Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Parque Ecológico do Cocó, um abandono que salta aos olhos

Parque Ecológico do Cocó – Abandonado pelo amor de Deus!

Voltei a caminhar no Parque Ecológico do Cocó.

Estava com saudade do meu velho local de caminhadas penseiras, pensosas e pensamentosas. Voltei com muito prazer, porém fiquei triste com o estado atual de conservação do Parque do Cocó. Há ali um descaso por parte de quem o administra. Guaritas abandonadas. Lixo vegetal e de toda espécia nas trilhas, rampas, nas lagoas, mangues e sobretudo no rio Cocó.

Até certo tempo atrás dava gosto visitar, passear, caminhar e apreciar a natureza exuberante ali existente. Hoje, o que se vê é uma situação de abandono. O que chama mais a atenção é a falta de conservação nas trilhas para caminheiros, repletas de folhas secas e garranchos, atraindo bichos de peçonha como escorpiões e cobras venenosas. Hoje mesmo passou, quase a meus pés, uma cobra verde, porém sei que não era venenosa…

Além do aspecto de tristeza e abandono que salta à vista, há que se atentar para o perigo de incêndio, sobretudo nessa época seca. As folhas e garranchos que abundam no Parque Ecológico do Cocó são altamente inflamáveis e, ao menor descuido de um fumante, poderá haver ocorrência de incêndios de proporções enormes. Isso não é mera conjectura. Já houve incêndio naquele parque ecológico que necessitou de vários dias de trabalho com helicópteros… Será que não é melhor prevenir do que tentar remediar a um preço altíssimo?

Tenho visto inúmeras vezes, sobretudo quando véspera de um evento importante (show do Paul, McCartney, Copa das Confederações, etc.), legiões de servidores da EMLURB, Empresa Municipal de Limpeza e Urbanizaçao, fazendo mutirões que deixam a área próxima aos eventos uma verdadeira maravilha. Por oportuno, solicito, através do Jornal GGN e do Facebook, ao Sr. Prefeito de Fortaleza, que determine à EMLURB que proceda a um imediato mutirão de limpeza do Parque Ecológico do Cocó, solicitando ainda que essa providência não deve ser única e isolada, porém programada pelo menos uma vez por mês. Não há custos absurdos nem estratosféricos: O pessoal será o da EMLURB, o material de trabalho já existe na empresa, tais como vassouras, ciscadores, pás, ancinhos, etc. O entulho recolhido, nesse mutirão imediato, poderá perfeitamente ser recolhido pelos caminhões que ficam enfileirados à avenida Engenheiro Santana Júnior.

Sr. Prefeito! V. Exa., é médico e sabe mais do que eu: É MELHOR PREVENIR QUE REMEDIAR. Não deixe o Parque Ecológico do Cocó ABANDONADO PELO AMOR DE DEUS!

Leia mais sobre o tema:

Fortaleza se une para preservar o Parque Ecológico do Cocó

 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador