Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Boas Festas, Assis Valente!, por Luciano Hortencio

Acho que Assis Valente tirou a mensagem de sua BOAS FESTAS do âmago da alma. A composição traduz, com um gostinho bem brasileiro, a pureza do Natal e a angústia que maltratava o grande compositor baiano.

Negro, pobre e sozinho, mesmo sendo excelente compositor, Assis Valente tinha a alma atormentada, tentando por três vezes o suicídio até conseguir seu intento. Sabe Deus como se sentia quando compunha sua linda BOAS FESTAS “Papai Noel, vê se você tem, a felicidade, pra você me dar”.

Presto aqui sentida homenagem ao excelente compositor ASSIS VALENTE, rogando ao Menino Deus que conceda a felicidade e paz celestial ao nosso homenageado de hoje, pois isso foi impossível para Papai Noel aqui no mundo menor.

Feliz Natal para todos e cada um!

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Luciano sempre sereno e

    Luciano sempre sereno e propositivo, é sempre uma luz de esperança e reflexão.

    Não falte neste espaço.

    Feliz Natal para você família e demais do blog.

  2. Feliz Natal

    (Nickname ia reproduzir, com alterações, um poema que no ano passado postou na seção diária Multimídia do DIa. Falava da manjedoura, no povo, na maioria do povo, passando fome perto de onde mora, na ceia que ia dar a eles, meio temeroso, mas, agora, como visitante, pra alegrar a festa, a tradição -não se precisa compartilar de crença religiosa pra isto):

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Ooc5eJc5SHA&list=PL2P2pRRmLiJYdvYbcRoEyY7F8WfiJHtoT&index=30 align:center]

      1. Luciano, grato pela postagem

        Suponho que você conheça as canções natalinas americanas de Connie Francis. São lindas e na interpretação dela mais lindas ficam e, parafraseando Chico em Gente Humilde (quem sou eu…. um parafraseador) , e eu que não creio não posso ficar imune à emoção e à beleza com que tais canções foram feitas. “E eu que não creio peço a Deus por minha gente”.

  3. A História de Gesú Bambino, a Original e versões censuradas

    2 censuradas versões: a do autor italiano (censurada por presões da Igreja Católica) e tb censurada a versão de Chico Biarque, v.  seguir https://www.youtube.com/watch?v=-qYBqckd-Ww (melodia Lucio Dalla / letra Paola Pallottino)

     https://www.youtube.com/watch?v=Z85UQwMlNK0  A letra original tem 3 versões e foi censurada em 1971, por pressão da Igreja Católica, pra um festival de música na Itália, cujo título foi considerado desrespeitoso, por se referir a uma mãe solteira e que se prostituía (a mãe de Jesus), e aos “filhos da guerra” (crianças nascidas de mãe solteiras com soldados estrangeiros), então os autores tiveram que trocar algumas frases  (por exemplo, “eu sou o menino jesus” por “eu me chamo menino jesus”) e puseram o título, um artifício, “4 Marzo 1943” (data de… nascimento de Lucio Dalla). Também, na ditadura civil-militar,  foi censurada a tradução e adaptação de C. Buarque (de “Menino Jesus’ pra “Minha História” )

     

      1. em formato de 2 links pra quem realmente tiver interesse

        Grato, Luciano. É que eu deixei em formato de 2 links pra quem realmente tiver interesse e clikcar sobre eles, ver e ouvir.   — (Estou entrando no blog excepcionalmente, abandonei por completo minha frequência, e faz tempão nem pra curtir a excelente seção diária Multimidia do Dia. Faço piadas como se fizesse pra pessoas íntimas – o que é um erro se bem entendido ou não, mas é  público – e politicamente me sinto um peixe fora d’água,exceto alguns lampejos pela esquerda que pensa com a própria cabeça, tem dúvidas e não cultua nada ou ninguém. Isso é pra religião, que se respeite.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador