Vale é multada em R$ 99 milhões pela secretaria estadual de Meio Ambiente

Multinacional será notificada na segunda-feira e terá 20 dias para recorrer; Valor será destinado para reparos ambientais e sociais
 
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
 
Jornal GGN – A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) estipulou uma multa de R$ 99 milhões à Vale em decorrência dos prejuízos ambientais, humanos e materiais causados pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
 
O crime ambiental aconteceu na última sexta-feira (25). Até a noite deste sábado, 366 pessoas com vida e 34 corpos haviam sido resgatados. A Vale divulgou na manhã de ontem uma lista de 400 pessoas, entre funcionários e terceirizados, desaparecidos. Esse número deve se juntar ao ainda desconhecido total ao pessoas que estavam na comunidade atingida Vila Ferteco. 
 
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Germano Vieira, a Vale será oficialmente notificada pela multa na segunda-feira (28). A partir daí, terá 20 dias para recorrer. O valor será destinado para reparos ambientais e sociais. 
 
A Semad determinou, ainda, a suspensão imediata de todas as atividades da Vale na região de Brumadinho. O órgão exigiu também a abertura imediata do canal onde houve o acúmulo de sedimentos do desastre e que causou a interrupção do fluxo natural do curso d’água e o monitoramento da qualidade da água do Rio Paraopeba, que abastece a região.
 
A B1 foi a barragem que se rompeu na última sexta-feira. Por conta do acidente, a barragem seguinte do sistema composto pela mineradora, a VI, transbordou. 
 
A secretaria estadual do Meio Ambiente pediu que as demais estruturas de barragens sejam monitoradas para evitar novos acidentes. Até agora, nenhum executivo da Vale S. A. foi detido pelo crime ambiental. 
 
*Com informações da Agência Brasil
 
Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A lama está arrasando tudo,
    A lama está arrasando tudo, vidas e o meio-ambiente, e só estão falando em multar a Vale? Está evidente que o problema requer muito mais que multas caso se queira evitar que outras tragédias como essa ou maiores venham ainda acontecer. Tem que estatizar novamente a Vale do Rio Doce para que seja uma riqueza voltada para o povo, com segurança, e não mais uma ameaça! Privatização dá nisso, em qualquer área onde a sanha desmedida por lucros privados sobrepõe-se a todo interesse coletivo e, pior, à segurança das pessoas. Brasil precisa ser Nação e não terra sem lei para exploradores de todo tipo.

  2. Essas multas são lindas.

    Essas multas são lindas. Servem somente para adoçar o bico daqueles que acreditam que será paga. De onde se tiram esses valores? É por isso que essa companhias mantém grandes escritórios de advocacia,esses sim,recebendo uma bela grana.

  3. MAIS UM ACIDENTE?

    Nosso primeiro sentimento é de consternação e tristeza pela perda de muitas vidas neste recente acidente, em grande parte de funcionários e terceiros que trabalhavam para VALE. Depois disso, desce em nós uma sensação ruim de que a mineração – a nossa atividade profissional e de vida, está matando gente e agredindo o meio ambiente. Somos parte de um “monstro” que a sociedade enxerga cada vez com mais convicção.

    A mineração podia ser melhor. Termos bons minérios e há uma excelente base tecnológica, profissional e acadêmica para redirecionar a mineração para um objetivo mais nobre que apenas extrair minério e vender. Depois do desastre da Samarco e logo este, fica em nós o sentimento de que algo devia ter sido feito para evitar que esta tragédia se repetisse. Como diz o Presidente da VALE, pouco ou nada aprendemos.

    As causas

    Do ponto de vista técnico a origem de tudo isso está na redução gradativa do teor de minério nas jazidas, obrigando a tratar cada vez mais ganga e a gerar mais rejeitos finos para produzir a mesma quantidade de concentrado. Ao manter a mesma rota de beneficiamento do projeto original, tratando mais ganga, as mineradoras caminham fatalmente para acidentes similares.

    Do ponto de vista econômico, a mineração (principalmente a VALE depois da sua privatização) tem-se limitado a extrair e vender minério com pouca visão de verticalização e de participação na construção econômica e industrial do Brasil, pelo contrário, encomendando barcos, trilhos, vagões e locomotivas no exterior, numa evidente atividade colonial. Pela falta de compromisso com o desenvolvimento nacional a atividade mineral converte-se em algo passageiro, predatório, com pouca atenção para o ambiente, como de quem vive em casa alugada e toma pouco cuidado com a sua manutenção. Parte das causas pode ter vindo desse fato.

    Uma proposta

    A sociedade devia discutir a possibilidade de reestatizar a VALE.Suspender (ou anular) imediatamente todas as licenças para novos projetos (Green Field ou Brown Field) e de operações vigentes que envolvam barragens de rejeitos finos em condições de algum perigo. Dar um prazo de 6 meses a 1 ano para regularizar, da forma indicada abaixo;

    Revisar estruturas e as rotas de processo

    Dar esse prazo para as mineradoras em operação (que apenas manterão a capacidade de produção e de tratamento de ROM) certificar tecnicamente a segurança estrutural e operacional das barragens (desta vez com maior rigor e com a “assinatura de responsabilidade dos responsáveis”).

    Nos novos projetos (Green Field) e/ou alterações/ampliações de produção em usinas existentes (Brown Field), as licenças deverão ser imediatamente suspensas. As licenças somente seriam retomadas depois que as mineradoras demonstrem ter estudado; testado e esgotado todas as possibilidades de beneficiamento à montante, desde a lavra, até demonstrar ter reduzido drasticamente a geração de rejeitos finos e a redução da água contida nestes, dirigida às barragens.

    Isso seria um bom começo e uma boa atitude a tomar pelos organismos públicos.

  4. vai que deixam romper de propósito…

    para que os moradores locais abandonem suas propriedades!?

     

    na Austrália desviaram um rio para que os aborígenes abandonassem suas terras para que a exploração dos recursos naturais pudesse se expandir em todas as direções, para fora, para trás e para os lados da área que tinha sido licensiada

     

    mais uma vez alerto, consultem se é ou não o mesmo grupo de assassinos

  5. A Vale recebe a multa,
    A Vale recebe a multa, recorre e nao paga.
    pra isso tem um batalhao de advogados pra esse serviço.
    A justiça nao funciona nesse pais.
    hoje 27/01 completa 7 anos da tragedia da boate Kiss e ninguem foi punido.
    Mariana vitima dessa mesma empresa e mais um caso da impunidade.
    nada sera diferente agora, com essa justica que temos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador