Visão extra-economicista ajuda na conservação

Do Canal Temático Meio Ambiente

Visão extra-economicista ajuda na conservação

Por Lilian Milena

As três formas de valorar a Natureza

A complexidade dos ecossistemas traz consigo espécies de animais e plantas que sempre auxiliaram a sociedade humana moderna na área de alimentos, remédios e produtos industriais. Portanto, o valor de mercado da biodiversidade, ou “cammodity value”, já é reconhecido. Agora, especialista defende a conscientização de ‘novos’ valores da diversidade biológica: valor de amenidade (“amenity value”) e valor moral (“moral value”).

Membro do Comitê Científico do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), do Ministério de Ciências e Tecnologia (MCT), José Sabino, acredita que a exploração desses conceitos, assim como da proposta de uso sustentável da natureza, deve ser fortalecida com bases científicas para atrair e mobilizar a sociedade na preservação de biomas.

As atividades agrária, pecuarista, pesqueira, de medicina fitoterápica, ou mesmo quando os componentes naturais servem para elaboração de modelos sintéticos para indústria farmacêutica e cosmética, são exemplos de valor de mercado que damos as espécies e seus derivados.

Continua

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome