Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Mara Abrantes veio com SAL E PIMENTA e UM TIQUINHO MAIS

O primeiro disco gravado por MARA ABRANTES foi o Mocambo 78 rpm nº 15046, contendo, no lado A o samba SAL E PIMENTA, de Newton Ramalho e Nazareno de Brito. No lado B temos UM TIQUINHO A MAIS, de Chico Anysio e Hianto de Almeida. Esse samba-canção foi censurado à época pelo governo brasileiro, o que levou a midia e os criticos a ter maior interesse em conhecê-lo, o que deu ainda maior projeção à estreante em disco MARA ABRANTES, projetando a carreira da intérprete bem além do circuito da vida noturna carioca.

https://www.youtube.com/watch?v=qpKiadS_J3Y]

Em 1958 Mara Abrantes foi passar três meses em Portugal, porém o sucesso e a acolhida fraterna do povo português fizeram com que Mara Abrantes fixasse domicílio “na terrinha”, onde gravou  inúmeros discos, sendo plenamente conhecida e reconhecida naquele país europeu.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=8244Clj5LPY

Não consegui informações atuais de Mara Abrantes, porém espero que continue firme e bem, como merece!

 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caminheiro

                       

                        Examina as tralhas

                        Segue o destino manifesto

                        Caminha por trilhas imagéticas

                        Para conhecer o novo Aeon

                        E descobrir o timing para o dia da mudança

                        Descansa em estrebarias nos turnos da noite

                        Percorre o calejado caminho para Ítaca

                        Breve estará de volta ao velho laptop

                       

                        jns

    1. “Ó Abreu, dá cá o meu!”

       

      “Vejam só o que nós fomos descobrir no fundo do baú: uma foto tirada no restaurante “Arre macho” e datada de 5 Nov. 1976. Nela, entre outros podemos ver os saudosos Max e Gina Maria, a Mara Abrantes e dois elementos  do Trio Harmonia – José Correia e Hermenegildo Mendes.”

      [video:https://youtu.be/bp9D0x62QmU width:600 height:450]

      “Felizmente a Mara ainda se encontra entre nós e faz trabalho voluntário no Instituto Português de Oncologia de Lisboa.”

      ( http://www.fotolog.com/sonhador13/62001060/ )

      Great friend of Edayr Badaró, whom she accompanied in his suffering last days. They were both Brazilians and had arrived in Portugal at the same time.

      Lives in Portugal since 1958. 

      She pursued a successful career as a singer, especially in the 60s.

      Involved in volunteering activities in IPO (Instituto Português de Oncologia), Lisbon, a portuguese public institution dedicated to the treatment of cancer. [December 2009]

      ( http://www.imdb.com/name/nm0009299/bio?ref_=nm_ov_bio_sm )

      Chinezinho Limpópó

      Ícone do humor em Portugal, Badaró, 75 anos, o famoso actor que deu vida à personagem ‘Chinezinho Limpópó’ faleceu ontem de madrugada, vítima de cancro. As cerimónias fúnebres realizam-se hoje pelas 10p0, na Igreja de Paço de Arcos, e o corpo segue depois para a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Deste modo cumpre-se o desejo do artista de que, após a sua morte, o seu corpo fosse entregue à Ciência.

      O autor da célebre expressão ‘Ó Abreu, dá cá o meu’ estava internado no Instituto Português de Oncologia de Lisboa. O filho, Ruben Badaró, que vive na Irlanda, apercebeu-se do estado grave do pai na sua visita de há duas semanas. “A mãe do Ruben faleceu quando este tinha 12 anos e o Badaró criou-o sozinho”, recorda ao CM Mara Abrantes, colega e amiga do actor. A própria actriz conta que ela e Badaró trabalhavam juntos no Brasil quando foram convidados para vir actuar para Portugal, em 1958. “Estive com ele na segunda e na quarta-feira e nem o reconheci. Brinquei com ele e as lágrimas começaram a cair-lhe. Pediu-me água e apertou-me a mão”, é assim que Mara Abrantes recorda os últimos momentos com o amigo. Mara Abrantes revelou ainda a mágoa que há muito assolava Badaró: “Certos artistas, às vezes, revoltam-se por o seu valor deixar de ser reconhecido”. Na opinião da actriz, o humorista era “um homem muito criativo como artista”. Além de actor e autor de mérito, era artista plástico.

      Por sua vez, Júlio Isibro recorda ao CM: “Conheci-o bastante bem e admirava-o desde que o vi actuar nos anos 60. Nunca esqueci o one man show (espectáculo a solo) ‘Badaró Scope’ no antigo Teatro Avenida [na avenida da Liberdade, em Lisboa].” O apresentador considera que “limitar o Badaró ao ‘Chinezinho Limpópó’ é limitar uma carreira brilhante de alguém que teve excelentes programas de humor na rádio e programas próprios de televisão”. ‘Badarosíssimo’, nos anos 80, foi um dos seus programas mais conhecidos, exibidos na RTP 1. Este ano preparava-se para celebrar 50 anos de carreira.

      (http://www.geralforum.com/board/archive/t-281271.html)

  2. Qualquer dia, qualquer hora

    A gente vai se encontrar. Seja onde for, pra falar de… heu… de qualquer coisa.    Estou usado oculos escuros para ninguém me reconhecer (Luciano disse que estou ma-falada no blog). Estou achando que ele faz parte do grupo: lavadeiras do São Francisco e fica por ai, falando de nosostros.

    [video:https://youtu.be/TRtvsObqUf0%5D

  3. Bela mulher negra, é assim

    Bela mulher negra, é assim que eu gosto.

    Mas nos dias de hoje ela seria uma mulher obesa, fora de forma, fora do “padrão”

    Esses caras de hoje não entendem nada de mulher.

    Em relação aos outros atributos, musicais, confesso que não conhecia, gostei.

  4. Me aguarde!

     

    Balada do Homem Sem Deus

                       qualquer dia, qualquer hora

                       a gente se encontra e eu darei uns belos cascudos

                       nessa brilhante e brilhosa careca

    [video:https://youtu.be/8r6Rq__XcO8 width:600 height:450]

    [video:https://youtu.be/DdlSBk8M8ZY width:600 height:450]

    [video:https://youtu.be/ilTmwr9RsXs width:600 height:450]

    [video:https://youtu.be/nuLhmWfSTZE width:600 height:450]

    1. Vou lhe dar uns catiripapos

      porque você faz confusão na cabeça da amiguinha que agora só quer saber de comprar ramalhetees e remalhetes de flores nos Champs – Elisées, enchendo a casa das ditas cujas o que vem fazendo o pobre do Curumim espirrar horas a fio.

      Você sim, desnaturado Guru, é quem sempre esteve, permanece e jamais logrará êxito em sair do lugar em que merece estar:

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=BfTd_q9VsnI%5D

  5. Acho que as mlheres de hoje

    Acho que as mlheres de hoje sentiem inveja daquele corpo bonito e com um detalhe esquecido na atualidade, que faz grande diferença: a cinturinha. Êta mulher de corpo perfeito. Queria ser assim.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador