Salles proíbe participação de servidores em evento e manda arrancar portas do Ministério do Meio Ambiente

Funcionários falam em clima de "caça às bruxas" na pasta; ministro mandou tirar todas as divisórias e portas a fim de promover "transparência" no ambiente

Jornal GGN – O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, mandou retirar todas as portas e divisórias do prédio do Ministério do Meio Ambiente. A informação é do blog de Bela Megale, no jornal O Globo.

Oficialmente, o MMA diz que a proposta é tornar o ambiente do prédio na Esplanada dos Ministérios mais aberto, transparente e acessível para os servidores. Mas, funcionários têm outra leitura: o objetivo é ampliar a vigilância em cima dos servidores.

Ricardo Salles também proibiu que servidores participassem de um fórum de gestão ambiental realizado em Campinas (SP) na semana passada. Em carta enviada à organizadora do evento, a Anamma (associação de órgãos municipais do setor), que o jornal Folha de S.Paulo teve acesso, os funcionários públicos lamentaram o fato de não poderem participar.

“Como fomos informados [da proibição de participar no fórum] de maneira informal, constrangedora e sem nenhuma justificativa (conforme, infelizmente, tem sido a prática nesses últimos meses), não sabemos qual foi o critério para que nossos dirigentes tomassem essa decisão”, consta em um trecho da carta assinada pela Associação de Servidores do Ministério do Meio Ambiente.

O ministro vetou a participação de representantes no vento porque os organizadores foram contra o apoio dado pelo ministro às fabricantes de motos no debate sobre a redução de poluição desse veículos.

Em abril, funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) sofreram uma intimidação de Salles, porque o corpo diretivo realizou um evento que não era parte da agenda oficial do órgão. O ministro do Meio Ambiente tornou público seu descontentamento e ameaçou abrir um processo administrativo contra os servidores. O caso levou o então presidente do ICMBio, Adalberto Eberhard, a pedir exoneração. Em seguida, outros dois diretores também pediram exoneração.

Em junho, o ministro anunciou um programa de reestruturação do ICMBio reduzindo de 11 para cinco as bases da entidade. Além do enxugamento, Salles tirou ambientalistas dos postos principais postos de gestão do Instituto, que foram substituídos por militares.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) também vem sendo alvo de ataques do ministro. Na semana passada, servidores do órgão em seis estados e do Distrito Federal acusaram Salles de “assédio moral coletivo”, em uma representação enviada ao Ministério Público Federal do DF.

Servidores do MMA e de órgãos ligados à pasta dizem que vivem um clima de “caça às bruxas”. Entre as perseguições está a proibição de funcionários do Ibama e do ICMBio atenderem diretamente a pedidos de informação. As demandas, agora, devem ser encaminhadas antes à área de comunicação do ministério. Além disso, ações administrativas consideradas como rotineiras até o ano passado ganharam status de documento sigiloso na gestão Salles.

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O ministro modelo e manequim não é ministro do MMA, é um lutador de MMA.
    Ele não quer só o meio-ambiente: ele quer o ambiente inteiro.
    Mandar arrancar as portas do ministério é “muito choque de gestão” para se considerar como atitude normal, está mais para “medão”, mania de perseguição, paranóia.
    Reações consentâneas:
    1- Affff!!!!
    2- kkkkkkkkkkkkkkkk (não há como não rir)

  2. Este pessoal do Bolsonaro tem um “talento” único: como conseguiram reunir tanta gente de mentalidade torpe, tacanha, psicopata? Inseguros, portanto controladores e socialmente com tendências ditatoriais. Acreditam que para gerir, precisam de duas coisas fundamentais: o medo e a mentira. É uma pena que são jovens e assim, o que se pode esperar de futuro com este tipo de mentalidade?

  3. Alem de Lady Diana e Ciciolina, e mesmo assim so de fotos na imprensa, a UNICA pessoa que EU ja vi ao vivo que era completamente cor de rosa foi Conan Obrien. Eh impossivel tirar os olhos de uma pessoa cor de rosa. Impossivel!

    Ciciolina, como todos os leitores ja sabem, eh cor de rosa em pele, labios, mamilos, , vagina, anus. Eh isso que a faz tao deslumbrante!

    O cu de Salles eh marron.

  4. Trump trata com respeito o imperador da Coreia do Norte (que tem a bomba atômica).
    O governo Bolço alivia para quem tem poder de polícia e porta as armas.
    Ao mesmo tempo o “polvo” desarmado só leva fumo.
    …Daqui a pouco até o povo hipnotizado pela globo pode começar a pensar.

  5. Que é isto? Votei em Bolsonaro, não nos ministros. Cuidado com atitudes que venham a atingir injustamente os servidores. Sem eles o ministério não funciona. Reciclar faz parte do crescimento do servidor. Não concordo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador