O sistema de dados do Aquífero Guarani

Do Brasilianas.org

Aquífero Guarani terá sistema de dados unificado

Por Lilian Milena

A Agência Nacional de Águas (ANA) deverá concluir sistema brasileiro de informações do Aquífero Guarani em seis meses. O prazo foi definido entre ANA, Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM), ligada ao Ministério de Minas e Energia (MME).

Nos próximos anos, o Nó Nacional de informações será interligado ao nó dos demais países que estão sobre o reservatório: Argentina, Paraguai e Uruguai. O primeiro passo, antes, será reunir os dados fornecidos pelos estados brasileiros (São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

A organização das informações de um dos maiores reservatórios de água subterrânea do mundo deverá ser disponível numa única plataforma para facilitar a gestão e o acompanhamento da quantidade da água do aquífero. A proposta foi estabelecida dentro do Programa Estratégico de Ação (PEA) do Sistema Aquífero Guarani (SAG) publicado há pouco mais de um ano pelos quatro países que integram o reservatório (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

Continua

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador