Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

27 de setembro! Salve Cosme e Damião!, por Luciano Hortencio

por Luciano Hortencio

Amados São Cosme e São Damião, em nome do Todo-Poderoso eu busco em vós a bênção e o amor, com a capacidade de renovar e regenerar, com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo de causas decorrentes do passado e presente.

Imploro pela perfeita reparação do meu corpo, do corpo de meus filhos e de minha família, agora e sempre. Desejando que a luz dos santos gêmeos esteja em meu coração, vitalize meu lar a cada dia, trazendo-me paz, saúde e tranquilidade.

Amados São Cosme e São Damião, eu prometo que, alcançando a graça, não os esquecerei jamais!

Assim Seja! Salve São Cosme e São Damião! 

https://www.youtube.com/watch?v=NvhkVfqyfPU]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=O_ANR31xejA

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. São Cosme e São Damião

    São Cosme e São Damião sofreram martírio em Ciro (na Síria), provavelmente durante a perseguição de Diocleciano, nos inícios do século IV. A data de 27 de Setembro corresponde provavelmente à dedicação da basílica que o papa Félix IV mandou construir em honra deles no Foro Romano; e é ainda meta mais de turistas que de devotos, pelo esplêndido mosaico que lhe decora a ábside. Sabemos que os dois irmãos curavam “todas as enfermidades, não só das pessoas, mas também dos animais”, fazendo tudo gratuitamente. Em grego são chamados de “anargiros”, isto é, sem dinheiro.

    Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas “os dardos voltavam para trás e feriam a muitos, porém os santos nada sofriam “. Foram obrigados a recorrer à espada para a decapitação, honra reservada só aos cidadãos romanos e somente assim os dois mártires, juntamente com outros três irmãos, puderam prestar seu testemunho a Cristo.

    Seus restos mortais, segundo consta, encontram-se em Ciro na Síria, repousando numa basílica a eles consagrada. Da Síria o seu culto alcançou Roma e dali se espalhou por toda a Igreja do Ocidente.

  2. Na Bahia é dia de Caruru!

    Dia 27 de Setembro é o dia dos tradicionais carurus de Cosme e Damião!

    Assistam essa linda apresentação da nossa conterrânea Mariene de Castro, que celebra com muita graça esse dia tão querido pelo povo da Bahia e do Nordeste!

    https://www.youtube.com/watch?v=cvB8jFY7-ws

    Para quem se interessar em saber mais sobre essa tradição, siga o link abaixo:

    http://sossegodaflora.blogspot.com.br/2015/09/caruru-de-sao-cosme-deliciosa-tradicao.html

    Viva São Cosme e São Damião!

  3. Dia de Cosme e Damião era dia

    Dia de Cosme e Damião era dia de pegar o escorredor de macarrão (de aluminio, redondo, com pés) e colocá-lo em cima da geladeira. Era ali que guardávamos o angariado nas andanças pelo bairro desde as 8 da matina até a hora que a mãe gritava “Entra pra dentro, menino”. Entre um e outro havia aquele conseguido por sair na porrada com o colega porque a dona da casa estendera a mão e 790 mãos, incluindo as das mães dos menores que não teriam a menor chance, irem de encontro a dela para pegar o sagrado, o troféu: o saquinho de doce. Dia de Cosme e Damião era a perfeição do sincretismo (e nós lá sabíamos o que era isso!) social-religioso-psicológico-filosófico-matemático-e mais qualquer coisa. Em familia católica era proíbido sequer pronunciar a palavra “macumba”. Era pecado. Mas, no dia de Cosme e Damião tava liberado se comer aquelas maravilhas, os melhores doces dispostos em mesas fartas. No dia seguinte, era o dia da mentira: Todos da turma haviam pegado entre 1.396 e 1.397 saquinhos … 

  4. Então vamos comprar doces e

    Então vamos comprar doces e oferecer às crianças.

    Cosme e Damião , vos imploro a cura para o mal que assola nossa infante nação.!

  5. Saude e tranquilidade

    O amigo Luciano não deixa passar o dia de são Cosme e são Damião sem uma lembrança, ainda bem. Que sua oração, Luciano, seja minha também e que, além de nossos lares, os santos tragam mais harmonia em nossa sociedade.

  6. Viva o 27 de Setembro!

    Lulu! Se não estiver trocando as bolas e alhos com bugalhos, hoje é aniversario de uma querida amiga nossa…. Não a vi por aqui esta semana, mas sei que a moça é antenada…

    Se for seu aniversario, que ela ganhe muitos docinhos, carinhos e a proteção de São Cosme e São Damião!

  7. Doum

       ” Cosme e Damião a sua casa cheira

          Cheira cravo, cheira rosa,

          Cheira flor de laranjeira “

                                                             ou,

           ” Cosme e Damião, cadê Doum, 

              Doum foi passear no cavalo de Ogum “

          

  8. Doum

           Na macumba quando cantamos para ” Cosme e Damião “, tambem o fazemos para Doum, e neste culto aos “Ibejis” ou “Eres” ( são manifestações diferentes – Ibeji por exemplo, no yorubá significa “nascimento duplo ” ou “gemelares” ), o acréscimo de Doum tem a ver com o sincretismo puro das religiões de base yorubá, pois o nome vem de “Idowu”, que na tradução e tradição significa : “nascido após gemeos ” e protegido por eles.

            Então em certos terreiros Doum é representado entre “Cosme e Damião”, um pouco menor que eles, pois por eles é protegido, sendo mais jovem, mais travesso, mais dificil de cuidar, e sempre, invariavelmente, apresenta-se em saida ou nos jogos, junto com seus mais próximos “amigos” : Ogun ou Esú.

            

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador