Óleo chega a Morro de São Paulo, na Bahia

Mancha atinge terceiro maior destino turístico do Estado; equipes de apoio já trabalham no local

Praia em Morro de São Paulo, na Bahia - Foto: Reprodução morrodesaopaulo.org.br

Jornal GGN – Grandes manchas de óleo chegaram à praia de Morro de São Paulo, o terceiro maior destino turístico da Bahia, na madrugada desta terça-feira (22). Com aproximadamente 50 centímetros de extensão, o rastro de óleo chegou a outras praias no município de Cairu, que fica a 176 km de Salvador.

Informações do jornal Folha de São Paulo apontam que este é o primeiro registro de uma quantidade mais expressiva de óleo no litoral ao sul da cidade de Salvador – manchas em menor quantidade foram encontradas em Itacaré e Ilheus no último final de semana.

Manchas também foram registradas na praia de Cueira, na ilha de Boipeba, e na praia Ponta do Quadro, na vila de Garapuá. A região é considerada ambientalmente sensível, uma vez que abriga a Área de Proteção Ambiental das Ilhas de Tinharé e Boipeba.

Voluntários e equipes da secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável e da secretaria especial do Morro trabalham para remover o material. Nota divulgada pela prefeitura de Cairu afirma que as praias do arquipélago estavam sob monitoramento e foram adotadas as regras do plano de emergência ambiental recomendado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

A praia de Morro de São Paulo é o terceiro maior destino turístico da Bahia, ficando atrás de Salvador e Porto Seguro. Na alta temporada (entre novembro e março), a vila pode receber até 400 mil turistas. Boa parte do litoral nordestino tem sido afetada por manchas de óleo pesado desde o mês de setembro.

 

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora