Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Dia dos Animais e Dia Mundial da Natureza, por Luciano Hortencio

por Luciano Hortencio

Sempre tivemos grande jardim e quintal. Todos nós, a começar por mamãe e papai, adorávamos animais e criávamos cães, gatos, patos, marrecos, gansos e muitos outros animais.

À época dessas fotos no quintal, minha sobrinha Carla Hortêncio era bem pequenininha e flanava somente de calçola pela casa toda, incluindo minha casinha, dentro do mesmo terreno da casa grande.
Certo dia, da janela do meu quarto, vi Carla, com sua vozinha infantil, imitando um carneiro: béeeeeeeeeeeeeeeee… E o carneiro continuava mudo. Dai a instantes o carneiro começava: béeeeee… Carla, toda animada, imitava de novo: béeeeeeeeeeee… E o carneiro mudo.

Isso continuou por vários minutos: Carla tentando fazer o carneiro balir e o carneiro negaceando…

Eu morrendo de rir baixinho até que, depois de mais uma tentativa frustrada, Carlinha explodiu:
Béeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, seu fila da puta!

https://www.youtube.com/watch?v=uN1MSorlxSk

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nesse dia daqueles que não

    Nesse dia daqueles que não têm voz, é imperioso registrar sobre a absoluta falta de humanidade com esses que, se não são nossos irmãos, são nossos “primos”, “companheiros de viagem da existência”. É necessário pelo menos mitigar o sofrimento de porcos, galinhas, bois, peixes… Se forem abatidos que seja com o mínimo de sofrimento, que durante sua  desgraçada vida tenham o direito de ver o sol, caminhar todos os dias, que possam ter vida sexual e quando tiverem que ser mortos, isso seja feito da forma mais ética, rápida e limpa possível. Que as vacas logo após parirem seus bezerros, não sejam submetidas a abate. Li certa vez que os bezerros cuja carne macia vai se tranformar e vitela vivem toda sua desgraçada existência sem ver o sol, dentro de um cubículo e não têm o direito sequer de beber água! Pois os criadores descobriram que ao beber águas eles se sentiam uma breve sensação de saciedade e comiam menos. 

    Quando essas criaturas forem tranasportadas, que sejam em condições adequadas, limpas e sem sofrimento. 

    É preciso também acabar com o sofrimento de animais em laboratório, muitas  vezes em esperiências absolutamente inúteis. 

    Muitas pessoas se chocam com a caça esportiva. E é realmente chocante, mas pelo menos o animal que vive na natureza e é caçado (ou pescado), pelo mentos ele teve uma vida livre, procriou, se alimentou, lutou pela sobrevivência até que um dia foi abatido. Ao contrário dos animais que vivem em pequenos quadrados, sem poder ver o sol, sem poder se movimentar, sem ter vida sexual, em suma, é o inferno na Terra.

     

    “A dor do animal, é a mesma do homem”.   Marguerite Yourcenar

  2. A orquestra dos animais

    Que seria de nos sem nossos companheiros no planeta Terra, os animais? Uma boa pedida para refrescar a cuca nesses dias terriveis, é ir para o campo e ouvir sua orquestra peculiar, entre o som dos insetos, dos animais, da agua e das folhas sendo balançadas pelo vento.

    Camille Saint-Saens traduziu o som dos animais e sua festa:

    [video:https://youtu.be/_uORFkc-wRc%5D

    [video:https://youtu.be/P4tSY72Lp8%5D

    [video:https://youtu.be/ZmUW3epotAg%5D

    [video:https://youtu.be/n27yIB0ZyKI%5D

    1. o….

      “Seja mais humano….

      Seja menos canino

      Dê comida pro cachorro, mas também dê pro menino…..

      Senão um dia destes você vai amanhecer latindo……au, au,au……Troque seu cachorro por uma criança pobre…..”

      Bons tempos aqueles da década de 1980, quando “coxinhas” eram ainda “mortadelas”, andando de ônibus lotado, sem carnezinho do carro novo, nem dinheiro para a ração, plano de saúde, nem roupinha, nem brinquedo, nem cemitério ou crematório para seu “pet”. Querendo escola melhor dignidade para todos. Nada como um dia após o outro. O Brasil se explica. Não adianta agora olhar para o outro lado. A escola continua péssima, as favelas estão lá e quadruplicaram de tamanho. E as crianças, ou estão indo pro crime ou continuam pedindo esmola nos faróis.  

       

      1. O Mundo é bom quando tem amor

        E como gosta de musica brasileira. Tempos atras, ele me pediu: mamãe, canta la pia. La pia ? Eh. Não conheço nenhuma musica com essa frase, sabe o que é pia em português? Digo o que é e peço para ele cantarolar a sua “la pia”. Claro que era Lapinha. E é assim: esta sempre cantarolando as musicas que ouve, mesmo sem entender bem a letra 🙂

        Beijão para tata Vânia e pro tonton Lulu!

      1. Foi minha suspeita inicial,

        Foi minha suspeita inicial, mas acheio meio pequeno pra ser cotia. Sendo filhote ta explicado.

        Animais maravilhosos, lembro que na minha juventude tinha muitos no Campo de Santana no Rio de Janeiro, onde eu morei pro um tempo.

         

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador