Planeta perdeu área florestal quase do tamanho do estado do Amazonas em 12 anos

Jornal GGN – Um mapa feito por pesquisadores da Universidade de Maryland, nos EUA (Estados Unidos), revelou que o saldo do desmatamento mundial atingiu, em 12 anos, uma área estimada em 1,5 milhão de km2 – área que corresponde ao estado do Amazonas. Os dados compreendem registros de desmatamento e reflorestamento calculados entre 2000 e 2012. Nesse período, foram perdidos mais de 2,281 mil km2 de floresta e ganhas, por meio de reflorestamento, outros 800 mil km2.

Brasil e Indonésia estão em extremos no mapa gerado pelos cientistas. Enquanto nosso país teve os maiores índices de conservação de florestas, em termos mundiais, o país asiático teve as maiores taxas de perda de florestas nesse período.

O saldo total de 1,499 mil km2 de florestas perdidas corresponde ao tamanho do estado norte-americano do Alasca. “Este é o primeiro mapa de mudanças florestais que é globalmente consistente e localmente relevante”, explica o líder da equipe de pesquisas, Matthew Hansen, que fez comunicado à imprensa para demonstrar a descoberta.

A equipe usou dados do sistema Google Engine para produzir o mapa. Ao longo dos anos, os pesquisadores monitoraram áreas de vegetação mais alta do que 16 pés (quase 5 metros) para acompanhar a paisagem. O resultado é um mapa é interativo: os usuários podem diminuir o zoom para ver um resumo de desmatamento ou verificar pontos específicos mais de perto.

Além disso, o mapa oferece opções para que o internauta possa comparar como os desastres naturais impactam a paisagem, como por exemplo o tornado que passou recentemente pelo Estado do Alabama ou uma forte tempestade na França, que derrubou largas faixas de árvores.

Com informações do Mashable.com

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador