Ações da Vale caem 10% nos EUA após rompimento de barragem

Efeitos do desastre serão sentidos na bolsa de valores do Brasil quando reabrir, na segunda-feira 
 
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
 
Jornal GGN – Em menos de duas horas após a notícia do desastre que assola a cidade de Brumadinho, próximo a Belo Horizonte, as ações da Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem que se rompeu, caíram 10% na Bolsa de Valores de Nova York.
 
As ações da companhia brasileira haviam iniciado o dia com uma leve alta. Por volta das 15h15, quando a notícia já tinha se espalhando, as ações da multinacional eram vendidas a US$ 13,35, com recuo de US$ 10,16% em relação ao fechamento de ontem (24).
 
No início da tarde, uma das barragens da Vale, na Mina Feijão, próxima ao Córrego do Feijão, se rompeu na cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte. A Vale do Rio Doce divulgou nota informando que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade de Vila Ferteco e, que ainda, tinha acionado o Corpo de Bombeiros e ativou seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.
 
A bolsa de valores oficial do Brasil, a B3, não funcionou hoje por causa do feriado de aniversário da cidade de São Paulo. Os efeitos do desastre só serão sentidos, portanto, quando reabrir na segunda-feira (28). 
 
Do início do ano até esta quinta-feira, as ações da mineradora haviam cumulado alta de 10,1% na B3 e 12,7% na bolsa de Nova York. 
 
*Com informações da Agência Brasil
 
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eh, parece ate que a barragem

    Eh, parece ate que a barragem de Mariana deu uma MONTANHA de multas, exigencias governamentais, e porra de COMPENSACAO PRAS VITIM…

    Oi?

    Como eh que eh?

    A compania era estrangeira e a Vale eh nacional?????

    Nossa!

    Eu nao sabia!

  2. Inacreditável

    Repetição do criminoso evento de Mariana? Existe poder público em Minas Gerais ? Estes eventos são perfeitamente previsíveis .Suas autorias perfeitmente definidas . Seus estragos, inclusive ambientais, perfeitamente passiveis de contabilização. E tudo fica na mesma ou é só culpar o PT?

    1. Os principais donos da Vale (

      Os principais donos da Vale ( Rotchilds. Procurem saber quem agenciou toda a privatização da Vale),  são do mesmo grupo de  banqueiros que ficam com mais de 50% do que o país arrecada. São eles que botam e tiram presidentes por ai.  Pare eles, as vitimas destes desastres sáo como cachorros, minhocas, gado, etc. Apenas acidente de percurso. 

       Mas… A esquerda nutela e globalista passa pano para esta gente. Fazer o que?

  3. Fenômeno

    Nassif, com seu conhecimento técnico de economia, “mercado” e, principalmente, de jabuticabas, gostaria muito de uma análise sobre um fenômeno que acompanho há alguns anos. 

    Não importa se Lula for preso ou ficar livre; se a economia mundial cresce ou desce; se a lama de Mariana destrói o Rio Doce e uma boa parte do Atlântico ou se a lama de Brumadinho vai matar mais de duzentas pessoas. 

    As ações da Vale, indepedente de qualquer fato político, social, ecológico – e pior – independente dos preços das commodities – nunca se afasta ou fica por baixo dos preços das ações da Petrobras. 

    Esse é um momento para comprovar esse poltergeist das bolsas brasileiras e mundiais. 

    O “normal” nessa história, como teria sido no desastre de Mariana, seria uma queda acentuada dos preços das ações da Vale e a permanência dessa tendência por muito, muito tempo. 

    Mas não. Sempre que os fatos do mundo real põem as ações da Vale num patamar abaixo da Petrobras, lá vem o Sobrenatural de Almeida da economia brasileira e, num passe de mágica, primeiro iguala e depois, faz a Vale ultrapassar nossa petroleira. 

    Quem sabe Getúlio Vargas possa dar uma ajudinha lá do além? Tenho certeza que ele está ao meu lado, observando com divertida curiosidade, esse peculiar e sistemático movimento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador