Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Dercy Gonçalves em gravações irreverentes e pouco conhecidas

Dercy Gonçalves era a irreverência em pessoa. Sempre que nela falamos lembramos principalmente da comediante, que viveu tanto que já a conhecemos velha. Dizer que Darcy não era e é sobejamente conhecida seria uma loucura. Mesmo aqueles que não a apreciavam por seu modo de ser e de dizer o que queria, quando queria, a ela devem respeito.

O que poucos sabem é que Dercy também enveredou pelos caminhos tortuosos das gravações. Obviamente que gravou como Dercy Gonçalves, com sua voz de comediante e seu jeito de ser. Gravou JURA, de Sinhô em 1957, gravação que foi aproveitada no filme “ABSOLUTAMENTE CERTO”, com ela interpretando, cantando e tocando um instrumento de sopro.

Há ainda a gravação de COURO DE BOI e A PERERECA DA VIZINHA, com a Bandinha do Altamiro Carrilho e o Coro Infantil de Irani de Oliveira, provavelmente da década de 1960, porém sem o ano preciso. Trazemos ainda outro 78 rpm com as composições PERERECANDO e TIRO DE FEIJÃO, na mesma linha de interpretação.

Trago-as aqui como registro, uma vez que delas se tem pouco conhecimento e em homenagem a uma artista que venceu batalhas renhidas, andou secas e mecas e conseguiu vencer na arte e na vida, entregando os pontos somente aos cem anos de idade.

À memória de Dercy Gonçalves!

 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dercy deu o que falar, por

    Dercy deu o que falar, por ser muito simples, porém artista por natureza, e realmente espantava a todos com suas posturas muito sinceras. Dizia que detestava ler texto, por isso improvisava quando bem entendia, e dava tudo certo.

    Quanto a ser cantora, ela dizia que ahcava horrível se ver cantando, e também se achava feia. Mas, ela era uma senhora muito arrumadinha e interessante.Numa entrevista no Roda Viva, em que se apresentou com um chapéu, já com oitenta anos ou mais, ela estava muito bonitinha. 

    Eu era tão fã dessa mulher que, de tanto imitá-la, quando quero fazer rir, as pessoas já dizem que eu sou igual a ela. Imagine!

  2. Milagre!

    Amigo Luciano, nem acredito que sou a primeira a comentar! Raramente fico em casa no turno manhã e chego super cansada. Se não descançar no turno da tarde a noite não produzo nada. O motivo desse regalia foram as comilanças do niver da minha filha rsrsrrsrs

    Que maravilha este resgate da Dercy Gonçalves, inclusive sua faceta de compositora, pouco conhecida. GOL DE PLACA!!

    Grande abraço da amiga Laura.

      1. Viva Dercy e Sinhô!

        Maravilha de vídeo! Cenas do filme “Absolutamente certo”, de 1957, o qual já assisti duas vezes. Por falar em filme adoro a sessão “Mestres do Riso” que passa todo domingo, às 15h:30, na TV Cultura. Ontem passou o fantástico “De pernas pro ar” com Grande Otelo, Ankito, Renata Fronzzi…. E músicas cantadas/executadas por Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Emilinha Borba, Orquestra Severino Araújo… Uma delícia. Fica a sugestão, caso seja seu estilo de filme.

        Já li em várias fontes que a Dercy tirava mesmo sarro da Aracy Cortes rsrsrsrsrrs. Afinal de quem ela não tirava? rsrrsrs

        Abraços.

        1. Vou editar o texto, Professora!

          Com a valiosa informação do título do filme e do ano. Ainda quis pesquisar, mas confesso que deu preguiça. Dercy fez filmes demais… Obrigado e um abraço!

           

          luciano

  3. Amiga Maria Rodrigues!

    Agora ficaste na obrigação de nos mandar uma foto para compararmos com a Dercy em seus tempos áureos. Pode ser também um vídeo onde faças uma bela imitação!

    Abraço fraterno do

    luciano

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador