Os 50 anos da WWF

Do Brasil 247

WWF comemora 50 anos

WWF comemora 50 anosFoto: Divulgação ONG ambiental conhecida mundialmente por seu símbolo, o urso panda, está no Brasil desde 1971

247 – A ONG conhecida em todo o mundo pela sigla WWF e seu símbolo, o urso panda, comemora 50 anos de existência neste mês como uma das vozes líderes em defesa da preservação do meio ambiente. Atualmente, a rede trabalha em alertas contra as grandes ameaças à biodiversidade, aos recursos naturais e às populações humanas. No próximo meio século, a ONG pretende investir em convênios com liderança por parte dos governos e das empresas, além do engajamento de comunidades e consumidores.

No Brasil, a instituição começou a trabalhar em 1971, quando iniciou um programa de preservação ao mico-leão-dourado, em funcionamento até hoje. Nos anos 80, a WWF foi uma das primeiras instituições a apoiar o projeto Tamar e outros programas ambientais. Em 1996, o Brasil se tornou a 25ª organização nacional da Rede WWF. No continente, a WWF está presente no México, Peru, Colômbia, Bolívia e Costa Rica (responsável por toda a América Central), além de ter organizações associadas na Argentina, no Equador e na Venezuela.

Apesar de todo o avanço na luta para salvar o planeta, a WWF sustenta que não chegou nem à metade do percurso, pois para suprir as atuais necessidades energéticas e de consumo do mundo seria necessário mais meio planeta. “Usamos ao ano 50% a mais dos recursos que o planeta pode fornecer de maneira segura para garantir sua regeneração”, disse o diretor-geral da WWF Internacional, Jim Leape, na sede central da organização em Gland, na Suíça. Ao analisar tudo o que foi conquistado até o momento e os próximos problemas ambientais que o planeta ainda enfrentará, Leape afirmou que nos próximos 50 anos a WWF vai ter que trabalhar mais duro do que nos seus primeiros 50 anos de existência como “catalisador da mudança”.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome