão da produção foi feito pela própria companhia, a ANP deverá autorizar o seu retorno. Mas, por enquanto, a petroleira americana continua proibida de perfurar no país.

A partir de agora a ANP vai iniciar o relatório para analisar o segundo vazamento ocorrido em março último para avaliar, inclusive, se teve alguma ligação com o anterior.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador