Cordão da Mentira ocupa as ruas nos 50 anos do AI-5

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: Divulgação/Cordão da Memória

Jornal GGN – O bloco Cordão da Mentira estará nas ruas em ato simbólico na quinta-feira, 13 de dezembro, dia em que há 50 anos foi assinado o Ato Institucional nº 5, a ação considerada o “golpe dentro do golpe” durante o regime militar. Contra essa barbárie e destacando as memórias deste período, artistas e movimentos sociais também se unem à atividade que acontecerá na lateral do Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo – um local histórico de resistência contra a ditadura.

Decretado no 13 de dezembro de 1968, o AI- 5 passou por cima da Constituição escrita pelos próprios militares e entregou grandes poderes ao executivo a fim de reprimir, ainda mais, os opositores ao regime, com ações como: fechar o Congresso Nacional e outros legislativos, cassar mandatos eletivos, suspender por dez anos os direitos políticos de qualquer cidadão, intervir em Estados e municípios, decretar confisco de bens por enriquecimento ilícito e suspender o direito de habeas corpus para crimes políticos, além de agravar a censura nas universidades e nos campos artísticos.

Foto: Divulgação/Cordão da Memória

Para que momentos históricos como este não caiam no esquecimento e destacando o momento atual em que estamos vivendo a atividade foi organizada pelo Cordão da Mentira, bloco carnavalesco que desde 2012 leva às ruas intervenção estética e política denunciando as verdades e o sangue derramado no passado.

“Neste momento em que nosso país ameaça regredir 50 anos e voltar aos tempos da ditadura civil-militar, que gente nossa começa a tombar pelas ruas assassinados pela covardia da extrema direita, convidamos a todos para dizer mais uma vez em alto e bom som: Não aceitamos mais ditaduras, genocídios e torturas em nome de uma elite assassina. Não compactuaremos com regimes de exceção. Não aceitaremos mais um novo regime de autocracia racista, machista a condenar o nosso povo à miséria e ignorância. Quem não encara seus fantasmas volta sempre a ser assombrado por eles.”, destacou o convite do bloco.

Para somar ao ato, também estão confirmadas as presenças de integrantes da Companhias de Teatro da cidade de São Paulo, Movimento Mães de Maio, Comitê Memória Verdade e Justiça, Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, Coletivo Merlino, Paulinho Tó, Cabaré Feminista, Bloco das Pombagira, Banda Anhangabaíba, Arrastão dos Blocos, Slam da Guilhermina, Terreiro Grande, Roda de Samba do Cordão da Mentira, Bel Borges, Projeto Nosso Samba, entre outros.

Ato 50 Anos Do AI 5 Resistir Ocupando O Esquecimento Com Memória

quinta-feira, dia 13 de Dezembro

Concentração: às 17h. Início 18h.

R. Maria Antônia, 258 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01222-010

 

 

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador